SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Clubes de Serviços

Noite de muitas emoções marca a posse da governadora Maria Lucia Strazzeri no Distrito 4563 de Rotary

A nova governadora traz como lema “Rotary Conectando o Mundo”

Noite de muitas emoções marca a posse da governadora Maria Lucia Strazzeri no Distrito 4563 de Rotary
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dia 28 de junho, no Espaço Immensità, aconteceu a solenidade de posse de transmissão de cargo da governadoria do Distrito 4563 de Rotary International, uma etapa histórica para a entidade com a junção dos distritos 4430 e 4610.

Dante  Galvanese Amato Filho e sua mulher Adriana Amato entregaram a governadoria para Maria Lucia Strazzeri e Salvador Strazzeri.

O evento contou com a presença de membros dos clubes, presidentes, vice-presidentes, secretários, tesoureiros, presidentes de comissões da Fundação Rotária, Juventude, Imagem Pública, Protocolo, Serviços Humanitários, além de voluntários do Interact e do Rotaract.

Papel do governador na entidade

O governador é o administrador do Rotary International no Distrito, atuando sob o controle geral e a supervisão do Conselho Diretor. O governador é responsável pela divulgação do objetivo do Rotary ao liderar e supervisionar os clubes do Distrito. Além disso, o governador é pessoalmente responsável por organizar novos clubes, fortalecer os clubes existentes, promover crescimento por intermédio de colaboração com líderes distritais e presidentes de clubes no estabelecimento de metas realistas quanto ao quadro associativo de cada clube do Distrito, apoiar a Fundação Rotária no que diz respeito à participação nos programas da entidade e contribuições financeiras e promover relações cordiais entre os clubes.

Para Edson Cunha Borcato, past-governador  “a transmissão de posse é importante devido a quantidade de associados, cada um possui  ideias diferentes. A troca de conselhos diretores cria expectativa e evidentemente cada um tem seu meio de trânsito onde todos poderão ser beneficiados e ter nas comunidades um trabalho muito efetivo, pois, depende muito do trabalho que o governador faz com seus presidentes. É de suma importância a rotatividade, é por isso que se chama Rotary.  Essa junção entre os distritos é um crescimento pela estagnação que eles vêm trazendo nos últimos 15 anos. Essa união fará com que vários clubes tenham uma ação mais efetiva para crescerem por si próprios  ou procurarem clubes pelos quais eles se unirão”.

Borcato também destacou  a importância da tecnologia já que o lema desta gestão é Rotary Conecta o Mundo. “Através da conexão da informática é possível transformar o seu clube com diversos tipos  de apresentação tais como videoconferência ou presencial. Enfim,  a tecnologia oferece ao rotariano uma oportunidade de manter o companheirismo numa reunião presencial e realizar os projetos sem estar indo ao clube. Cito como exemplo a plataforma  de conferências on-line GoToMeeting, pois ela  possibilita a interação entre os associados, onde todos os participantes se conectam e participam ativamente da reunião. Eu sou um dinossauro na informática, mas tenho encostado na garotada para que eles me ensinem. Graças a Deus estou aprendendo e sendo beneficiado”.

Já para o past-governador Ronald D’Elia “a posse entre os governadores  é algo importantíssimo para o Rotary. O sucesso da instituição é a renovação. E os lemas do Rotary se completam, antes éramos a inspiração e agora a conexão com o mundo.  Isso faz parte do objetivo da entidade que é atrair os jovens haja vista que agora eles reconhecem o Rotaract. Os jovens têm uma grande habilidade. Quando tenho alguma dúvida na questão da tecnologia, peço ajuda aos meus  netos”.  

De acordo com o presidente do Rotary-Santana, Paulo Vieira Jakubowski “não há diferenças no Rotary, todos são iguais. Houve uma união entre os dois distritos  para formar um melhor. E o lema desta gestão foi muito propício, pois atualmente trabalhamos muito com as redes sociais . Todos nós estamos conectados com o mundo”.

O presidente também ressaltou o papel do Rotary para a sociedade. “O Rotary é uma excelente entidade, pois dá exemplo de honestidade, respeito e dignidade  aos jovens”.

Jakubowski falou da participação da mulher na entidade. “Antigamente não havia mulher rotariana. Hoje, o Rotary é uma grande potência graças às mulheres. Elas dão muito incentivo para os homens rotarianos. E eu parabenizo a governadora Maria Lúcia Strazzeri  desejando a ela muito sucesso”.

Presente na posse da governadora Maria Lúcia Strazzeri, a vereadora Edir Sales disse que o momento é especial para os rotarianos. “O Rotary possui um trabalho mundial e de solidariedade, além de realizar campanhas para  ajudar a comunidade. Todos os clubes têm o trabalho dirigido à sua região. Inclusive, a entidade conseguiu debelar a poliomielite. Hoje é uma noite muito especial para todos os rotarianos. O past-goverrnador Dante Galvanese Amato Filho fez uma  excelente gestão.  É  uma honra   para nós mulheres, a posse da  governadora Maria Lúcia Strazzeri. Certamente, a nova diretoria irá dar continuidade ao trabalho executado pelo Dante.

Tivemos a Doris Pestana como governadora, e agora a Maria Lúcia. Isso mostra o quanto as mulheres estão  avançando e caminhando lado a lado com os homens. Aproveito para destacar a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, no qual sou madrinha com muita honra.  Temos duas mulheres comandando a GCM, a comandante-geral inspetora Elza e a comandante da Câmara Municipal de São Paulo a inspetora Regiane.  Vamos crescer cada vez mais, principalmente  somando com os homens”.

Para o vereador Gilson Barreto “o Rotary é uma instituição internacional que tem o objetivo preservar as profissões bem como a defesa da família. Ele também tem relevância de servir e exercitar responsabilidade social.  Os governadores que congregam vários clubes têm por finalidade coordenar esta instituição em cada região. Em São Paulo possuímos três governadores. Especialmente, nessa gestão teremos a junção de dois distritos dando origem ao Distrito 4563. E a governadora Maria Lucia Strazzeri é a segunda mulher a dirigir os destinos da instituição. Antigamente, o Rotary era restrito aos homens, mas com  a pujança da mulher, conquistou esse espaço”.

Já para o past-governador João d’Ávila “a posse entre os governadores é um marco dentro da instituição. No mundo inteiro são trocadas as lideranças. Neste ano, em especial,  além da troca de governadoria estamos começando uma nova etapa com muito entusiasmo e vontade. Temos uma historia de vida dentro do Rotary tanto do lado do Distrito 4430 como do 4610. Certamente juntos seremos mais fortes,  é isso que nós aguardamos desta união. Estamos começando o novo Distrito com a governadora Maria Lucia Strazzeri, uma mulher que tem competência  de estar à frente do Distrito e alcançar todos os objetivos traçados ao longo de todo esse processo de treinamento no primeiro semestre. Quem viver verá a força da mulher brasileira”.

Para o past-governador Dante Galvanese Amato Filho, “a posse é um momento especial para todos nós rotarianos. E a gente sente aquele gosto de missão cumprida, uma missão que nos foi dada no ano passado. Na verdade, o planejamento aconteceu há dois anos. Enfim tudo saiu graças a Deus como nós almejamos. Conseguimos resgatar algo que é a alegria de ser rotariano, ou seja, poder fazer aquilo que a gente gosta de forma natural. Com certeza, faríamos tudo novamente. É um sentimento de missão cumprida. Tivemos 22 presidentes mulheres, nunca tivemos tantas mulheres atuando dentro da entidade”.

Dante falou sobre a junção dos dois distritos. “Não vejo o encerramento de um distrito, apenas mudou de número, teremos mais clubes para trabalhar conosco. O governador é um gestor, ele tem que incentivar e motivar as pessoas a fazer um grande trabalho que é servir ao próximo. Conheci o Rotary através do meu pai Dante Amato. Hoje vem o resultado, grandes amigos e pessoas. Cresci como homem, pai de família e profissional. E a governadora Maria Lucia Strazzeri será a primeira mulher a governar o  Distrito 4563”.

Segundo o past-governador Paulo Eduardo de Barros Fonseca “o Rotary é algo mágico. A junção entre os dois distritos significa mais mentes e pessoas disponíveis em prol do mesmo objetivo que é trabalhar. A divisão de distrito é uma mera divisão administrativa.  Para nós o lema ‘Rotary Conectando o Mundo’ veio a callhar, pois há uma conexão entre os dois distritos. Precisamos de mais jovens na nossa instituição, isso significa que teremos rotarianos por mais tempo.  Paul Harris dizia que a história do Rotary seria escrita e rescrita muitas vezes”.

Para o past-governador Valter Kwast “esta noite de posse é mais importante em relação às demais porque hoje acontece a união entre os  distritos 4430 e 4610.   É um momento histórico para a instituição. O Dante Amato fez um magnífico trabalho, e com certeza a governadora Maria Lucia Strazzeri fará uma excepcional gestão. E a Maria Lucia é a primeira mulher a dirigir o Distrito 4563”.

Já para o presidente do Rotary Club São Paulo (RCSP)-Norte, coronel Raugeston Bizarria “é um momento histórico a união de dois grandes  distritos. Ambos, já tinham uma série de situações em comum. Antes, eles pertenceram a um só distrito que depois foram desmembrados. Agora, dentro da visão do Rotary Internacional foi estabelecido que era melhor que esses dois distritos se unissem. Não é apenas a união entre dois distritos, mais sim de clubes que terão maior força para desenvolver os projetos. E o Rotary-Norte será o clube da governadoria. É o clube que representa os ideais da governadora Maria Lucia, pois ela foi presidente do clube”. 

Bizarria também destacou a importância da tecnologia para a instituição. “As crianças já nascem conectadas. E a conexão não é simplesmente uma relação de tecnologia mas sim de efetividade para que o Rotary transmita aquilo que a sociedade demanda. Nós temos  que falar sempre  a mesma linguagem. Além da conexão, o mundo é das mulheres até porque elas estão se empoderando dentro deste processo de igualdade”.

Já para o past-governador Paschoal Leardini, “o Rotary International decidiu unir os dois distritos para formar um distrito forte. A perspectiva é de que aumente a força de trabalho e consigamos mais projetos e recursos.  O Rotary conecta o mundo, hoje estamos todos conectados com as redes sociais. Por isso, é importante a divulgação do jornal Semanário da Zona Norte”.

Para o CEO e presidente do Grupo São Cristovão, Valdir Pereira Ventura, “a junção entre os dois distritos é benéfica porque teremos mais cabeças pensantes. A governadora Maria Lúcia Strazzeri é a primeira mulher a presidir o Distrito 4563. É uma grande satisfação estar aqui presente na posse da governadora. O Rotary é uma entidade centenária  e o São Cristovão Saúde  também é uma instituição centenária. As filosofias e a missões do Grupo São Cristovão são semelhantes às do Rotary, ou seja, estender as mãos aos mais necessitados. Espero que a nossa governadora tenha uma magnifica gestão”.

Valdir destacou a parceria entre as duas entidades. “A parceria entre o Rotary e o São Cristovão é bastante benéfica. Estamos desenvolvendo um projeto junto à entidade que irá favorecer o rotariano e a comunidade”.

Para o vice-superintendente da Associação Comercial Distrital Mooca, Evando Reis, “ é uma noite especial para os rotarianos a posse da governadora Maria Lúcia Strazzeri, gestão 2019/2020. E o rotariano deve estar sempre conectado com o mundo, pois os rotarianos são líderes  e estão envolvidos a projetos humanitários”.

Já para o governador eleito do Distrito 4563 ano rotário 2020/2021, Jô Antiório, “o Rotary tem um fundamental papel na sociedade. A mulher mais uma vez mostrando sua força. Destaco o Rotary como uma rede social do mundo real. Atualmente, possuímos diversas redes sociais para encontrar amigos e trabalho. A entidade é a melhor forma do mundo real para vivenciarmos  isso”.

Para a past-govenadora Doris Pestana “a transmissão de posse entre a governadoria é fundamental, pois continuam as mesmas metas e diretrizes. Este ano, temos a inovação do novo distrito e o Colégio de Governadores  cresceu. Eu fui a primeira e única governadora do Distrito 4430 e agora a Maria Lucia Strazzeri está sendo a primeira e única do 4563. A mulher sempre em primeiro lugar. E o Rotary também  se destaca pela tecnologia. O lema deste ano é’ Rotary Conectando o Mundo’. E cada vez mais se faz importante a presença dos jovens na instituição”.

Segundo o rotariano Valdemar Lopes Armesto “a transmissão de posse é importante, pois acontece no mundo inteiro. Essa é uma grande oportunidade de começar um novo trabalho. É importante que a governadora Maria Lucia consiga harmonizar a junção entre os dois distritos. O espírito do Rotary é servir à comunidade.

O past-governador e cônjuge da governadora Maria Lucia, Salvador Strazzeri falou da emoção deste momento tão especial e da perspectiva da nova gestão. “Admiro a força e a disponibilidade da minha mulher em enfrentar mais este desafio. Estou muito orgulhoso e emocionado.  Ela terá o apoio e a ajuda dos governadores assistentes que estarão dispostos a colaborar. Maria Lucia tem muita competência, pois já vivenciou o trabalho de vários clubes, além de possuir experiência internacional”.

Para o  diretor do Espaço Immensità, Claudio Moyses “ hoje acontece a passagem de comando para outra liderança do distrito. O Rotary é importante para a comunidade. Hoje estamos tendo uma festiva”.

Moyses também afirmou  a importância do setor de eventos. “O setor de eventos está ligado diretamente com a economia brasileira. O Immensità é um dos melhores espaços para eventos. O Immensità foi o primeiro empreendimento do Brasil a receber o Certificado Ambiental Internacional Aqua (Alta Qualidade Ambiental). Também contribui para que recursos possam ser aplicados em projetos humanitários, colaborando assim para transformar a sociedade em que vivemos, recebendo o atestado de Empresa Cidadã de uma das mais importantes organizações do mundo e com maior credibilidade, que é o Rotary International”.

Para o presidente do Rotary Club-Vila Maria, José Roberto Martinez do Canto “o Rotary sem as pessoas não é nada. É um momento de unir forças e trabalho em prol da nossa comunidade.  Desejo sucesso à governadora Maria Lucia Strazerri,  mulher do nosso querido amigo e past-governador Salvador Strazzeri que também fez um magnifico trabalho na entidade.  São mais de 100 clubes, um grande desafio para ela”.  

Já para um dos mais antigos governadores de Rotary, Antonio José da Costa”, é prazeroso assistir essa sucessão de distritos e governadores. Tenho 45 anos de instituição, hoje é um marco importante na história da entidade. A iniciativa de escolher uma mulher foi minha. Indiquei para a gestão 2017/2018 a governadora Doris Pestana, e agora teremos o prazer de contar com a governadora Maria Lucia. O Rotary se transformou com a participação das mulheres na entidade”. 

Emocionada a governadora do Distrito 4563, Maria Lucia Strazzeri destacou em seu discurso que o Rotary é uma família. “Precisarei  muito da minha família para me apoiar e dar suporte para esta grande responsabilidade que irei assumir no dia 1º de julho de 2019. Viramos uma página da história do Rotary, começaremos o ano rotário mais fortalecidos, conectando nosso belo passado, ora como Distrito 4610 ora como Distrito 4430 para  um futuro promissor com o Distrito 4563. ‘Rotary Conecta o Mundo’, esse será o nosso lema. O presidente do Rotary International, Mark Daniel Maloney foi muito feliz na escolha deste lema, É um lema atual e inovador, mas que ao mesmo tempo nos remete há 114 anos quando Paul Harris chegou à Chicago em busca de amizades e conexões de negócios . O que começou com companheirismo entre quatro pessoas se transformou em uma grande e próspera organização de serviços humanitários. A base fundamental da gestão 2019/2020 será implementar mudanças necessárias  para levar o Rotary para novos patamares. Hoje, temos o privilegio de falar sobre inovação e reflexibilidade no Rotary. E através de nossos projetos humanitários, podemos entrar em ação com pessoas que querem fazer um mundo melhor”.

Maria Lúcia também destacou o importante papel dos jovens na entidade. “O Rotary se preocupa com o futuro dos jovens, pois eles conduzirão os destinos da humanidade. Precisamos atrair jovens, identificar líderes em potencial com habilidades, talentos e caráter para fortalecer nossos clubes, ressaltou.” 

A governadora finalizou  agradecendo a presença de todos.   

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!