SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Domingo, 28 de Dezembro 2025

Notícias Colunistas

Mais um Natal para nós

Colunista *José Renato Nalini

Mais um Natal para nós
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Motivo para o sentimento de gratidão. Quantos não chegaram a este 25 de dezembro de 2025! Foi-se, neste ano, o afável e ecológico Papa Francisco, que tornou o ano jubilar e foi um exemplo de resiliência e de fortaleza na fé.

            Mas e nós? Como estamos para celebrar a chegada do Menino Jesus? Será que nos lembramos de alguma coisa do tempo do advento, quando se falou do “precursor”, primo de Jesus, filho de Isabel, o João Baptista que se dizia indigno de “desatar as correias do Cristo?”.

            O que ele pregava? A necessidade de um batismo além daquele que usa água. Um batismo de verdade, uma conversão íntima. Um arranjo do coração humano, empedernido e frágil, para torná-lo apto a receber a salvação.

            João Baptista se vestia com pele de camelo, se alimentava de gafanhotos e mel. Vivia no deserto. Metáfora para grande parte de nós, que embora sedentos de uma crença, nos comportamos como se fôssemos eternos e não nos esperasse um Juízo Final.

            Natal é tempo de reflexão. Infelizmente, o consumismo nos mergulhou no supérfluo e na superficialidade. Estamos preocupados com os presentes. Fazemos listas daqueles que merecem um agrado nosso. Procuramos não esquecer. Mas nos esquecemos do principal: do aniversariante!

            O que significa Natal? Aniversário de Jesus Cristo, alguém que existiu historicamente, mas que para bilhões de humanos, é o próprio Deus encarnado, que nos abre as portas da eternidade.

            Aquele que nos receberá um dia e a quem poderá nos dizer: - Quem é você que Eu não conheço? Não me lembro daquilo que você fez pelos seus irmãos, principalmente os mais necessitados. Frequentar templos, fazer orações, portar-se com dignidade é insuficiente. É necessário, mas não o bastante.

            Somos egoístas por natureza. Para muitos de nós, a caridade se resume à doação de tostões e de roupa velha. Isso não é caridade.

            Neste Natal, quantas pessoas não estão sozinhas? Quantas não esperam um abraço, uma palavra de carinho, uma pequena mostra de afeição? Somos incapazes de partilhar aquilo que temos e temos em abundância?

            É dia de fazer um exame de consciência. Bem sério, bem consistente, bem rigoroso. Como é que tem sido a nossa vida? Ainda temos inimizades? Ainda curtimos ressentimentos? Ainda detestamos o próximo (como há próximos que parecem existir apenas para nos “santificar”, de tão incômodos e molestos eles são...), ainda falamos mal das pessoas? Ainda é difícil perdoar?

            Quem de nós pode bater no peito, como o fariseu, e clamar: - “Senhor! Ainda bem que não sou como esse infeliz, à margem da vida! Cumpro com minhas obrigações! Sou um cidadão prestante! Sou um cristão exemplar!”.

            Raça de víboras, sepulcros caiados, como somos pretensiosos! É o momento de conferir outro rumo ao que nos resta de existência terrena. Não sabemos o que nos está reservado. Mas sabemos o que temos de fazer.

            Arrumemos nossa alma para que nela o Menino que não encontrou espaço para nascer, a não ser numa estrebaria, seja acolhido, acalentado e protegido. Na verdade, Ele é que nos acolhe, acalenta e protege, se formos fieis ao que nos trouxe como boa nova!

            Feliz Natal a todos! O Natal do Jesus Menino, o Natal da família, da fraternidade, da harmonia e da paz! Esse o  verdadeiro significado do Natal!

 

*José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo. 

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR