SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Terça-feira, 15 de Outubro de 2024
Segurança Urbana aumenta frota de viaturas ­da GCM em 100% com a entrega de novos veículos

Geral

Segurança Urbana aumenta frota de viaturas ­da GCM em 100% com a entrega de novos veículos

Entrega faz parte de um pacote de investimento significativo da Prefeitura em reforço a segurança na cidade

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana entregou nesta quinta-feira (5/9) novas viaturas para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Foram entregues parcialmente 150 viaturas convencionais. O total da entrega desses veículos é de 230 unidades dos modelos Toyota: Hillux SW4 e Citroen: C3 AirCross Shine 7, todos equipados com para-choques de impulsão traseiro e dianteiro para mitigar impactos em colisões frontais, além dos equipamentos específicos para operações de patrulhamento.

Até o momento, a frota de viaturas da GCM é de 330 veículos. Às novas viaturas também se somarão a entrega de mais 50 viaturas elétricas, de baixo carbono, com previsão de entrega em novembro deste ano. Todas essas 50 serão destinadas à região central da cidade. Ao todo, a frota terá mais de 600 novas viaturas em operação na capital. Para efeito de comparação, em 2016, o efetivo da GCM contava com 146 veículos.

“É uma inovação da prefeitura de são paulo, estamos sempre preocupados com a questão da sustentabilidade e da diminuição da emissão de carbono. Uma vez que tem essa possibilidade de ampliar essas viaturas, optamos por fazer um teste com 50 viaturas elétricas para quem sabe no futuro todas as 630 viaturas serem de baixa emissão de carbono, ou seja, serem elétricas.” comenta Junior Fagotti, Secretário de Segurança Urbana.

O valor total para esses novos veículos, tem o custo mensal de R$ 1.415.700,00, com contrato de locação por 60 meses.

Melhorias na Segurança

A gestão atual tem colocado a segurança como um dos pilares principais de investimentos na cidade de São Paulo. A SMSU contratou 2 mil novos agentes da GCM, objetivando o aumento do efetivo nas ruas. Hoje o centro da cidade, por exemplo, passou de 1,6 mil agentes para 2.100 em patrulhamento 24h na região. A capital conta com um efetivo de 7.350 agentes e cerca de 150 estão em formação na Academia de Formação de Segurança Urbana (AFSU). A pasta também está entregando a maior iniciativa de modernização e reformas nas Inspetorias Regionais da Guarda Civil Metropolitana por toda capital.

“Nós equipamos toda a GCM, hoje são mais de 7.000 policiais e entregamos mais de 230 automóveis para fazer inspetoria nos bairros da capital, com isso é possível responder mais rápido aos chamados para a nossa população. Segurança pública é uma prioridade da atual gestão”, ressalta Edson Aparecido, Secretário de Governo.

Além disso, a gestão também investiu na valorização dos agentes da GCM, cujo salário foi reajustado em 72%, equivalendo atualmente a R$ 4.022,93. Outro benefício concedido é a Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC), que permite a atuação dos Guardas nos dias de folga em jornadas extras de trabalho.

Outra ação estratégica para reforçar o policiamento e garantir maior segurança da cidade, são os investimentos da Operação Delegada, destinada a Policiais Militares, ampliando a oferta de vagas diárias, para 2.400 em toda a cidade de São Paulo. Somente na região central, a média de policiais atuando é de aproximadamente 1.400. A ampliação da oferta de vagas também é resultante do reajuste nas gratificações, sendo 20% de reajuste de adicional noturno e mais 30% nas regiões estratégicas.

“O prefeito Ricardo Nunes é o que mais investiu na Guarda Civil Metropolitana e no aumento do efetivo, viaturas e na reforma e construção de novas unidades, isso agregar e é um ponto de dignidade do nosso efetivo, o agente se sente mais seguro para exercer o trabalho dele e isso reverte para a comunidade”, diz Agapito Marques, Comandante Geral da GCM.

Programa Smart Sampa

O Smart Sampa é o maior e mais completo sistema de vigilância feito por câmeras inteligentes da história da cidade de São Paulo. Atualmente, a plataforma conta com mais de 15 mil câmeras instaladas; e até o fim do ano 20 mil equipamentos do Programa estarão em operação na capital.

Os equipamentos são monitorados em pontos estratégicos da capital, 24 horas por dia, com câmeras de tecnologia de reconhecimento facial e leitores de placas, que permitem a identificação de veículos roubados ou furtados. E conta com uma central de monitoramento, localizada no centro histórico da cidade, onde operam cerca de 300 profissionais, entre agentes da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil.

“O sistema Smart Sampa, que vai integrar câmeras na cidade, conta com o reconhecimento facial e monitoramento de placas, daqui alguns meses, vamos entregar novas viaturas elétricas. É fundamental fazer esse tipo de investimento, a preocupação do cidadão é a segurança”, explica o Secretário Municipal de

Segurança Urbana de São Paulo, Junior Fagotti,

Desde o início de sua operação em fevereiro deste ano, o Programa vem apresentando bons resultados na segurança; como a prisão de 213 pessoas em flagrante, em crimes como invasão e vandalismo em escolas, furtos, flagrantes de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, entre outros. Além da localização de 15 pessoas desaparecidas.

Somente no mês de agosto, o Smart Sampa registrou 123 ocorrências. Um destaque recente foi uma ação com apoio de drones no monitoramento de descarte irregular de lixo. Por meio da tecnologia de visão de calor, o equipamento identificou o descarte irregular na região da Mooca, Zona Leste da cidade e cinco caminhões foram apreendidos.

Chamamento Público

A pasta lançou em 05 julho deste ano, um edital de chamamento público, permitindo que empresas, concessionárias e munícipes integrem seus equipamentos de segurança na plataforma do Smart Sampa. A iniciativa permite que mais 20 mil câmeras sejam incorporadas no sistema. A adesão é voluntária e sem custos, podendo chegar a 40 mil câmeras operando na cidade de São Paulo. Até o momento, cerca de 4 mil câmeras privadas estão em processo de integração na Plataforma Smart Sampa.

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!