Falar sobre câncer de mama pode ser algo muito delicado. Porém, ter o máximo de informação sobre o assunto é essencial para a saúde das mulheres.
O câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil, é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que juntas formam um tumor. Não existe uma causa específica, mas a idade é um elemento de risco (mais precisamente a partir dos 50 anos)
Em seu funcionamento normal, o corpo substituiu as células antigas por células novas e saudáveis. As mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor.
Apesar da gravidade, muitas mulheres desconhecem os verdadeiros fatores de risco para o desenvolvimento da doença.
Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 98% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de recuperação.
Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. A mamografia é o principal exame para detecção precoce do câncer de mama e uma das grandes aliadas da saúde feminina.
Instituído há 8 anos, a partir do Projeto de Lei da Senadora Maria do Rosário (PT-RS), o Dia Nacional da Mamografia celebrado no dia 5 de fevereiro, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame para detectar alterações na mama. O exame é uma radiografia do tecido mamário, feita por um equipamento de raio-X chamado mamógrafo, capaz de identificar lesões nos estágios iniciais.
Quanto mais cedo o tumor for identificado, maiores as chances de cura.
Não perca tempo. Previna-se!
Comentários: