SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 17 de Março 2026

Notícias Forças Armadas

CPOR/SP tem novo comandante, o coronel Maurício

Passagem de Comando aconteceu no Centro Solar dos Andradas

CPOR/SP tem novo comandante, o coronel Maurício
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No dia 19 de fevereiro, ocorreu a Passagem de Comando do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo, Centro “Solar dos Andradas” do coronel Richard Wallace Scott Murray para o coronel Maurício Maximo de Andrade.

A solenidade foi presidida pelo general de divisão José Eduardo Pereira, comandante da 2ª Divisão de Exército, mais alta autoridade militar presente da ativa, entretanto, a “transmissão do cargo de comandante” foi realizada pelo general de divisão Jorge Cardoso Martins, diretor de Educação Superior Militar, órgão imediatamente superior, ao CPOR-SP, na área de ensino do Exército Brasileiro. O evento contou, ainda, com a inauguração do retrato e a despedida do comandante sucedido.

O coronel Murray, que estava no comando do CPOR/SP desde 18 de janeiro de 2018, teve papel fundamental na adequação das instalações para a implementação do Colégio Militar de São Paulo, cujas atividades iniciaram-se no último dia 3 de fevereiro. O coronel Murray foi designado para o Curso de Defesa Nacional, em Portugal, previsto para iniciar no segundo semestre do corrente ano, devendo permanecer prestando serviço no Comando da 2ª Região Militar, sediado no Quartel-General do Ibirapuera.

O coronel Maurício, que encontrava-se servindo no Comando da 2ª Região Militar, é natural de São Paulo e retorna ao Solar dos Andradas após ter sido, por cinco anos, instrutor do Curso de Engenharia neste estabelecimento de ensino, no período de 1993 a 1997. Esse novo comandante é o 45º comandante do CPOR e o segundo do Colégio Militar de São Paulo. Comandou o 2° Batalhão de Engenharia de Combate (Pindamonhangaba-SP), nos anos de 2013 e 2014. É casado com Camilla e pai de uma filha: Maria Clara.

Abrilhantaram o evento o general de divisãp João Chalella Júnior, comandante da 2ª Região Militar, do general de  divisão Francisco Carlos Machado Silva, diretor de Educação Preparatória e Assistencial, do genneral de brigada Ricardo Piai Carmona, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste e antigo comandante do CPOR/SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, deputados estaduais coronel PM Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada e tenente R2 Matheus Coimbra Martins de Aguiar, além de autoridades civis, militares, antigos comandantes e alunos deste Centro e amigos convidados dos comandantes.

 

Currículo cel. Maurício

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Milita de São Paulo, o coronel de engenharia Maurício Máximo de Andrade estava servindo no Comando da 2ª Região Militar, sediado em São Paulo.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2014.

Nascido em 10 de maio de 1969, na cidade de São Paulo, é filho de Antônio Máximo de Andrade e de Carminda Magalhães Andrade.

Incorporou às fileiras do Exército em 13 de fevereiro de 1984, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia em 24 de novembro de 1990, sendo classificado no 2º Batalhão de Engenharia de Combate em Pindamonhangaba, São Paulo.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1998, a Escola de Combate e Estado-Maior do Exército em 2006, o Curso de Gestão em Recursos de Defesa da Escola Superior de Guerra em 2010 e o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército em 1016.

Desempenhou as funções de instrutor dos cursos de Engenharia do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo e da Academia Militar das Agulhas Negras.

Como Oficial Superior foi oficial de Estado-Maior no comando da 2ª Região Militar, chefiou a Assessoria 1 do Departamento de Engenharia e Construção e comandou o 2º Batalhão de Engenharia de Combate.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar Grau Cavaleiro, Medalha da Vitória, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Trompowsky e a Medalha Osório, o Legendário.

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR