No dia 10 de outubro, o Comando Militar do Sudeste realizou uma cerimônia de condecoração, na qual autoridades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Exército Brasileiro. A honraria, que reconhece serviços relevantes prestados à instituição, marcou um momento solene de fortalecimento dos laços diplomáticos e de amizade entre Brasil e Japão.
Entre os homenageados, destacou-se o Sr. Shimizu Toru, Cônsul-Geral do Japão, que esteve acompanhado de sua esposa, a consulesa, e de membros da comunidade japonesa no Brasil, representada pela Associação Amigos da Liberdade. Também foi agraciado o Sr. Humberto Paim, Diretor Institucional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo, que esteve presente ao lado de sua esposa.
A cerimônia contou com a participação de importantes figuras da Sociedade Japonesa, como o Sr. Yasuyuki Hirasaki, e convidados, além da presença do coronel Hiroyuki Fugita, adido de defesa do Japão no Brasil, que reforçou a parceria entre as duas nações.
Além das autoridades civis, o evento contou com a presença do General de Exército Guido Amin Naves, Comandante Militar do Sudeste, do General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da 2ª Divisão de Exército, do General de Divisão Alexandre de Almeida Porto, Comandante da 2ª Região Militar, e do General de Brigada Alexandre Gueiros Teixeira, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, em uma demonstração do respeito e da admiração do Exército Brasileiro por todos aqueles que contribuem para a defesa e o desenvolvimento da nação.