SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 25 de Novembro 2025

Notícias Judiciário

TJSP outorga Colar do Mérito Judiciário ao ministro Luiz Edson Fachin

Homenagem ao vice-presidente do STF e CNJ.

TJSP outorga Colar do Mérito Judiciário ao ministro Luiz Edson Fachin
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu sua maior condecoração, o Colar do Mérito Judiciário, ao vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Edson Fachin. A solenidade, realizada no dia 23, terça-feira e conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, no Palácio da Justiça, reuniu inúmeros representantes do sistema de Justiça para saudar o homenageado.

                O Colar do Mérito Judiciário foi instituído em 1973, como reconhecimento aos serviços prestados à cultura jurídica, especialmente ao Judiciário paulista. Luiz Edson Fachin recebeu a honraria em um momento especial da carreira, no mês em que completou dez anos de Magistratura no STF, após mais de três décadas de atuação como advogado e procurador do Estado do Paraná. Ele recebeu o Colar acompanhado de sua esposa, a desembargadora do TJ do Paraná Rosana Fachin.

                Orador em nome do Tribunal, o desembargador Hermann Herschander sintetizou algumas das contribuições de Edson Fachin à Justiça, seja como magistrado, com mais de 74 mil decisões proferidas em uma década, seja como acadêmico, com centenas de livros e artigos publicados, fato que, na visão do orador, denota a “expressão de um espírito comprometido com o conhecimento jurídico e com a evolução do pensamento constitucional brasileiro”. “O Tribunal não apenas enaltece sua trajetória, como reafirma a importância de homenagearmos, em vida, aqueles que dedicam seus talentos e valores à construção de um país mais justo. O ministro Fachin é conhecido pelo respeitoso tratamento que dispensa a este Tribunal. Seja como palestrante na Escola Paulista da Magistratura, seja em reuniões de trabalho, Sua Excelência sempre assegurou a harmoniosa relação entre nossa Corte Suprema e esta Justiça estadual paulista”, afirmou.

                O ministro Luiz Edson Fachin iniciou seu discurso com um reconhecimento à grandeza do Judiciário paulista. “O Tribunal de Justiça de São Paulo, o maior do país, mostra que, para além do número de juízes, desembargadores, servidores e processos, é também grande em generosidade, fraternidade e acolhimento.” Em seguida, refletiu sobre o atual momento da Justiça brasileira, com excessivo número de ações ajuizadas por grandes litigantes. “Sigamos em busca de respostas possíveis, plurais e dialógicas, que respeitem a pluralidade. Esses desafios não podem ser enfrentados com soluções isoladas, exigem um olhar sistêmico e uma interlocução permanente entre o Poder Judiciário, os demais Poderes e as instâncias nacionais de planejamento”, declarou.

                “Quanto a mim, cumpre reconhecer-me apenas como um operário de um canteiro de obras conhecido por Direito. Espero estar sempre à altura da Justiça para honrá-la, jamais titubeando para defendê-la quando for injustamente atacada”, disse, reiterando, uma vez mais, os agradecimentos ao TJSP. “Enquanto viver, guardarei emocionado as lembranças desse momento.”

                O presidente Fernando Antonio Torres Garcia destacou as ligações do homenageado com o estado de São Paulo, onde concluiu parte de sua formação acadêmica e viu nascer um de seus netos. “Toda a lhaneza que sempre teve com o Tribunal e sua proximidade com os brasileiros de São Paulo nos levaram à outorga de nossa condecoração máxima. Sinta-se, ministro, um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Muito obrigado por ter aceitado a honraria. Hoje é um dia muito feliz para o Poder Judiciário Bandeirante”, declarou o presidente.

                Completaram a mesa de honra da solenidade o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado; os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Artur Cesar Beretta da Silveira (vice-presidente), Francisco Eduardo Loureiro (corregedor-geral da Justiça), Carlos Vico Mañas (decano em exercício), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (presidente da Seção de Direito Criminal); e o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro.

                Também prestigiaram a solenidade o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) André Ramos Tavares; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), desembargador Valdir Florindo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto; a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; a presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargadora Lidia Maejima; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Alberto Delgado Neto; o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria Coimbra; a defensora pública-geral de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; o assessor da Procuradoria Geral de Justiça, Marlon Machado da Silva Fernandes, representando o procurador-geral; os secretários de Estado Fábio Prieto (Justiça e Cidadania), Marcello Streifinger (Administração Penitenciária) e Gilberto Kassab (Governo e Relações Institucionais); o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Gilson Delgado Miranda; o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad; a coordenadora da Justiça Estadual da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Vanessa Ribeiro Mateus, representando o presidente; o 1º presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Pedro Eduardo de Camargo Elias, representando o presidente; a secretária-geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), Isabelle Maria Verza, representando o presidente; o presidente da Ordem dos Advogados de São Paulo - Seção São Paulo (OAB SP), Leonardo Sica; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), Diogo Leonardo Machado de Melo; a presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Renata Castello Branco Mariz de Oliveira; o assessor de Relações Institucionais do Comando Militar do Sudeste, coronel Marcio Luiz Passos Tibério, representando o comandante; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; o delegado-chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, em exercício, Antonio Carlos Ortola Jorge, representando o delegado-geral; a presidente da São Paulo Previdência (SPPrev), Marina Brito Battilani; além de magistrados, representantes de instituições civis e militares e servidores da Justiça.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR