SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Novembro 2025

Notícias Geral

Prefeitura recicla 10 toneladas de óleo em mais uma ação de preservação ao meio ambiente

Arrecadação do produto usado é feita nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do município em parceria com a Viva Terra

Prefeitura recicla 10 toneladas de óleo em mais uma ação de preservação ao meio ambiente
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em mais uma ação que demonstra o avanço de São Paulo na busca por soluções para aumentar a resiliência climática, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, a Prefeitura recolheu mais de 10 toneladas de óleo usado, que foi reutilizado na fabricação de 2 toneladas de sabão e, com isso, evitou a contaminação de 501 milhões de litros de água limpa caso o produto fosse jogado incorretamente nos ralos de casas e restaurantes. 

A arrecadação de óleo usado é feita nos equipamentos da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesana) da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Viva Terra, uma empresa especialista em transformar óleo de cozinha em impacto positivo. O intuito é evitar o descarte indevido desse produto, que pode contaminar a água e o solo. Além de contribuir com todas as questões ambientais, para cada litro de óleo doado, o munícipe tem direito a receber uma barra de sabão feita com o próprio óleo.

Por mês, é arrecadada em média 1 tonelada de óleo, resultando em 2 toneladas de sabão em pedra para higienização de superfícies. As garrafas de óleo podem ser doadas nos pontos de coleta, que estão distribuídos entre os mercados e sacolões municipais, Armazéns Solidários e as 65 unidades da Rede Cozinha Escola, todos esses equipamentos garantem Segurança Alimentar na cidade.

Impacto ambiental positivo na cidade
O descarte indevido do óleo vegetal gera um grande impacto no meio ambiente. Sem a destinação correta, 1 litro de óleo pode contaminar cerca de 25 mil litros de água e emitir, durante o seu processo de decomposição, 3 quilos de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera.

Neste ano, a capital paulista já reciclou 10 toneladas de óleo, o que corresponde a 501 milhões de litros de água preservados, o equivalente a 200 piscinas olímpicas; 54,9 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) que não foram emitidos na atmosfera, o que equivale a 154 veículos populares fora de circulação por um mês.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR