Coronel PM Mello Araújo visitou na quinta-feira, dia 8 de agosto, a sede do jornal. O ex- comandante da Rota foi recebido pelo jornalista responsável João Carlos Dias.
Na ocasião, o coronel PM Mello Araújo concedeu entrevista onde abordou vários assuntos, entre eles, a trajetória na Polícia Militar do Estado de São Paulo, a parceria público privada, o papel da Ceagesp, maior entreposto da América Latina e a importância das mídias regionais, em especial o Semanário da Zona Norte.
Mello Araújo, de 53 anos, é coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, onde chegou a ser comandante do grupo tido como elite da corporação, a Rota.
No dia 23 de outubro de 2020, Araújo assumiu a presidência da Ceagesp, indicado por Jair Bolsonaro. À frente do entreposto, nomeou 22 policiais militares para os 26 cargos comissionados para empregados sem vínculo com a Administração Pública disponíveis na Companhia.
Confira na íntegra a entrevista.
JSZN: Gostaríamos incialmente que o sr. contasse um pouco sobre a sua vida, a infância, local onde nasceu, time favorito, tipo de música que mais gosta?
Coronel PM Mello Araújo: Nasci no Hospital Cruz Azul, em São Paulo. Sou filho e neto de policial militar. Sempre morei na cidade de São Paulo. Tenho 53 anos, sou corinthiano e as minhas preferências musicais são: rock, sertanejo e gospel . Realmente meu leque de músicas é bem amplo.
JSZN: Quais desafios o sr. encontrou durante a sua trajetória na Polícia Militar do Estado de São Paulo?
Coronel PM Mello Araújo: Foram 32 anos de trabalho ativo na Polícia Militar do Estado de São Paulo, sempre gostei da área operacional . Tenho muitos elogios por ocorrências e pessoas que a gente salvou. Sempre fui motivado a ajudar as pessoas. Sempre procurei fazer a diferença. Mostrar que sempre e possível fazer um pouco mais. Já trabalhei no interior de São Paulo, na região de Bragança Paulista. Tive a oportunidade também de trabalhar em Mogi Guaçu onde comandava 8 cidades. Trabalhei também em Campinas. A consagração foi na Rota, passei dois momentos lá como tenente (2000 a 2003) e depois tive a oportunidade de voltar para comandar o Batalhão. O maior desafio nosso foi a restauração do Batalhão. Há muitos anos, ele estava sem manutenção e chovia muito nos alojamentos. Restauramos o Batalhão inteiro sem nenhuma verba do Governo do Estado. Montamos ainda uma associação e criamos um centro médico que atende 4.500 policiais militares.
JSZN: Durante sua carreira, quais casos que o senhor participou, mais lhe chamaram a atenção?
Coronel PM Mello Araújo: Duas ocorrências marcaram minha carreira. A primeira foi o acidente aéreo envolvendo os Mamonas Assassinas. O meu pelotão foi o primeiro a chegar não local da ocorrência. Foi uma cena difícil. Mas nós enfrentamos este grande desafio de recolher os restos mortais dos integrantes da banda e oferecer um enterro digno para aquelas pessoas. A segunda foi o acidente aéreo da TAM. Inclusive estava trabalhando no resgate e soube que meu pai iria
Embarcar naquele voo. Depois tomei conhecimento de que ele perdeu o voo, cinco colegas dele morreram. A gente também localizou bastante quantidade de cocaína neste voo da TAM .
Ao longo de minha carreira, tive várias ocorrências relevantes de salvamento, posso citar, quando atuava no Comandos e Operações Especiais (COE), uma menina de 12 anos se encontrava num matagal prestes a ser estrupada por um empresário. Ele tentou nos subornar oferecendo muito dinheiro. O empresário foi preso e a menina entregue à mãe. Outra ocorrência relevante foi na Zona Leste de São Paulo. Na ocasião, um criminoso matou um policial militar e baleou uma policial. Eu estava na Rota, quando cheguei lá o rapaz estava transtornado e dava tiro para todos os lados. Foi uma ocorrência bastante delicada que terminou com esse criminoso baleado e morto. Deu muito medo na gente porque a morte estava muito próxima de nós.
JSZN: O sr. foi comandante da Rota. Como o sr. analisa o papel da Rota para a Sociedade?
Coronel PM Mello Araújo: A Rota realiza operações em massa, é uma modalidade que funciona. A Rota é respeitada pelo cidadão de bem, adorado pelas crianças e temido pelos criminosos. Sou feliz por ter comandado esta unidade e ter deixado a minha marca.
JSZN: O sr. também esteve à frente da Ceagesp, qual aimportância do maior entreposto do país e um dos maiores do mundo?
Coronel PM Mello Araújo: Foi um convite do então presidente da República Jair Bolsonaro. Foi uma experiencia única para mim. Pegamos uma empresa que não tinha gestão. E nenhum sistema de ERP – Sistema de Gestão Empresarial -, os programas não eram auditáveis. E as pessoas estavam desanimadas por uma empresa que não dava lucro. A empresa estava com uma dívida de 90 milhões de reais e em dois anos quitamos a dívida. O Brasil tem jeito, basta ter pessoas corretas e bem intencionadas à frente.
A Ceagesp é de grande importância para o país. É o maior entreposto da América Latina e o terceiro maior do mundo. Fez um trabalho espetacular na pandemia onde distribuímos comida para milhares de pessoas que estavam em dificuldade,
inclusive na cidade de Aparecida do Norte. O Santuário Aparecida estava fechado. Levamos 300 toneladas de alimentos para pessoas carentes. Em Araraquara a mesma ação, foram distribuídos 100 toneladas de alimentos. Durante a pandemia, mais de 25 mil de pessoas receberam as comidas da Ceagesp. A Ceagesp para mim é uma família.
JSZN: Como o sr. vê os problemas na cidade de São Paulo?
Coronel PM Mello Araújo: São Paulo é uma cidade maravilhosa. Temos um milhão e duzentos mil metros quadrados, além de contar com 32 subprefeituras e cada subprefeitura é uma cidade, maior que um município. O prefeito Ricardo Nunes
Nunes vem fazendo um excelente trabalho com muitas realizações . Muitas obras realizadas. Ele investiu muito em todos os setores.
JSZN: Como o sr. analisa a parceria público-privada, ela é uma solução?
Coronel PM Mello Araújo: Entendo que esse é o caminho. O estado não faz nada sozinho e precisa do apoio da inciativa privada. Acredito que essa parceria público-privada é importantíssima para a cidade de São Paulo.
JSZN: O transporte público na cidade é uma questão que preocupa a população. A maioria dos passageiros passam quase um terço do dia dentro de ônibus, metrô ou trem. Qual a solução para melhorar o transporte público na cidade?
Coronel PM Mello Araújo: O transporte público sempre foi um desafio pelo fato da cidade ser muito grande. Já foram feitas muitas coisas e outras ainda serão realizadas se Deus quiser porque o prefeito Nunes conhece como ninguém a cidade. O transporte aquático na Zona Sul de São Paulo e a Tarifa Zero aos domingos ajudaram muito a população. A Prefeitura também conseguiu congelar por 4 anos consecutivos o valor da passagem de ônibus que hoje está em R$ 4,40. E novas demandas na área do transporte estão sendo feitas, além de reformas nos terminais de ônibus. Muita coisa ainda vai acontecer.
JSZN: Outra preocupação da população é a questão da saúde na cidade de São Paulo. O sr. acredita que deveria existir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender a população ou é preciso fortalecer as já existentes?
Coronel PM Mello Araújo: Muitas entregas foram feitas durante a gestão Ricardo Nunes. De três UPAS passaram para 500 unidades. As Unidade de Pronto Atendimento (UPAS) e as Unidade Básica de Saúde (UBS) trouxeram muita esperança para a população.
JSZN: Qual a importância das mídias regionais, em especial o jornal Semanário da Zona Norte?
Coronel PM Mello Araújo: Conheço o jornal há muitos anos. O Semanário da Zona Norte traz notícias bem feitase reais. É uma das formas da população estar atualizada com as notícias da região. O jornal é de confiança e tem muita credibilidade. Parabéns para você João Carlos Dias e para toda a equipes.