SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Segurança Pública

Novo comandante do Policiamento de Área Metropolitana-Três

Cel. PM Leandro Gomes Santana, visita o jornal Semanário da Zona Norte

Novo comandante do Policiamento de Área Metropolitana-Três
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na manhã de segunda-feira , dia 21 de maio, o diretor do jornal Semanário da  Zona Norte, João Carlos Dias, recebeu a visita  do novo comandante do Policiamento de Área Metropolitana-Três, cel. PM Leandro  Gomes Santana.

Na oportunidade, o cel.  abordou vários temas entre eles  as ações que pretende implantar  na região,  a atuação das polícias comunitárias e dos Consegs e a  importância  das mídias regionais, em especial o jornal Semanário da Zona Norte.

Acompanhe na íntegra a entrevista do novo comandante do Policiamento de Área Metropolitana-Três, cel. PM Leandro Gomes  Santana .

JSZN: Qual a expectativa em assumir  o CPA/M-3?

Cel. PM Leandro:  É a melhor possível. Para mim é uma honra ter sido designado para cooperar, trabalho com cooperação e ter a oportunidade de cooperar aqui com a Zona Norte de São Paulo é uma honra e um grande privilégio. A missão institucional é de servir e proteger e ter tido a oportunidade de dar sequência ao trabalho de equipes anteriores e agora com a equipe que está sob meu comando, para mim é motivo de muita alegria. Vou procurar me esforçar e empenhar para corresponder aos anseios dessa sociedade local.

JSZN: Quais ações o Sr. pretende realizar na região?

Cel. PM Leandro:  As ações de polícia ostensiva e preservação da ordem pública que são ações institucionais que têm uma ação de gestão operacional focada eminentemente na prevenção. Então, é uma sequência de operações policiais e de busca de maior ostentividade. A polícia ostensiva é aquela de presença, ou seja, que se faz visível.

JSZN: Na sua opinião, qual a importância dos Consegs e da Polícia Comunitária?

Cel. PM Leandro:  Fui educado e formado  numa escola no entendimento em que a força contra o crime está na união entre povo e polícia  e o próprio artigo 144 da Constituição Federal diz que a Segurança Pública ainda que  dever do Estado é direito e responsabilidade de todos. Eu trabalho de forma sistêmica e com cooperação. Portanto, o Conseg é uma entidade fundamental neste processo, tanto que uma das primeiras medidas que eu tomei neste comando foi a reunião de todos os presidentes de Conseg e comandantes de batalhão da área norte para uma interação mais próxima para darmos sequência ao trabalho.

JSZN: Em março deste ano, o ex- prefeito João Doria retomou a ampliação da Operação Delegada na cidade de São Paulo. Como o Sr.  trabalhará essa questão na Zona Norte?

Cel. PM Leandro:  É também uma medida de gestão institucional e é mais amplo do que falarmos de Zona Norte da capital. A própria gestão operacional da Polícia Militar trabalha na perspectiva de ampliar a oferta do profissional realizando o trabalho de prevenção e polícia ostensiva. Aqui na Zona Norte este esforço vai continuar e será feita uma medida de gestão estratégica. No que depender do comando da área norte isso vai ser bem vindo.

JSZN: E quanto ao Programa Vizinhança Solidária? Qual recomendação o Sr. faz aos moradores?

Cel. PM Leandro:  Pretendo atuar nesta campanha com todo o esforço no sentido dela ser ampliada. A Vizinhança Solidária é um projeto institucional relevante, pois estimula a participação do ponto de vista da segurança pública como responsabilidade de todos, e ela com certeza potencializa  as ações, não se referindo apenas da policia mas também da coletividade e da forma de como as pessoas interagem e conhecem as particularidades que permitam o direcionamento da força policial.

JSZN: O Sr. acredita que  educação de qualidade é a solução para reduzir a violência?

Cel. PM Leandro:  A educação é um princípio fundamental, pessoas que são forjadas com princípios e valores, permitem a elas tomar decisões de maneira segura e respeitando sempre o direito do outro, isso com certeza vai melhorar não só a qualidade de vida mas também o nível de interação entre essas pessoas. Com isso, nós reduzimos  a quantidade de problemas que surgem no relacionamento que com certeza implicam para a área de segurança e aí respeita-se e faz com que de fato a vida seja preservada, que é o maior bem que possuímos. 

JSZN: Qual a importância  das mídias regionais, em especial o jornal Semanário da Zona Norte?

Cel. PM Leandro:  Estou constatando aquilo que de fato já tinha tido oportunidade de conhecer por meio das edições do jornal Semanário da Zona Norte. Para mim é uma grande satisfação contar com um órgão tão atuante que expressa aquilo que a sociedade local precisa conhecer. Há uma necessidade de que a sociedade conheça suas estruturas de politicas públicas. A ênfase dada pelo jornal na questão da policia ostensiva, da preservação de ordem pública e dos órgãos que tratam da coletividade, é para nós uma essência de trabalho. Tenho aqui como contar com um grande parceiro e sem dúvida um grande aliado.

Após a visita ao jornal Semanário da Zona Norte, o cel. PM Leandro Gomes Santana se dirigiu ao Novotel onde vários convidados o aguardavam para dar as boas-vindas.

Confira alguns depoimentos

Para o cel. PM Audi Anastácio Félix, o cel. PM Leandro Gomes Santana  sempre se destacou na profissão. “Hoje tenho a gratificação de revê-lo promovido a coronel e principalmente comandando a Zona Norte. Ele é um grande colega, amigo e excelente profissional. Tenho certeza de que a população da Zona Norte ficará satisfeita com a atuação do coronel Leandro”.

Segundo ainda o cel. Félix, o evento promovido pelo jornal Semanário da Zona Norte em apresentar para a região novas lideranças é gratificante. “Eu não conheço outro trabalho semelhante ao do diretor João Carlos Dias aqui na capital paulista. O João é uma referência de pessoas que agrega as autoridades e a comunidade. Não podemos entender polícia sem estar trabalhando junto com a comunidade, assim como as demais autoridades”. 

 

Já para o prefeito regional da Freguesia do Ó/Brasilândia, Roberto de Godoi, foi uma honra participar deste tipo de encontro. “O jornal Semanário da Zona Norte é  um veículo de  comunicação muito importante  dirigido pelo querido amigo João Carlos Dias. Ele tem esta característica de promover esta integração entre a policias, as prefeituras regionais e outros órgãos de controle, assim como a Guarda Civil Metropolitana que faz um importante trabalho na região. Para mim é fundamental estar participando e conhecendo o novo comandante do CPA/M-3.  Desejo  a ele boas vindas e que a Prefeitura Regional da Freguesia do Ó/Brasilândia está de portas abertas. A gente conta muito com ele nesse apoio e nesse atendimento à população em relação à segurança. Nosso prefeito Bruno Covas sempre incentiva essa integração e união de forças entre os órgãos públicos. Aproveito para mandar um abraço para os comandantes dos batalhões da minha região e dizer que eles já fazem um grande trabalho”.  

O prefeito regional de Vila Maria/Vila Guilherme, Dario José Barreto, também presente no evento destacou “a Prefeitura está sempre aliada com a polícia no combate aos pancadões e à criminalidade e até mesmo à limpeza urbana, pois a falta dela pode trazer pontos de tráfico de drogas. É importante estes encontros para apresentar as novas lideranças da região para a comunidade. Desejo ao cel. PM Leandro que ele possa contar com todos os prefeitos regionais e a Prefeitura de São Paulo e que se realize um trabalho onde possa atender toda a comunidade”.

Para cel. PM Ricardo Gambaroni, o evento é tradicional e mantém estreito relacionamento com o policiamento na região. “O jornal Semanário da Zona Norte é um embaixador da Polícia Militar na Zona Norte, sempre recebendo os novos comandantes de policiamento de área e batalhões, integrando com as outras forças vivas da sociedade. Sem dúvida, este tipo de evento colabora com o enfoque da PM que é sempre unir a comunidade. O João Carlos Dias é um grande catalisador desses eventos para estreitar relacionamentos com a sociedade. É um grande prazer e responsabilidade estar aqui para ajudar a manter essa chama sempre acesa. Desejo ao cel. PM Leandro que ele seja muito feliz. A Zona Norte é uma região maravilhosa da nossa cidade  de São Paulo, tem grandes dificuldades, tendo em vista as diversidades socioeconômicas, grandes áreas de preservação ambiental, como a Serra da Cantareira que é uma referência em qualidade de vida. E o jornal Semanário da Zona Norte está sempre apontando nessa direção e cobrando a Prefeitura para que faça as intervenções necessárias para manter a qualidade dessa região. É de fundamental importância tudo isso que o jornal faz para fomentar o desenvolvimento sustentável dessa região”.

Já para o inspetor Genildo Batista de Souza, comandante operacional da GCM Norte, o encontro promove uma grande integração entre as forças de segurança. “ Este tipo de encontro traz um grande benefício para a comunidade, pois há troca de informações. Essas reuniões promovidas pelo João Carlos Dias faz muita diferença e deveria ser um padrão em toda a cidade de São Paulo. O cel. PM Leandro é um grande amigo da Zona Leste, já fazíamos ações integradas com a PM. Na Zona Norte as forças de segurança sentam juntas e quem ganha é a comunidade. O novo plano de segurança do Brasil que é o Sistema único de Segurança Pública (SUSP), envolve todos os entes federativos, União, Estado e Município, além da comunidade”.

 

Antônio Carlos Stefano, superintendente da Associação Comercial de São Paulo-Distrital Norte disse “que o evento é importante para divulgar as mudanças e perspectivas principalmente neste momento em que a economia brasileira está reagindo positivamente. Nada melhor do que conhecer toda a equipe que está assumindo a liderança da Polícia Militar na região. Desejo ao novo comandante boa sorte e dizer que a Distrital Norte da Associação Comercial de São Paulo está de portas abertas para recebê-lo para uma palestra e que possa divulgar o que ele pretende fazer na Zona Norte”.

Para o delegado titular da Seccional Norte, Fabiano Genofre, o momento é de integração e troca de experiências. “Mais uma vez uma ação de integração, dando as boas vinda ao cel. PM Leandro Gomes que está assumindo o comando do CPA/M-3  . É uma iniciativa para melhorar o serviço à comunidade e o jornal Semanário da Zona Norte é o catalisador de tudo isso.  Minha mensagem ao novo comandante é de muito sucesso e que ele faça um bom trabalho”.

Reinaldo Alves de Souza, chefe da Policia Cientifica da Zona Norte parabenizou a iniciativa do jornal em apresentar novas lideranças da região. “Parabéns ao jornal Semanário da Zona Norte por este evento engrandecedor, pois reúne toda a cúpula da segurança  pública da região. Essa integração é de extrema importância, com certeza quem ganha é a população. Agradeço o convite, a nossa Polícia Científica sempre estará presente nesses eventos.  Desejo ao cel. PM Leandro muito sucesso, terá muito trabalho pela frente,  mas tenho certeza que ele vai desempenhar de forma brilhante essa nova tarefa”.

O Poder Legislativo também muito bem representado pela deputada estadual Clélia Gomes, deixou suas palavras. “Para mim é muito importante esse evento, pois ficamos frente a frente com quem está no comando da área de segurança, é uma forma de ajudar diretamente a população. Essas confraternizações são  momentos de consolidar uma amizade e uma necessidade que a comunidade tem de conhecer essas pessoas que estão no Poder Público. Minha mensagem ao novo comandante é boa sorte, que ele conte com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e com a deputada Clélia Gomes, porque eu vou contar com ele”.

Para a prefeita regional de Santana/Tucuruvi, Delegada Rose, é muito importante o evento promovido pelo jornal pois  reúne todas as forças vivas daqui e fora da região. “É importante esta integração num ambiente que não seja institucional e sem formalidade, onde as pessoas possam conversar e conhecerem umas as outras. Eu enquanto prefeita regional acho muito bom esse ato que o João Carlos Dias faz. Nós estamos aqui com todos aqueles que são responsáveis pela nossa Zona Norte e conhecendo o novo coronel, responsável pelo policiamento da Zona Norte e contando com a presença do delegado da Seccional Norte, Fabiano Onofre, que também é responsável por todas as delegacias. Então, essa integração é muito importante para que possamos dar aos nossos munícipes o atendimento que eles necessitam. Parabéns ao João Carlos Dias e ao jornal Semanário da Zona Norte”. A delegada Rose também deixou uma mensagem para o novo comandante. “Desejo  ao cel. PM Leandro que ele seja bem vindo, que estamos recebendo-o de braços abertos e que queremos trabalhar junto com ele para que possa ter uma atuação tranquila, contando com todos nós aqui na região”. 

O jornalista Percival de Souza afirmou  estar muito contente  com  o evento promovido pelo jornal Semanário da Zona Norte para saudar o novo comandante do CPA/M-3, cel. Leandro Gomes. “Estou muito feliz porque conheço o cel. Leandro desde quando ele era capitão da Rota, é algo muito bonito acompanhar a carreira de um amigo que na época tinha três estrelas no ombro. Agora, o cel. Leandro assume um comando importante na Zona Norte, uma área querida por toda a sociedade na cidade de São Paulo. Ele ainda foi formado na Academia do Barro Branco, que está situada na Zona Norte. O cel. Leandro colocará em prática tudo aquilo que a PM ofereceu e ele absolveu. Desejo ao novo comandante muitas felicidades aqui na região e que ele corresponda às nossas expectativas, nós vamos elogiá-lo na maioria das vezes e também cobrá-lo. Queremos uma Polícia Militar eficiente, temos certeza que  no comando do cel. Leandro, isso vai acontecer”. 

O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Sérgio Turra, também fez questão de dar as boas vindas ao novo comandante do CPA/M-3, cel. PM Leandro Gomes Santana. “Estamos prestigiando este momento do cel. Leandro que vai assumir o CPA envolvendo a Zona Norte e desejar a ele toda a felicidade no seu comandamento. Competência não lhe falta e com certeza o coronel vai conseguir controlar todas as ações voltadas para a Zona Norte de São Paulo”. 

Para o próximo governador do distrito 4430 do Rotary Club, Dante Amato, o evento é muito importante, pois todos trabalham em conjunto. O Rotary é um clube de serviços e vocês do jornal prestam um serviço para a comunidade. É fundamental a população saber que existe o Rotary através do jornal e obviamente todas essas lideranças tanto da Polícia Militar como da Aeronáutica e do Exército, que também prestam serviços para a sociedade. É de suma importância que a população veja que todos falam a mesma língua e fazem a mesma integração. Eu como próximo governador do Distrito 4430, vim para prestigiar e conhecer as pessoas para que possamos trabalhar em conjunto. A nossa gestão vai procurar o bem estar das comunidades que são representas por cada clube de Rotary. A minha mensagem para o novo comandante é transparência no trabalho. Eu acho que o cel. Leandro deve ser uma pessoa transparente e mostrar para a população que a PM está para somar e crescer e nós temos que respeitá-los”.

Já para Antonio Vitorio Cecere, diretor divisionário do Centro de Perícias, esse tipo de confraternização possibilita apresentar para a sociedade a segurança e as necessidades mais especificas da região. É nesse clima de festa que a aproximação fica mais simplificada e muitos protocolos deixam de existir, com certeza quem ganha é a sociedade. Desejo ao novo comandante sorte e uma gestão profícua e feliz no período em que ele estiver conosco”.

Para o past-presidente do Rotary Club de São Paulo-Vila Maria, Cassio Caccia, “o encontro promove a integração entre as Forças Armadas, do empresariado e outras entidades da sociedade civil. Este tipo de  ação, se houvesse em todos os setores da nossa cidade, as coisas iriam melhorar, pois o que falta é a comunicação entre as necessidades da população, o que é sentida pelos empresários. Isso é proveitoso pelo fato de conseguirmos conversar e passar todas as necessidades da comunidade e do empresariado e também sentir as deficiências existentes nesses órgãos públicos. O jornal está de parabéns e que o João Carlos Dias continue promovendo esses encontros.  Minha mensagem ao novo comandante é disponibilizar as nossas lideranças e os empresários da região para atuarmos sempre juntos com a polícia e conte conosco, estamos de prontidão para ajudá-los”.

De acordo com o inspetor Carlos Alexandre Braga, comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, o evento é de grande importância, pois promove uma integração das forças de segurança, fazendo com que todas possam trabalhar unidas e em sintonia em prol da comunidade. Desejo ao cel. Leandro que ele tenha sucesso nesta nova empreitada e conte com a GCM no que for preciso”.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!