No dia 22 de maio de 2026, foi realizada a Cerimônia Militar Alusiva ao 85º Aniversário do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP). A Solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta.
Na Cerimônia foi realizada a entrega dos Títulos de Graduado e Praça Padrão aos homenageados 1S BMA Claudinei de Araujo Assis e ao CB BLM Everton Oliveira Fernandes de Jesus, que foram escolhidos pela conduta exemplar, dedicação, comprometimento e profissionalismo.
Em reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de trinta anos de serviço, foi feita a entrega da Medalha Militar de Ouro para três militares; por mais de vinte anos de serviço a Medalha Militar de Prata para dez militares e por mais de dez anos de serviço a Medalha Militar de Bronze para vinte e sete militares, totalizando a entrega de quarenta medalhas.
Em seu discurso, o Diretor do PAMASP, Coronel Aviador Wagner Takemi Motoyama, declarou: “Esta Cerimônia reveste-se de um significado que transcende o cumprimento de uma formalidade institucional. Ela constitui um momento de profunda reflexão sobre os valores e as tradições que alicerçam o Comando da Aeronáutica. Celebramos hoje a resiliência, o profissionalismo e o elevado espírito de corpo dos homens e mulheres que dão a vida a esta tradicional Organização Militar, cuja missão é pilar fundamental para a prontidão operacional e o poder de combate da FAB. Por trás da segurança e da soberania que defendemos nos céus, encontra-se o trabalho silente, técnico e meticuloso realizados em nossos hangares e oficinas. Ser “Curinga” denota a capacidade de prover solução para qualquer desafio, em qualquer tempo e sob qualquer condição, o que nos confere o orgulho de ostentar o título de “Parque dos Parques”. Parabéns Família Curinga!”
Há exatamente 85 anos, sob a pressão dos grandes acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e sob a influência do papel preponderante que a aviação assumia, em 22 de maio de 1941, foi criado no Campo de Marte, no bairro de Santana, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), uma das mais tradicionais organizações da nossa logística, responsável pelo suporte à operação de diversas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).
O PAMASP tem como missão prover a FAB apoio logístico na área de material aeronáutico programado pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), a fim de mantê-la em treinamento eficiente na situação de paz e preparada para cumprir sua missão constitucional com eficácia quando mobilizada. Atualmente, conta com um efetivo de cerca de mil militares. Dentro da estrutura do Comando da Aeronáutica, é a Organização Militar responsável pela manutenção de todos os vetores da Aviação de Asas Rotativas, de todas as aeronaves não tripuladas e dos Caças F-5 e Gripen, que fazem a Defesa Aérea do País. Além disso tem a Gerência do Escritório de Gestão Logística e do Centro Integrado de Manutenção, ambos referentes ao Projeto H-XBR e que contam em seu efetivo com militares da FAB, do Exército e da Marinha, reforçando a interoperabilidade das três Forças.
Fonte: 1T Tatiana Quadros – Chefe da Assessoria de Comunicação Social do PAMASP
Fotografias: SO Souza Ramos, CB João Lucas, S2 Jonathan Santos e S2 Uzuba
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se