SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Segurança Pública

Capitão PM Rodrigo Garcia Vilardi provere palestra na USP

Palestra sobre o sistema de Segurança Pública

Capitão PM Rodrigo Garcia Vilardi provere palestra na USP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O capitão da Polícia Militar Rodrigo Garcia Vilardi ministrou uma palestra sobre o sistema de Segurança Pública, seus desafios e perspectivas, durante a XX Semana de Recepção aos Calouros da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Doutor em Direito Penal pela própria Faculdade do Largo São Francisco, o capitão retornou às arcadas da instituição para explicar aos novos alunos como é organizado o sistema de Segurança com base na Constituição Federal e a atuação das polícias estaduais paulistas.

"Apresentei um pouco do trabalho desenvolvido em São Paulo, dando uma visão mais ampla do volume da prestação de serviço feito pelas polícias", ressaltou Vilardi. Para exemplificar, em 2017, a PM realizou mais de 34 milhões de atendimentos à população, a Polícia Civil registrou quase 3 milhões de boletins de ocorrência e a Polícia Técnico-Científica, por sua vez, elaborou quase um milhão de laudos periciais.

As ações policiais, de forma geral, possibilitaram a retiradas das ruas de mais de 13 mil armas, quase 200 mil prisões realizadas e mais de 200 toneladas de entorpecentes apreendidos no ano passado.

Os desafios, segundo o oficial, estão em reduzir os roubos. "Assim como foi feito com os homicídios e os roubos e furto de veículos, trabalhamos para combater os roubos em geral. Com auxílio da tecnologia, já estamos vendo resultados positivos".

Para explicar a importância da modernização do trabalho em segurança pública, Vilardi citou os sistemas em uso pelas três polícias paulistas: Detecta, Inquérito Policial Eletrônico (IP-e) e Gestor de Laudos (GDL). O Detecta é o maior big data da América Latina e integra bancos de dados das polícias. Em tempo real, o sistema alerta as viaturas próximas quando um carro roubado, por exemplo, passa por um leitor inteligente de placa.

Outro sistema em funcionamento pela PM citado pelo capitão é o Boletim Eletrônico de todas as ocorrências atendidas pela Polícia Militar (BOe). Utilizada inicialmente pelos policiais dos Comandos de Policiamento Ambiental, de Trânsito e Rodoviário, a ferramenta está sendo implantada para o policiamento em todo o Estado neste ano e permitirá o registro das ocorrências nos tablets das viaturas - o que agiliza o processo reduzindo o tempo de atendimento de ocorrências em mais de 80% e evitando o deslocamento desnecessário do cidadão que poderá consultar e imprimir o boletim de sua residência, por meio da internet.

O IP-e é um programa que agiliza a expedição dos inquéritos, gerando economia de tempo dos policiais civis e de recursos materiais. Paralelamente, permite à autoridade policial acompanhar instantaneamente as movimentações do Judiciário, como decisões sobre pedidos de prisões ou apreensões. Antes era necessário enviar o IP ao fórum, aguardar o despacho autorizando e só então dar cumprimento ao mandado.

No âmbito da Polícia Científica há o GDL, um sistema que possui modelos de documentos prontos. Isso agiliza os estudos de cada caso e acelera a expedição dos laudos – e, consequentemente, a investigação criminal. Uma vez que o laudo é finalizado, uma cópia digital é enviada ao distrito policial que fez a requisição. Dessa forma, os investigadores e delegados ficam sabendo do resultado de uma perícia minutos após a conclusão da mesma.

"Durante toda a palestra, destaquei que todas as informações e dados apresentados são públicos e disponíveis via internet", afirmou o capitão Vilardi. "SP mantém o site atualizado para que qualquer pessoa, seja aluno ou não, possa verificar o trabalho desenvolvido pelos policiais no Estado".

Vilardi é professor na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) e exerce a função de assessor militar na Coordenaria de Análise e Planejamento (CAP) na Secretaria da Segurança Pública.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!