SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 18 de Dezembro 2025

Notícias Datas

Dia do Marinheiro

13 de dezembro

Dia do Marinheiro
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Comemora-se, em 13 de dezembro, o Dia do Marinheiro. Esta data foi escolhida em 1925, pelo ministro da Marinha, almirante Alexandrino de Alencar, em homenagem ao almirante Joaquim Marques Lisboa, marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha, que nasceu nesse dia, no ano de 1807. A homenagem a Tamandaré foi muito significativa, pois ele dedicou toda sua vida à Marinha e é um exemplo para todos os marinheiros. Entrou para a Marinha na Guerra de Independência, aos quinze anos de idade. Durante a Guerra Cisplatina ficou conhecido por seus atos de bravura. Aos dezoito anos, assumiu o comando de um navio, a Escuna Constança, e depois, no comando da Escuna Bela Maria, distinguiu-se por sua coragem e cavalheirismo. Destacou-se durante toda a carreira, em comissões difíceis e importantes. Como oficial-general, comandou as ações no Uruguai, em 1864, e foi o comandante em chefe da Força Naval Brasileira em Operações de Guerra contra o Paraguai, no período de 1865 e 1866. Tamandaré viveu em uma época muito importante para a formação do Brasil. Assistiu a colônia se tornar Reino Unido, depois Império e, mais tarde, República. Participou de 4 guerras e contribuiu para evitar a desagregação do território brasileiro, atuando contra várias revoltas internas no País. Ele faz parte do grupo de militares, diplomatas, políticos e estadistas que legou, com suas realizações, aos brasileiros a herança de um país de proporções continentais, rico em recursos naturais, que abriga uma população unida por um idioma e uma cultura. O dia 13 de dezembro é dedicado a todos marinheiros do País. A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do País, ao lado do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, sendo responsável pela condução das operações navais em geral. Maior marinha da América Latina, o seu patrono é o marquês de Tamandaré.

Marinheiro

Um marinheiro é, em sentido lato, uma pessoa que opera embarcações ou assiste à sua operação, manutenção ou serviço. O termo aplica-se aos profissionais das marinhas de comércio e pesca, aos militares das marinhas de guerra e aos profissionais e amadores certificados da náutica de recreio. Além do sentido lato - no qual se refere desde ao grumete até ao almirante -, nas marinhas de guerra, o termo “marinheiro” designa, em sentido restrito, uma ou mais graduações dentro da categoria dos praças. Igualmente, na marinha mercante, o termo “marinheiro” refere-se a uma ou mais categorias profissionais do pessoal do convés, dentro escalão da marinhagem. No Brasil, todo os profissionais da marinha mercante são globalmente designados como “aquaviários”, os quais se dividem vários grupos, entre os quais o dos “marítimos”, o dos “fluviários” e o dos “pescadores”. Existem várias especializações e categorias dentro da profissão de marinheiro. A certificação das mesmas obedece a regras estabelecidas internacionalmente. Na marinha mercante as várias especializações agrupam-se em várias carreiras, das quais as principais são a de convés, a de máquinas, a radiotécnica e a de câmara. Dentro de cada uma das carreiras profissionais, os marítimos agrupam-se em três escalões: o de oficiais, o de mestrança e o de marinhagem. Cada escalão inclui várias categorias, a cada uma das quais corresponde um determinado nível de experiência ou de formação.

Marinha mercante

Na marinha mercante, os marinheiros profissionais (marítimos ou aquaviários) incluem-se numa das várias carreiras e categorias, a cada uma das quais corresponde uma determinada responsabilidade na operação de uma embarcação. A tripulação ou equipagem de uma embarcação inclui pessoal de várias carreiras profissionais certificados (convés, máquinas, radiotécnia, câmaras e saúde), responsáveis por assegurar o funcionamento de cada um dos departamentos, seções ou serviços em que se encontra organizada a embarcação. Nos grandes navios de passageiros, além dos profissionais certificados, normalmente também existe pessoal não certificado como marítimo, que desempenha, normalmente, funções relacionadas com serviços turísticos (ex.: hotelaria, cultura, entretenimento e segurança).

Os marítimos passam períodos extensos no mar. A maioria dos marítimos de navios de mar alto são contratados para servirem em uma ou mais viagens que podem durar vários meses. No mar, nas embarcações maiores, os marítimos, normalmente cumprem um quarto de 4 horas, descansando 8 horas, durante 7 dias por semana. Em cada quarto existe um oficial piloto e um oficial maquinista responsáveis pelo navio, designados, respectivamente “Oficial Chefe de Quarto de Navegação (OCQN)” e “Oficial de Máquinas Chefe de Quarto (OMCQ)”. Nas embarcações mais pequenas, com apenas um oficial piloto, são comuns turnos de 6 horas de serviço, alternadas com 6 horas de descanso. Os marítimos têm que trabalhar em todas as condições meteorológicas. É inevitável o trabalho em condições de elevado frio e de elevada humidade, apesar dos navios tentarem sempre evitar as tempestades no mar. Hoje em dia, graças às condições de segurança e à sofisticação dos equipamentos, já são raros os acidentes graves em navios tais como incêndios, explosões, abalroamento, encalhamento ou o afundamento. No entanto os marítimos correm sempre o risco de se verem na necessidade de abandonar rapidamente um navio no caso de um acidente grave. Existem também outros riscos associados à profissão, que vão desde a queda borda fora até aos perigos associados às máquinas e carga do navio. No entanto os modernos procedimentos de segurança, as telecomunicações e os sistemas de busca e salvamento marítimo, fazem com que a profissão de marítimo seja cada vez mais segura. A maioria dos navios modernos dispõe de instalações de ar condicionado, isolamento acústico das máquinas, alojamentos confortáveis, ligações telefônicas e de internet. Todas essas condições facilitam imensamente a vida a bordo.

Marinheiros militares

Os marinheiros militares são os profissionais militares das componentes navais das forças armadas de um país. Além de desempenharem as mesmas funções que os marinheiros civis - na operação e no apoio à operação de embarcações - os marinheiros militares, além disso, ainda desempenham tarefas específicas de âmbito militar. No sentido geral “marinheiro” pode referir-se a qualquer um dos integrantes de uma marinha de guerra, desde o grumete ao almirante. No sentido restrito, “marinheiro” refere-se a uma ou mais graduações da categoria de praças. Tal como na marinha mercante, os marinheiros estão organizados a bordo de um navio de guerra, em departamentos, de acordo com a sua especialidade. Cada departamento tem um chefe, subordinado ao comandante e ao imediato do navio. Dentro de cada departamento existem serviços e seções chefiados por oficiais ou sargentos, tendo praças como elementos de execução das tarefas e operações. Por exemplo, na Marinha portuguesa, normalmente, os departamentos existentes são os de operações, de logística, de armas e eletrônica e de propulsão e energia.

Os marinheiros do departamento de operações ocupam-se dos serviços de navegação, comunicações, operações antissubmarinas, operações antissuperfíce, operações antiaéreas e operações de voo. Incluem, normalmente: oficiais de Marinha; pessoal de manobra; operadores de radar; operadores de sonar; operadores de comunicações.

Os marinheiros do departamento de logística ocupam-se dos serviços de abastecimento e de saúde. Incluem, normalmente: oficiais de administração naval; oficiais médicos; administrativos; sargentos de taifa; cozinheiros; despenseiros; padeiros; enfermeiros

Os marinheiros do departamento de armas e eletrônica ocupam-se dos serviços de manutenção dos sistemas de armas, de produção e distribuição de energia, de sensores e de comunicações. Incluem, normalmente: oficiais engenheiros de armas e electrônica; electrotécnicos; técnicos de armamento

Os marinheiros do departamento de propulsão e energia ocupam-se dos serviços de mecânica, de eletricidade e de limitação de avarias. Incluem, normalmente: oficiais engenheiros; mecânicos; eletromecânicos. Além dos marinheiros dos departamentos, as marinhas ainda têm profissionais com determinadas especialidades, que podem ou não, servir a bordo de navios, tais como: fuzileiros navais; músicos; mergulhadores; agentes de autoridade marítima; aviadores navais. Na Marinha do Brasil, marinheiro é o nível hierárquico equivalente a soldado nas outras duas forças armadas.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR