De acordo com o calendário Gregoriano, iniciamos um novo ano. Esse sistema que organiza o tempo e registra e eventos históricos nos ajuda a medir o tempo e organizar a vida. Com isso, temos a sensação de que a vida recomeça e de que a cada recomeço as esperanças de renovam.
Como disse o poeta gaúcho Mario Quintana: "Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça!"
Mas, como também diz em seu poema O Tempo, é preciso que se tenha consciência sobre a importância do tempo, pois: “A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. Quando se vê, já são seis horas! Quando Se vê, já é sexta-feira! Quando se vê, já é natal… Quando se vê, já terminou o ano… Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. Quando se vê passaram 50 anos! Agora é tarde demais para ser reprovado. Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas… Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo… E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.”.
De fato, a vida passa e o tempo material fica cada vez menor, de modo que a magia e a esperança trazida pelo ano novo, pelo recomeço, nos oferecem a oportunidade de preenchermos as páginas em branco da nossa existência com mais leveza, cultivando a compaixão, a tolerância e o perdão.
A vida é uma jornada de aprendizado e evolução, de modo que sempre será tempo de aprender a ver o bem em todos e a servir sem esperar recompensa. As adversidades do cotidiano, em todos os aspectos, pessoais e coletivas, devem ser encaradas como oportunidades de crescimento e de fortalecimento material e espiritual.
Nesse passo, que todos os dias que virão sejam oportunidades de novos aprendizados, superação dos desafios e momentos de alegria e conexão, simplesmente porque o amor é a lei universal que rege a harmonia do universo, afinal, amar ao próximo como a ti mesmo é lei suprema da vida.
Que em 2026 a luz do amor e da sabedoria ilumine teu caminho e que seja um tempo de renovação e crescimento espiritual!
*Governador 2006/2007 do Distrito 4430 de Rotary International.
Comentários: