SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Novembro 2025

Notícias Judiciário

Desembargadores Cláudio Marques e Elói Estevão Troly tomam posse no TJSP

Brilhantes carreiras” dos empossados

Desembargadores Cláudio Marques e Elói Estevão Troly tomam posse no TJSP
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cláudio Antonio Marques da Silva e Elói Estevão Troly tomaram posse no dia 13 no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Com, respectivamente, 28 e 32 anos de experiência na judicatura, os magistrados chegam à 2ª instância após solenidade que inspirou o público reunido no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede da Corte bandeirante.

O orador em nome do Tribunal, desembargador Fábio de Oliveira Quadros, destacou as “brilhantes carreiras” dos empossados, “em que demonstraram serem portadores de atributos pessoais e profissionais que fizeram que seus nomes ficassem marcados pelas comarcas onde exerceram a Magistratura”. Quadros afirmou que os dois chegam ao posto mais elevado da Justiça paulista “em época qualificada por injustos ataques generalizados ao Judiciário.” Em que pesem os desafios, ressaltou o orador, “sempre será preservado o Estado democrático de Direito, que tem na Magistratura sua irrestrita fiadora”.

O desembargador Cláudio Antonio Marques da Silva compartilhou com o público que dois sentimentos predominavam em seu espírito: o júbilo e a gratidão. E foi em relação ao segundo que girou seu discurso. O magistrado agradeceu aos pais, esposa, irmãos, primos e filhos. “Minha razão de viver”, afirmou. Também lembrou o nome de diversos colegas que o auxiliaram ao longo de sua trajetória, desde quando estudava para o concurso de ingresso na Magistratura até os dias de hoje. Rememorou que décadas atrás tomou posse como juiz no mesmo Salão do Júri, com muita “alegria e esperança”. “Retorno agora como alguém mais experiente e com redobradas alegrias e esperanças”, finalizou.

Agradecimentos também foram o mote da fala do desembargador Elói Estevão Troly. “A gratidão é o bálsamo da alma”, ressaltou. “Peço a Deus saúde e energia para continuar o trabalho de magistrado, com humildade e consciência de quem muito ainda precisa aprender”, declarou. “Pretendo compartilhar todos os esforços da Magistratura paulista para propiciar, da melhor forma e presteza possível, a distribuição de Justiça aos cidadãos, ao povo paulista, lutador, forte e trabalhador, os destinatários finais de nosso trabalho, a razão de ser de nossa missão.”

O presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, declarou sua alegria em receber os dois novos desembargadores, que com “simplicidade” “abriram seus corações” e relataram o caminho que percorreram até aquele momento. “Aplicaram aquilo que gosto de chamar de pedagogia do exemplo”, destacou o presidente. “Deram aula de modéstia, singeleza e de amor.” Para Pereira Calças, ambos demonstraram em seus discursos a emoção de trabalhar naquilo que se ama. “Quem ama o que faz, o faz bem feito. Senti nas palavras dos senhores o que é amar a Magistratura, o que é ser um juiz paulista. Que Deus vos abençoe e que São Paulo continue a ter juízes do porte, do quilate, da estatura moral de vossas excelências”, finalizou.

Também prestigiaram a solenidade o deputado estadual Chico Sardelli, representando o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; o vice-presidente do TJSP, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o ex-presidente do TJSP Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o subprocurador-geral do Estado da Área do Contencioso Geral, Fernando Franco, representando o procurador-geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Cláudio Antonio Soares Levada, representando o presidente; o ex-vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; os ex-presidentes de Seção do TJSP desembargadores Ricardo Mair Anafe (Direito Público) e Luiz Antonio de Godoy (Direito Privado); a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira; o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso, representando o presidente; o prefeito de Matão, José Edinardo Esquetini; o secretário de Negócios Jurídicos de Americana, Alex Niuri Silveira Silva, representando o prefeito; o presidente da Câmara de Americana, Alfredo Luiz Ondas; familiares do desembargador Cláudio Antonio Marques da Silva: a esposa, juíza substituta em 2º grau Rosangela Maria Telles, e os filhos Flávia e Fernando; familiares do desembargador Elói Estevão Troly: a esposa Vera Lúcia Sonego Troly e os filhos Bruno e Hugo; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, militares, familiares e servidores da Justiça.

Trajetórias

Cláudio Antonio Marques da Silva – Natural da capital paulista, é bacharel em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica e bacharel e pós-graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1989, nomeado para a 14ª Circunscrição Judiciária, com sede em Barretos. Nos anos seguintes judicou nas comarcas de Nova Granada, Itapeva, Osasco, São Caetano do Sul e na Capital. Em 2012 foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau.

Elói Estevão Troly – Nascido na cidade de Matão (SP), é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (turma de 1983). Ingressou na Magistratura em 1985, nomeado para a 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Araraquara. Durante sua carreira passou pelas comarcas de Monte Azul, Novo Horizonte, Americana e também na Capital. Foi alçado ao posto de juiz substituto em 2º grau em 2017.

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR