Anualmente, a Câmara Municipal de São Paulo realiza o Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania. Podem participar do prêmio pessoas físicas e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolvem atividades, programas e projetos de enfrentamento da fome, exclusão, miséria e violência e outras práticas de luta pela cidadania no município de São Paulo.
Cada participante poderá inscrever uma ou mais iniciativas com, no mínimo, 12 meses de execução até a data de encerramento das inscrições. As inscrições acontecem até o dia 22 de maio por emailpremiobetinho@saopaulo.sp.leg.br
A partir de 2025, o prazo de inscrições mudou, os trabalhos serão recebidos entre o dia 3 fevereiro e 22 de maio, somente até as 17h.
As iniciativas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta pelas seguintes entidades: Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida; Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG); Associação Juízes para a Democracia (AJD); Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE); Ordem dos Advogados do Brasil/Seção São Paulo (OAB/SP); Instituto de Defesa do Direito de Defesa – Márcio Thomaz Bastos (vencedor da última edição do Prêmio).
Os critérios de avaliação também mudaram, o critério Abrangência foi removido e a Comissão Julgadora passará a analisar com mais atenção os Resultados Alcançados pelos trabalhos inscritos.
A iniciativa vencedora receberá Salva de Prata em reconhecimento público, enquanto as demais iniciativas de destaque receberão menção honrosa.
O Prêmio Betinho, instituído na Câmara Municipal de São Paulo por meio da Resolução nº 13/1997, visa homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Articulador da maior campanha contra a fome já feita no país, foi defensor da democracia e da igualdade de direitos e exemplo de luta contra a AIDS. Falecido em 9 de agosto de 1997, será sempre referência de luta pela cidadania.
Comentários: