SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Três desafios

Colunistas

Três desafios

Na constante busca pelo aperfeiçoamento moral e, portanto, espiritual as pessoas se deparam com três grandes desafios que devem

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na constante busca pelo aperfeiçoamento moral e, portanto, espiritual as pessoas se deparam com três grandes desafios que devem ser superados em todas suas formas, de modo que, vencendo suas paixões e submetendo sua vontade, o bem se sobreponha ao mal, quais sejam: a ignorância, o fanatismo e a superstição.

Isso porque, a ignorância, mãe de todos os vícios, impõe ao homem uma condição primitiva, onde prevalecem as paixões levianas em detrimento da tolerância, do amor fraterno e o respeito a si mesmo.  Nessa condição o homem não faz qualquer esforço para superar seus defeitos e fraquezas, em vencer e dominar seus vícios, permanecendo em estado de imperfeição.

O fanatismo, que é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema que, leva o homem a prática de atos e ações por vezes condenáveis, porque se esquece de buscar respostas racionais para sua crença e do maior mandamento divino que é o amor ao próximo.

A superstição, fruto da ignorância, impõe o medo ou a confiança exacerbada que será superada com o conhecimento da verdade e com a prática da lei do amor que é a verdadeira essência divina.

Para a superação desses três grandes desafios aquele que busca a verdade deve atuar com sinceridade de intenções e propósitos verdadeiros, sobretudo os mais íntimos, já que é impossível alguém se enganar; com coragem, para poder reconhecer suas falhas e realizar sua reforma interior; e, com perseverança, modificando conceitos equivocados e se adequando à verdade por mais difícil que seja esse aprimoramento.

Jesus, em proposta admirável, afirmou: “E conheceis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). 

Essa postura gerará um sentimento de união, fazendo nascer a fé raciocinada, de modo que também nascerá um ideal comum na busca da construção de um mundo perfeito.  Essa união será para o bem e para a virtude e o homem passará a atuar como verdadeiro construtor social.

É possível dizer que somente amará o próximo àquele que se conhecer e se amar, porque quem se ama e ama o próximo, ama a Deus de todo coração.

Portanto, é preciso que toda pessoa busque a superação desses três grandes desafios, vivenciando e colocando em prática o princípio do “amar ao próximo como a si mesmo” tão bem exemplificado por Jesus, para que o nosso mundo seja mais justo e perfeito.

Felizes são aqueles que, corrigindo seus defeitos e buscando a verdade por meio do aperfeiçoamento intelectual e espiritual, levantam templos à virtude.  Felizes são aqueles que amam, pois que não conhecem a angústia da alma e nem a do corpo.

                                                                                            *Governador 2006/2007 do Distrito 4430 de Rotary  International

Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!