Em um cenário mundial marcado por conflitos geopolíticos, desafios relacionados às mudanças climáticas, uma economia global que se mostra resiliente, e, com países vivendo dificuldades sociológicas, o Espírito de Natal mais uma vez envolve a humanidade.
É fato, nesta época do ano, pouco importando qual seja a raça, a crença ou a condição socioeconômica das pessoas, todos se deixam envolver por um sentimento mais altruísta, de irmandade.
Parece que o sentimento de amor e caridade envolve o planeta e que a humanidade entende e pratica os ensinamentos e exemplos deixados por Jesus porque compreenderam sua missão, criando um ambiente material e espiritual que espelha e espalha a centelha divina do amor.
Então é de se refletir sobre o porquê de os homens reservarem apenas uma data para a celebração do amor, se as recordações vindas do Menino Jesus nos trazem tanta luz? Se o Verbo se fez carne e habitou entre nós há mais de vinte séculos, refletindo a Verdade e trazendo-nos a redenção, obviamente, essa mensagem é para todos os dias, para toda eternidade!
Ora, é evidente que o Espírito de Natal vivenciado pela humanidade é a clara e precisa demonstração de que, quando há disposição interior, o homem é capaz de deixar fluir e resplandecer a chama do amor fraternal.
Assim, aproveitando mais esta oportunidade de celebração, que os corações dos homens deixem de ser uma simples hospedaria, a qual recebe Jesus apenas por alguns momentos, para que se tornem os lares definitivos, trazendo ao planeta a renovação da vida.
Dessa maneira, como na prece do Irmão Alpe, que neste Natal sejam lembradas as “recordações da vinda do menino Rei, exaltado na manjedoura, que fez luz mais imensa para que todos, juntamente com Ele, aprendessem e começassem, sob o esplendor de um novo dia, a amar. E, no Cântico celeste, homenageando o berço de palha, ao clarão das estrelas, nós diremos: Glória a Deus nas alturas, paz na Terra.”.
Que Jesus possa realmente nascer e permanecer no coração de cada ser humano, tal qual nasceu para aqueles que já entenderam que Ele é o caminho, a verdade e a vida e que somente por Ele chegaremos ao Pai, para que os anjos, em uma só voz, possam dizer: Nasceu Jesus!!! Glória a Deus nas alturas, paz na Terra aos homens de boa vontade.
Enfim, que iluminados pela estrela guia seja sempre Natal e a humanidade possa viver nas bases da Sabedoria e do Amor.
Feliz Natal!
*Governador 2006/2007 do Distrito 4430 de Rotary International.
Comentários: