SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sábado, 24 de Janeiro 2026

Notícias Colunistas

Pense nisso!

Colunista *Paulo Eduardo de Barros Fonseca

Pense nisso!
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O mundo permanece dividido por disparidades, intolerância e violência de toda ordem. A humanidade, com seus 8,3 bilhões de pessoas, enfrenta um enorme dilema diante do progresso e inovação tecnológica, agora com o desenvolvimento da inteligência artificial, que se choca com crises ambientais e, sobretudo, sociais ou comportamentais.

Quando se pensa em um futuro sustentável e equitativo, essa realidade exige cooperação coletiva e decisões estratégicas. Mas, para tanto, se faz necessário que o indivíduo esteja emocionalmente equilibrado, de modo que possa encarar as dificuldades do cotidiano sem perder a racionalidade ou se desesperar ante as adversidades da vida.

Em meio a esse cenário complexo que, repita-se, precisa conciliar o avanço científico e tecnologia com a moral, a humanidade, pela ação de cada individualidade, é convidada a agir com mais compaixão e solidariedade, atuando na mudança da psique coletiva no firme propósito da busca da transformação pessoal e o consequente crescimento espiritual.

Esse contexto, invariavelmente, nos remete ao princípio central do cristianismo do “amar ao próximo como a si mesmo”, que, conforme Mateus 22:39, é tão importante quanto “amar a Deus” a ponto de que os demais mandamentos dependem desses dois.

Assim, dentro do livre-arbítrio e da responsabilidade de cada pessoa por suas escolhas, todos são convidados a superar o egoísmo e o orgulho, enquanto as raízes de todos os males sociais, para uma vivência em melhores condições do que as atuais.

Participar desse processo viabilizará a reforma íntima, trazendo o equilíbrio emocional necessário para viver com mais saúde e qualidade de vida, e o despertar da consciência, criando bem-estar individual e coletivo rumo ao progresso moral. O resultado disso será a prática de ações de empatia, respeito, generosidade e solidariedade.

Como as oportunidades para o crescimento espiritual, portanto moral, e a prática do amor, da solidariedade e caridade são contínuas, todos podem – e devem – participar desse processo de reforma íntima e da prática do bem, tornando-se um agente ativo na jornada coletiva da humanidade rumo a um mundo mais justo e fraterno. 

Pense nisso!

Comentários:

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR