No dia 6 de dezembro, o CPOR/SP declarou 157 novos aspirantes a oficial da Reserva da Turma Tenente José Sabino Maciel Monteiro. A solenidade, marcada pela entrega da espada, símbolo do Oficialato, ocorreu um dia após a diplomação e representou o encerramento de dez meses de intensa formação militar, disciplina e liderança.
O evento no Centro Solar dos Andradas reuniu familiares, convidados e autoridades, e a formatura destacou-se pela marcialidade, tradições e respeito aos símbolos nacionais.
A cerimônia foi presidida pelo comandante militar do Sudeste, general de exército Pedro Celso Coelho Montenegro, a autoridade mais antiga presente. Em sua fala à tropa, destacou: “Recebemos no dia de hoje a família militar para poder, num gesto de muita alegria, no ano que celebramos os 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira, nos reunirmos neste pátio para dizer muito obrigado aos familiares, aos pais, aos amigos aqui presentes que confiaram os seus filhos, ao Exército Brasileiro”
Os novos Oficiais R/2 com melhor desempenho receberam a espada dos generais, enquanto os demais aspirantes receberam o símbolo do Oficialato de seus familiares.
O comandante do CPOR-SP, Coronel Cabral, parabenizou os aspirantes e destacou que a espada representa a honra, o pundonor militar e o compromisso assumido no Solar dos Andradas de defender a Pátria, suas instituições e sua integridade, mesmo com o sacrifício da própria vida. Ele desejou uma trajetória repleta de conquistas e incentivou os novos oficiais a aplicarem, diante dos desafios futuros, todos os ensinamentos adquiridos no curso.
Autoridades presentes: Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), dr. Péricles Aurélio Lima de Queiroz; comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão, e o novo comandante nomeado para o cargo, vice-almirante Marco Antônio Linhares Soares; Chefe do GT de Implantação do CMSP, general de divisão R1 Paulo Alípio Branco Valença; Chefe do Estado-Maior do CMSE, general de brigada Alexandre Gueiros Teixeira, general de brigada Akira Obara, antigo Chefe do Estado-Maior do CMSE e o dr. Carlos Eduardo Cauduro Padin, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
CPOR/SP – Escola de Líderes!
Comentários: