Educar e qualificar ativamente este é o lema da Escola Profissionalizante Dr. Luiz Diógenes Zeppelini – Camp Norte. A entidade mantida pelos companheiros do Rotary-Norte por meio de sua Associação de Rotarianos, promoveu no sábado, dia 15 de junho, a solenidade de formatura das turmas 136ª e 137ª, do Curso Básico de Assistente Administrativo, 85ª e 86ª turmas de Eletricista Instalador e da 25ª Turma de Inclusão Digital - Pacote Office.
A cerimônia contou com a presença de convidados, familiares e amigos. Extremamente emocionados, e ao som do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os formandos foram conduzidos aos seus lugares.
Após considerações do presidente Chucrallah Salem El Tayar, inicia-se a diplomação dos cursos. Os formandos das turmas do curso Básico Assistente Administrativo, foram os primeiros a serem diplomados. Em seguida os alunos do curso de Eletricistas Instaladores Residenciais e por último os formandos de Informática.
Após as entregas dos diplomas e os juramentos dos formandos, as paraninfas foram convidadas, juntos a seus cônjuges a trazerem suas mensagens aos alunos. Em seguida entoaram o Hino da Camp Norte.
A Camp Norte é uma instituição sem fins lucrativos. A escola atua na formação social, cultural e técnico profissional principalmente de jovens, preparando e aperfeiçoando-os para o mercado de trabalho através das empresas colaboradoras.
A entidade também abrange a profissionalização de adultos através dos cursos de Eletricistas Instaladores Residenciais, Informática para a Comunidade e Alfabetização de Adultos.
A Camp Norte proporciona ainda ao jovem a oportunidade ( por meio de conteúdos ministrados) de desenvolver suas potencialidades, integração social, incorporação de novas posturas e conhecimento profissional.
O presidente da Camp Norte, Chucrallah Salem El Tayar assim se explessou: “Sou muito grato por ter presidido a instituição. Ajudei e sempre ajudarei a entidade porque a nossa missão é servir. O nosso intuito é trabalhar para ajudar o próximo. Não é fácil presidir a Camp Norte, pois não possuímos verbas municipais, estaduais ou federal. Sou grato pelas pessoas que me ajudaram nesta gestão. Agradeço a todos os companheiros pelo apoio. O nosso clube é muito dedicado, foi o primeiro a ser fundado na Zona Norte e é um dos líderes devido ao número de companheiros. Nosso trabalho é diferenciado, pois trabalhamos com a alma e o coração. Aqui os jovens são muito bem preparados e estão prontos para enfrentar o mercado de trabalho e o primeiro emprego. Me sinto orgulhoso em entregar estes certificados aos alunos.
Ao amigo, companheiro e presidente eleito da Camp Norte, Ronaldo Carlos Moura, “desejo muito sucesso. Não é tarefa fácil presidir a Camp Norte, mas ele conseguirá com muita maestria”, concluiu Chucrallah.
Já para a atual presidente do Rotary Club de São Paulo (RCSP) – Norte e paraninfa das turmas do Curso Básico de Assistente Administrativo, Gelse Mankel Rimoli Koch, “ a Camp Norte continua sendo a menina dos olhos do Rotary-Norte. Sabemos das grandes dificuldades enfrentadas pela instituição. Hoje, é um dia muito especial e de muita responsabilidade para mim, pois sou paraninfa das turmas do Curso Básico de Assistente Administrativo. Como presidente do Rotary Club São Paulo-Norte, me propus a dar o meu melhor à entidade, continuarei sendo fiel escudeira. Parabenizo toda a equipe da Escola Profissionalizante Dr. Luiz Diógenes Zeppelini pelo empenho e dedicação. Todos são dignos de louvor, são pessoas iluminadas pois todas têm a missão de servir. Quem já viveu aqui sabe das dificuldades, em especial na parte financeira, muitas empresas desistiram de apoiar o projeto devido à atual crise do país, mas apesar de todos os obstáculos a Camp Norte continua firme”.
Gelse também ressaltou a importância da capacitação profissional. “Os jovens estão mais difíceis e problemáticos, é interessante o aprendizado oferecido pela Camp Norte, pois eles aprendem como se comportar numa entrevista de emprego. Outro projeto interessante desenvolvido pelo Rotary em parceria com a escola é o Ryla, o programa desenvolve habilidades de liderança. Cerca de 84 jovens do nosso clube participaram recentemente do projeto que estimula a capacidade de comunicação e liderança desses jovens aprendizes. O aprendizado é enorme, o programa prepara o individuo da melhor maneira possível, visando não só a evolução, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional” completou.
Oficialmente, o Rotary é definido como uma organização de homens de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários.
Fundado em fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, pelo advogado Paul P. Harris e mais três amigos. Atualmente, existem mais de 30.000 clubes e mais de 1.188.000 rotarianos situados em 163 países.
Para a paraninfa da turma do Curso de Inclusão Digital – Pacote Office, Lilian Simões Villão do Vale, “ é prazeroso e gratificante este momento. Frequento bastante a entidade, estamos sempre fazendo atividades com a comunidade. A Camp Norte proporciona excelente infraestrutura e aprendizado aos alunos que queiram ingressar no mercado de trabalho. Acredito na importância da capacitação profissional, é imprescindível para o primeiro emprego, pois ajuda os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. Além disso, a Camp Norte oferece grandes oportunidades para a Melhor Idade, público fiel e dedicado, principalmente porque a Informática faz parte do dia a dia das pessoas”.
De acordo com a paraninfa da Turma de Eletricista Instalador, Rosmary Correa, “ser paraninfa é uma experiência inédita, agradeço muito o meu padrinho e presidente da entidade Chucrallah Salem El Tayar por ter me convidado, estou muito contente . Os jovens têm que aproveitar muito bem o que aprenderam aqui para serem profissionais bem remunerados e de sucesso. Espero que no meu discurso eu possa estimulá-los muito a serem bons profissionais e pessoas que cumpram prazos e trabalhem com honestidade, pois estamos precisando muito de eletricistas. O foco da Camp Norte são os jovens, mas a entidade também privilegia o público da Melhor Idade. É fundamental se qualificar e conhecer mais sobre o mundo digital”.
Para Rosmary, “o Projeto Ryla é um dos principais programas do Rotary, pois dá direcionamento para a juventude e consegue identificar as lideranças iminentes, além de ajudar essa garotada que muitas vezes precisa de uma direção. Aqui na Camp Norte o trabalho é bem executado pelo professor Marcio Andreoli”.
Para o presidente eleito da Camp Norte, Ronaldo Carlos Moura “ presidir a entidade é uma grande experiência, fui indicado pelo meu padrinho Chucrallah Salem El Tayar, uma pessoa de muita integridade. Com certeza, pegarei o bastão dele onde estarei proporcionado à Camp Norte a melhor situação possível. Me empenharei junto ao Rotary-Norte e aos companheiros do clube. Acredito que teremos muito destaque junto à comunidade. Já a capacitação profissional é fundamental para ingressar no primeiro emprego e também para as pessoas da Melhor Idade, é uma grande oportunidade de fazer a diferença”.
Para a aluna Alexya Felix da Silva Souza, do Curso Básico de Assiste Administrativo “ o curso foi muito importante, pois me ensinou como posso entrar no mercado de trabalho e como me comportar no ambiente corporativo. Foram seis meses de muito conhecimento e aprendizado, pretendo conseguir um bom emprego. E o Projeto Ryla nos ensinou muito a lidar com a pressão e a competividade no mercado de trabalho. Agora precisamos colocar em prática tudo o que aprendemos aqui na Camp Norte”.
OPara o aluno do curso de Eletricista Instalador, Ramilton Ferraz de Souza, “o curso proporcionou muito aprendizado e foi bastante gratificante. Vou levar toda minha experiência para o mercado de trabalho. Aprendi muita coisa aqui, como a colocação de tomadas nos lugares certos, os fios, o cálculo correto das voltagens, além de corrigir erros na parte elétrica”.
Para a aluna do Curso de Informática, Neusa Sandra Spardone “o curso proporcionou muita experiência, pude trabalhar a mente e a prestar a atenção no professor e ao mesmo tempo no computador. São muitas teclas, números e letras, aprendi a escrever tudo ao mesmo tempo. Acredito que eu esteja preparada para o mercado de trabalho”.