SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 18 de Dezembro 2025

Notícias Política

Filiação partidária: baixa representatividade de pessoas com deficiência desafia inclusão

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na quarta-feira dia 3 de dezembro, reforça a necessidade de ampliar a participação desse grupo na política; São Paulo reúne 28% dos filiados com deficiência do país

Filiação partidária: baixa representatividade de pessoas com deficiência desafia inclusão
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

filiação partidária, embora seja uma das formas de entrada para a participação na vida política, ainda não reflete os números da inclusão no país. Enquanto o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência (7,3% da população, segundo o Censo 2022), apenas 164 mil eleitoras e eleitores com deficiência figuram entre os mais de 16,1 milhões de filiados a partidos no país, o equivalente a 1% do total. Em São Paulo, esse índice é de 1,6% — dos 2,9 milhões de filiados, 46.987 declararam ter alguma deficiência (a maioria de locomoção), o que equivale a 28,6% de todos os filiados com deficiência no país.

Para reforçar a agenda da inclusão, inclusive no cenário político, dezembro se torna um mês estratégico com duas datas de conscientização: o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado na quarta-feira, dia 3, e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, no dia 13. Ambas têm o propósito de mobilizar apoio aos direitos e ao bem-estar desse público, além de ressaltar a urgência de garantir sua presença efetiva nas diversas esferas públicas.

Ainda conforme as Estatísticas Eleitorais, o desequilíbrio na representatividade dentro das legendas partidárias torna-se ainda mais evidente em grupos específicos, como o de pessoas com deficiência visual. No Brasil, são 28.116 filiados deficientes visuais, correspondendo a 15,7% do total de filiados com deficiência. Já em São Paulo, com 4.467 pessoas nesse grupo, a porcentagem dos filiados com deficiência visual no estado é de 8,8%. 

Candidaturas nas Eleições 2024

O cenário das Eleições 2024 evidenciou ainda mais o desafio da inclusão política de pessoas com deficiência no país. Apenas 1% das 463.394 mil candidaturas registradas no Brasil foram de pessoas com deficiência. Dos 4.943 candidatos e candidatas que declararam ter alguma deficiência, somente 442 foram eleitos no primeiro turno (9% do total). O grupo que entrou na vida política é composto por 390 vereadores, 24 prefeitos e 28 vice-prefeitos.

Filiação partidária

Filiação partidária é o vínculo pelo qual o eleitor aceita e adota o programa de um partido político, ou o que se estabelece entre um político e uma agremiação. Conforme o art. 14, parágrafo 3º, inciso V, da Constituição Federal, a filiação partidária é uma das condições de elegibilidade, já que no Brasil não há candidatura avulsa.

O artigo 16 da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) estabelece que somente pode se filiar a uma sigla quem estiver em pleno gozo dos direitos políticos. Já o art. 9º da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) informa que, para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR