O prefeito Ricardo Nunes participou na quarta-feira, dia 7, do início do Recreio nas Férias 2026, uma ferramenta da administração municipal que visa potencializar a educação integral e inclusiva, garantindo refeições nutritivas e fortalecendo vínculos em ambientes de convivência lúdica para crianças de 0 a 14 anos.
O chefe do Executivo esteve no CEU São Rafael, Zona Leste, onde a Prefeitura iniciou a 47ª edição do programa. O Recreio nas Férias oferece atividades de cultura, esporte, lazer e passeios que ampliam o repertório cultural das crianças e o acesso a espaços e instituições como museus, teatros, cinemas e parques. O programa acontece durante o recesso escolar e vai até o dia 23 de janeiro.
Segundo o prefeito, o programa é uma resposta da gestão municipal às necessidades das famílias da cidade, especialmente nas áreas mais vulneráveis. “O Recreio nas Férias é muito importante. São 133 polos espalhados pela cidade, oferecendo atividades, alimentação e cuidado para as crianças. É um sucesso que a gente vê pela alegria da criançada”, afirmou Ricardo Nunes.
A ação, que teve investimento de R$ 17,9 milhões, oferece uma programação diversificada, com brincadeiras, atividades esportivas, jogos, ações culturais e passeios por equipamentos públicos, como teatros, parques e espaços esportivos. As atividades foram escolhidas com base no interesse das próprias crianças.
O cadastramento para participar permanece aberto e pode ser feito diretamente nas unidades. Para isso, é necessário levar RG do responsável, certidão de nascimento ou do participante, assim como comprovante de residência. Crianças de 0 a 3 devem estar matriculadas na Rede Municipal. Crianças a partir de 4 anos e adolescentes até 14 anos não precisam estar matriculados na rede para participar.
“Nós contratamos 3.300 agentes para nos ajudar, monitorar, coordenar todo esse trabalho no nosso Recreio nas Férias. Um sucesso que a gente vê pela alegria da criançada. A gente fica muito feliz com mais uma edição”, explicou Ricardo Nunes.
Além do lazer, o Recreio nas Férias garante segurança alimentar, um dos pilares da iniciativa. Bebês e crianças de 0 a 3 anos, atendidos nas creches polos, recebem cinco refeições diárias. Já as crianças a partir de 4 anos contam com três refeições por dia – café da manhã, almoço e lanche da tarde –, todas acompanhadas por nutricionistas.
Comentários: