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Sábado, 15 de Novembro 2025

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Dia do Diretor Escolar

12 de novembro

Dia do Diretor Escolar
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O Dia do Diretor Escolar é comemorado todos os anos no dia 12 de novembro, para lembrar do profissional responsável por gerir a instituição de ensino e garantir o bom funcionamento para toda a comunidade escolar. 

Além disso, é a maior referência da escola, tanto no âmbito pedagógico quanto administrativo, assumindo uma grande responsabilidade à frente da principal instituição de experiências educacionais formativas. 

Quando surgiu o trabalho do Diretor Escolar 

A função de diretor escolar surgiu por volta de 1880, a partir de reformas educacionais e de uma nova organização, que definiu um responsável geral pela instituição de ensino. 

Em setembro de 1892, o estado de São Paulo instituiu a Lei Estadual nº 88, que definiu o diretor escolar como parte das organizações escolares. Ele era nomeado pelo governo e deveria ser um professor formado pelo Magistério de 1º grau ou Pedagógico. 

Desde então, os diretores escolares foram os responsáveis pelo bom andamento da reforma educacional, orientando os docentes, e passaram a exercer funções administrativas. 

O principal objetivo dessa reforma foi acabar com o analfabetismo, pois a taxa da população analfabeta era bastante expressiva na época, e desenvolver a sociedade. Com isso, foi criado o Ministério dos Negócios Interiores da Educação e Saúde em 1930. 

Essa responsabilidade foi atrelada ao diretor escolar, com a função de chefe da escola no modelo tradicional de educação, representando uma figura rígida e de poder, diferente do modelo atual, onde a gestão democrática se estabelece. 

Atualmente, o diretor escolar é o líder democrático da escola, eleito por votação da comunidade escolar, e trabalha em conjunto com ela, visando a uma educação de qualidade e com a participação de todos. 

A gestão democrática exercida pelo diretor escolar está prevista na legislação desde 1988, conforme o artigo 206 da Constituição Federal, “o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: […] VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei”. 

Na Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, esse modelo de gestão está definido da seguinte forma: 

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 

[…] VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino. 

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: 

I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola. 

II – Participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. 

Art. 56. As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional. 

Parágrafo único. Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes. 

No Plano Nacional de Educação, de 2014, as diretrizes de gestão democrática são definidas da seguinte forma: 

Art. 2º. São diretrizes do PNE: 

VI – Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública. 

Meta 19 – Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto. 

Qual é a função do Diretor escolar 

O diretor escolar é o líder da escola, o que lhe confere a responsabilidade de administrar todas as atividades que a instituição realiza, guiando o trabalho e a função de todos que compõem a comunidade escolar. 

Ele participa da gestão administrativa, pedagógica e financeira, bem como de recursos humanos, comunicação, rotina, tecnologia e marketing, coordenando toda a equipe escolar em suas funções. 

Gestor administrativo 

Como gestor administrativo, o diretor escolar cuida dos recursos físicos, materiais e patrimoniais disponíveis, para que sejam utilizados da melhor maneira possível. Seu objetivo é assegurar a organização e a manutenção do espaço físico e do patrimônio da instituição, otimizando todos os recursos e integrando todos os setores da escola de modo a garantir a excelência do ensino e das práticas pedagógicas. 

Entre as funções do diretor como gestor administrativo, estão: 

  • Organizar a rotina escolar.
  • Garantir o cumprimento de leis e diretrizes de ensino.
  • Realizar o levantamento dos materiais que devem ser comprados.
  • Implementar a tecnologia para otimizar os processos administrativos.
  • Administrar os recursos da escola.
  • Garantia do uso correto dos recursos disponibilizados.
  • Zelar pela manutenção do patrimônio da instituição.
  • Identificar e suprir as necessidades da comunidade escolar.
  • Definir estratégias para captação e retenção de alunos.
  • Integrar todos os componentes da gestão escolar para atuarem em conjunto.

Dia do Diretor Escolar – Gestor pedagógico 

Como gestor pedagógico, é responsável por organizar todo o sistema acadêmico e trabalhar para a melhoria da didática e de outras práticas educacionais, garantindo a qualidade da educação, a partir do planejamento escolar, das práticas pedagógicas e da relação com a comunidade escolar. 

Para realizar o planejamento escolar, o diretor precisa: 

  • Garantir o alinhamento às novas diretrizes educacionais, como a
  • Articular a construção democrática do Projeto Político Pedagógico (PPP).
  • Conduzir a decisão do sistema de ensino ou do material didático a ser utilizado pela escola.
  • Proporcionar momentos de formação continuada para a equipe docente e pedagógica.
  • Estruturar práticas para garantir a inclusão escolar.
  • Desenvolver uma visão orientada para resultados (atentar-se aos indicadores e dados educacionais da escola).
  • Identificar oportunidades para a personalização do ensino.
  • Traçar planos de ação para nivelamento de estudantes com baixo rendimento e com dificuldades de aprendizagem.

Quanto às práticas pedagógicas, o diretor é responsável pelas seguintes funções: 

  • Orientar os professores na construção do planejamento anual e nos planos de aula.
  • Facilitar a construção de projetos multidisciplinares.
  • Garantir que as competências socioemocionais sejam desenvolvidas em todas as etapas de ensino.
  • Encontrar formas relevantes de inserir a tecnologia educacional na prática pedagógica.
  • Estimular e engajar os professores no uso da tecnologia educacional.

Para estabelecer uma relação com a comunidade escolar, suas ações incluem: 

  • Engajar alunos e familiares no uso da tecnologia educacional.
  • Envolver toda a comunidade na rotina e nos eventos escolares.
  • Acolher os alunos e familiares no ambiente escolar.
  • Facilitar momentos de feedback com alunos e familiares.
  • Mediar conflitos.

Gestor financeiro 

É responsável por administrar o orçamento para gerar retorno financeiro e garantir a sustentabilidade e a evolução contínua da escola, participando ativamente com a equipe responsável. 

Entre suas atribuições nesta função, estão: 

  • Fazer o planejamento financeiro e definir o investimento dos recursos financeiros da escola.
  • Administrar o orçamento da instituição.
  • Organizar o fluxo de caixa.
  • Garantir a captação e retenção de alunos.
  • Estabelecer uma rotina de pagamentos dos colaboradores e fornecedores.
  • Organizar a folha de pagamento dos colaboradores da escola.
  • Manter um bom relacionamento com fornecedores.
  • Realizar a prestação de contas dos gastos da escola.
  • Realizar cobranças e envio de boletos (para pagamento das mensalidades, por exemplo).
  • Executar medidas para o controle da inadimplência escolar.

Gestor de recursos humanos 

Na gestão de recursos humanos, o diretor escolar tem como principal atribuição engajar os colaboradores na aplicação do projeto pedagógico e orientar a prática dos valores institucionais. 

Além disso, é responsável por contratar professores e demais colaboradores, bem como contribuir para o desenvolvimento dos profissionais por meio da formação continuada. Para tanto, ele precisa se comprometer com a contratação de professores capacitados e alinhados com o projeto pedagógico da escola. 

Gestor da comunicação 

A comunicação é fundamental para o bom funcionamento da escola, pois estabelece uma relação saudável e produtiva, tendo o diretor como mediador desta tarefa. 

Para tanto, ele precisa organizar os fluxos da comunicação para que cada um entenda seus deveres e compromissos dentro da escola, mantendo a comunidade escolar informada sobre tudo o que acontece no ambiente escolar. 

Além disso, uma boa comunicação contribui para que os professores estejam alinhados com a proposta da instituição, que todos da comunidade escolar compreendam os seus direitos, deveres e compromissos, e que os alunos se engajem nas atividades promovidas. 

Gestor da rotina 

As atividades cotidianas da escola precisam de acompanhamento do diretor para garantir que as propostas estão sendo seguidas e os objetivos estão sendo alcançados, bem como analisar o que pode ser melhorado para tornar sua gestão mais eficiente e produtiva. 

Precisa estar à disposição diariamente para atender às demandas que surgirem e solucionar problemas no decorrer do ano letivo com o auxílio da equipe que também compõe a comunidade escolar. 

Cabe a ele também evidenciar a realidade da instituição de ensino, buscando otimizar os fluxos de trabalho e melhorar a qualidade da educação, com foco na efetividade do processo de ensino e aprendizagem, e na formação dos alunos. 

Gestor tecnológico 

A tecnologia educacional já faz parte dos processos escolares e precisa atender às necessidades de ensino da nova geração e promover a cultura digital na escola, conforme estabelecido pela BNCC. 

É responsável por implementar recursos tecnológicos e utilizá-los de maneira relevante no processo de ensino e aprendizagem, incluindo-os nas práticas pedagógicas para otimizar o trabalho. 

Os recursos tecnológicos também podem ser utilizados para facilitar a rotina da gestão escolar, pois existem ferramentas ideias para solucionar problemas de comunicação, agilizar processos burocráticos e fornecer dados sobre o rendimento dos alunos e professores. 

O diretor escolar é muito importante para a escola, além de todas as atividades que exerce, ele incentiva, motiva e inspira a equipe e os alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem melhor. 

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