Aguarde, carregando...

Domingo, 11 de Outubro 2026
Notícias Forças Armadas

Jornal Semanário da Zona Norte recebe a visita do comandante militar do Sudeste

General de exército Eduardo Antonio Fernandes

Jornal Semanário da Zona Norte recebe a visita do comandante militar do Sudeste
Imagens
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O comandante militar do Sudeste, general de exército Eduardo Antonio Fernandes, visitou

na manhã de terça-feira, dia 29 de setembro, a redação do  jornal Semanário da Zona Norte. 

 

O general  Fernandes, acompanhado de oficiais, abordou assuntos pertinentes à unidade. Os temas discutidos foram o papel e a importância do Exército Brasileiro para a população, a implantação do projeto do Colégio Militar dentro do Campo de Marte, a grande participação de mulheres na instituição e a relevante função do jornal Semanário da Zona Norte em receber lideranças para apresentar  autoridades à sociedade, entre outros assuntos.  Além disso, o general  Fernandes também destacou o trabalho realizado pela entidade durante a pandemia do coronavírus.

Acompanhe com exclusividade a íntegra da entrevista concedida ao jornal.

JSZN: Qual o papel do Exército Brasileiro e sua importância para a comunidade?

General Fernandes: O papel do Exército Brasileiro está bem definido na nossa Constituição Federal de 1988, no artigo 142. O Exército Brasileiro juntamente com a Marinha do Brasil e a Aeronáutica são instituições nacionais permanentes e regulares com base na hierarquia e disciplina sob autoridade suprema do presidente da República. E tem como missão a defesa da Pátria, a garantia dos poderes constitucionais, e por iniciativa de alguns desses, a garantia da Lei e da Ordem.

JSZN: Como o Sr. vê a criação de um colégio militar dentro do CPOR/SP e em breve em sua sede própria  no Campo de Marte?

General Fernandes: A maior capital do país, São Paulo, merecia a vinda do Colégio Militar para cá. Provisoriamente, o colégio funciona nas instalações do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) que é uma organização militar coirmã e que está dentro do sistema de educação  e cultura do  Exército.  Agradeço ao jornal Semanário da Zona Norte por estar divulgando o concurso de admissão da 6ª série 2021. No ano que vem estarão funcionando as séries 6ª e 7ª. E em 2022, 6ª , 7ª e 8ª séries. Esperamos que em 2022 a instalação do Colégio Militar esteja funcionando no Campo de Marte.  Aproveito a oportunidade para agradecer as autoridades locais, em especial as municipais, pelo apoio que têm dado referente à importância do Colégio Militar para as Forças Armadas e também à sociedade paulista. Quero ainda agradecer a Fiesp pela parceria que fez conosco na construção do Colégio Militar em São Paulo.

JSZN: Quem pode ingressar no Colégio Militar?

General Fernandes: Nós temos 20 vagas para funcionar em 2021. O ingresso é para o público em geral.

JSZN: Qual o diferença entre o Colégio Militar e o tradicional?

General Fernandes:  O Colégio Militar foi criado para dar apoio aos dependentes de militares. Ele é uma instituição que se utiliza dos meios militares para o seu funcionamento, mas segue toda a legislação prevista para o Ensino Fundamental e Médio.

JSZN: Como o sr. analisa a atual  conduta  do jovem brasileiro?

General Fernandes: A conduta do jovem brasileiro é a conduta do jovem mundial. Hoje não existe mais barreiras para as comunicações.  Tudo é globalizado. O jovem de hoje é empreendedor, antenado, com muita mobilidade, comprometido e mais consciente. Tenho muita esperança no jovem brasileiro.  Acho que estamos passando um momento pelo qual ele está resgatando os símbolos nacionais e tendo mais consciência da importância do seu país

JSZN: Como é a formação de jovens para o Exército em uma "Escola de Civismo e Cidadania?

General Fernandes: Nós costumamos chamar Escola de Civismo e Cidadania para os tiros de guerra. Os tiros de guerra são uma organização militar que já tem mais de 110 anos de parceria. São três entes que fazem parceria: Exército Brasileiro, o Poder Municipal e o cidadão. Isso permite ao jovem servir o Exército sem sair do local onde ele vive. Então, ele pode continuar fazendo seus afazeres diários na comunidade contribuindo para o desenvolvimento de sua cidade.

JSZN: Cada vez mais as mulheres escolhem o Exército como profissão, qual sua opinião?

General Fernandes: A presença das mulheres dentro das Forças Armadas traz muita esperança. No Exército Brasileiro, temos o registro da primeira mulher em combate em 1823, Maria Quitéria. Ela é a patrona do quadro complementar de oficiais. Outro registro que temos de mulheres na entidade reporta a 1943, quando foi formada  a Força Expedicionária Brasileira. Nós tínhamos sete dezenas de enfermeiras.  Recentemente, a primeira turma foi de 1992. Aí eram veterinárias, advogadas, etc. Todas com curso superior. Elas entraram para fazer carreira dentro do Exército. E em 2017, as mulheres entraram nas escolas de formação de sargento e na Academia Militar das Agulhas Negras. E em 2021, será um ano histórico, pois esta turma irá se formar.  Serão as primeiras aspirantes do Exército Brasileiro na Academia Militar das Agulhas Negras.

JSZN: O mundo está vivendo uma grande crise de saúde pública. Como o Sr. vê a pandemia do coronavírus no Brasil?

General Fernandes: O comandante do Exército determinou que nós mantivéssemos a operacionalidade juntamente com as medidas preventivas para a Covid-19. Isso exigiu do Comando do Sudeste adaptações . Eu evito falar em dificuldades, limitações e impedimentos pois são palavras negativas. Eu digo adaptações. Nós militares somos treinados para sermos imponderáveis para nos adaptarmos, porque a guerra é o domínio das incertezas. O Comando Militar do Sudeste se preparou com as medidas preventivas, mas não deixando de lado a manutenção da sua operacionalidade. Junto com isso, atendendo ao anseio da sociedade, o Ministério da Defesa ativou os comandos conjuntos. E eu sou comandante do Comando Militar do Sudeste, responsável por parte da Tropa da Força Aérea Brasileira sediada no Estado de São Paulo e também da Marinha do Brasil, além de parte da Tropa do Exército situada em São Paulo que fazem parte  do Comando Conjunto, numa pronta resposta às necessidades da sociedade com relação ao apoio e ao combate de medidas preventivas ao coronavírus.

JSZN: No começo da pandemia, atendendo às orientações do Centro de Coordenação de Operações de Saúde montado pelo Comando do Exército para acompanhar e gerir a crise, diversas medidas sanitárias foram rigorosamente cumpridas, incluindo a suspensão de licenças de final de semana. Esses procedimentos deverão continuar ao longo dos próximos meses?

General Fernandes: Continuamos reforçando, pois as medidas preventivas não podem diminuir seu padrão. Estamos orientando a todos que se afastem da guarnição apenas aqueles que precisarem. Todas as medidas previstas pelas autoridades governamentais,  pelo nosso Comando do Exército e nosso Comando Terrestre, na parte operacional, devem ser observadas.

JSZN: Qual é a sua opinião referente à força tarefa das três armas para ajudar no combate à Covid-19. O Sr. já tem resultados que possam ser divulgados para a nossa  comunidade?

General Fernandes: É fundamental essa junção. Como comandante do Comando Militar do Sudeste estou tendo uma experiência fantástica. Vejo a pronta resposta do Comgap e da própria tropa do Distrito Naval, e ainda, as minhas tropas que estão direcionadas para esse comando conjunto. Estamos buscando atender com presteza e prontidão toda  a solicitação vinda do Estado de São Paulo.

JSZN: Qual a importância dos eventos promovidos  pelo jornal Semanário da Zona Norte

General Fernandes: Primeiramente eu me sinto valorizado de ter sido convidado pelo João Carlos Dias e pelo jornal para comparecer aqui na sede e acompanhar o trabalho aqui executado. Vejo de grande importância a divulgação das instituições, essa troca de ideias e esse congraçamento. O jornal tem uma grande diversidade de assuntos, temos artigos, opinião, matérias civis e militares. É bastante amplo.

JSZN: Fale um pouco sobre sua trajetória profissional e como foi sua expectativa em assumir o Comando Militar do Sudeste?

General Fernandes: Sou paulista com muito orgulho, nasci na cidade de Jaboticabal. Sou casado com uma paulista da cidade de Guaíra. Sou da turma de 1982 e oriundo da Cavalaria. Fiz os  cursos previstos no Exército e tive a oportunidade de trabalhar em missão de paz na cidade de Angola. Servi ainda duas vezes nos Estados Unidos. E como general comandei a Base de Apoio Logístico do Exército no Rio de Janeiro. Comandei a  Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais também no Rio de Janeiro. Fui 3º subchefe do Estado Maior do Exército. Depois chefe do Centro de  Doutrina do Exército. Em seguida, comandei a 8ª Região Militar  em Belém do Pará. Retornando a Brasília fui subcomandante logístico e depois para a minha grata surpresa recebi um grande presente de Deus, do nosso presidente da República, Jair Bolsonaro para vir para cá comandar o Comando Militar do Sudeste.  A minha expectativa enquanto comandante é muito grande. O paulista e o paulistano são cidadãos acolhedores. As minhas expectativas foram as mais promissoras desde que assumi o Comando e espero que continue assim até o término, sempre com as bênçãos divinas.

Presenças

Algumas pessoas que estiveram presentes em homenagem ao general Fernandes  deram seus depoimentos em relação à iniciativa  do jornal Semanário da Zona Norte em apresentar novas lideranças à sociedade.

Para o secretário de Segurança  Pública do Estado de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos: "Deixo meus cumprimentos ao jornal Semanário da Zona Norte por buscar sempre nas comunidades aquelas pessoas que são importantes na condução de outras vontades. Essas lideranças precisam ser valorizadas e estimuladas. O papel de um líder é fazer com que aqueles que trabalham com ele sejam melhores que ele. É importante construir novas lideranças". 

Já para o subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, Joel  Bomfim da Silva "o João Carlos Dias transmite toda essa dedicação. O Semanário da Zona Norte é um meio de comunicação muito importante.  A gente percebe a harmonia  e o entrosamento entre as pessoas e autoridades. Ele faz com muita categoria".

Para Marcos Bicudo, presidente da Vedacit, "a tradição do João Carlos é unir as pessoas em torno de um propósito, que é a melhoria e a qualidade de vida  de todos os cidadãos. Ficamos felizes em ver todos os poderes sentados à mesa. É um trabalho comunitário muito relevante e importante. O jornal tem prestado um grande papel. É importante este entrosamento entre os empresários e o setor público e privado. E nós, empresa que nasceu aqui na Zona Norte, tem essa obrigação de empresa cidadã em participar desta homenagem. É uma alegria sempre apoiar o Semanário da Zona Norte e a trajetória do João  Carlos Dias". 

Para o deputado federal Gilberto Nascimento, "é importante este tipo de homenagem, especialmente pela integração. O Semanário da Zona Norte tem feito isso com muita maestria trazendo pessoas novas. Há tempos conheço o trabalho do João Carlos Dias, estou na minha nona eleição graças a Deus. Portanto, meu primeiro mandato foi aqui na Zona Norte em 1972. Então, rever o João é sempre muito importante. Ele é uma pessoa independente que se pese relacionar com todos as forças políticas e administrativas. Isso é que faz admirar o trabalho dele. É importante estar aqui hoje conhecendo o novo comandante do Sudeste".

Curriculo

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante Militar do Sudeste, o gen. Fernandes exercia o cargo de Subcomandante Logístico do Exército, em Brasília – DF.

Ascendeu ao posto atual em 31 de março de 2020.

Nascido em 11 de maio de 1961, na cidade de Jaboticabal-SP, e? filho de Osiris Fernandes e de Maria Alice de Oliveira Lopes Fernandes.

O gen. Fernandes incorporou às fileiras do Exe?rcito em 16 de fevereiro de 1976, na Escola Preparatória de Cadetes do Exe?rcito, Campinas – SP, onde concluiu o curso em 1978. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, Resende-RJ, em 1979, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 11 de dezembro de 1982.

Ale?m dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos e Superior de Política e Estratégia, realizou o curso de Manutenção em Material Bélico, na antiga Escola de Material Bélico (EsMB), no Rio de Janeiro-RJ, em 1985.

No exterior, realizou o curso de Comando e Estado-Maior dos Estados Unidos da América, no Fort Leavenworth – KS, em 2001/2002.

Durante sua vida militar, além de ter servido em organizações militares de Cavalaria, foi Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Foi oficial da seção de operações do Quartel-General das Nações Unidas na UNAVEM III, em Luanda-Angola, de 1995/1996; assessor parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército, de 2002/2005; e oficial de ligação do Exército Brasileiro junto ao Comando de Doutrina e Instrução do Exército dos Estados Unidos da América (TRADOC ) Fort Monroe-VA, de 2008/2010.

Como coronel, comandou o 16º Batalhão Logístico, em Brasília-DF, no período de janeiro de 2006 a fevereiro de 2008.

Como general de brigada, comandou a Base de Apoio Logístico do Exército e a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ambas no Rio de Janeiro e, posteriormente, assumiu o cargo de 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército (Doutrina Militar Terrestre) e Chefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasíla-DF.

Como General de Divisão foi Comandante da 8ª Região Militar, Belém-PA, e Subcomandante Logístico.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se: a Ordem do Me?rito Militar (Grã?-Cruz), a Ordem do Me?rito Naval, a Ordem do Me?rito Aeronáutico, a Medalha do Mérito Tamandaré, a Medalha do Pacificador, a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Medalha das Nações Unidas UNAVEM III e a Medalha de Serviços Meritórios dos Estados Unidos da América.

O general FERNANDES e? casado com a senhora ELEUSA MARIA, natural de Guaíra-SP, e possui 03 (três) filhos: ANTONIO AUGUSTO, PEDRO ANTONIO e ANA JÚLIA.

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR