Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Notícias Geral

Procon-SP multa Enel

Problemas com cobrança e leitura do consumo mensal motivaram a sanção

Procon-SP multa Enel
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, multou a empresa de energia Enel Distribuição São Paulo por condutas que estão em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.

 A empresa efetuou cobrança pela média de consumo mensal nas seguintes situações: em casos não comprovados de impedimento à leitura, em casos em que o medidor estava aferido e em bom estado de funcionamento e sem apresentar cálculos que comprovassem os valores. Nota-se que em todas essas situações, o valor das contas foi faturado acima da média do consumo mensal.

A empresa também negou segunda via de conta solicitada pelo consumidor, negando acesso a informações existentes em cadastro em seu nome. E ainda, realizou leitura de consumo em medidor com erro.

 Tais condutas demonstram-se abusivas, colocam os consumidores em desvantagem, violam o seu direito de acesso ao banco de dados e caracterizam falha na prestação dos serviços.

A autuação baseia-se em reclamações de consumidores que procuraram o atendimento da Fundação.

A multa de R$ 5.019.653,33 será aplicada mediante procedimento administrativo.

Fundação Procon-SP

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR