Já se aproximava da hora do almoço quando agentes da Polícia Militar flagraram o alvo que o Detran-SP vinha monitorando. Na sexta-feira, 5 de setembro, o Astra azul, que circulava por Pinheiros com 602 multas e dez vezes seu valor de mercado em infrações de trânsito, foi recolhido na zona oeste da capital. Era o fim da linha para um veículo que, para além dos R$160,6 mil devidos ao Fundo de Multas do Estado, representava por si só um risco à segurança no trânsito. Os policiais identificaram que o condutor não tinha CNH nem era o proprietário do carro.
A apreensão do Astra azul, que há doze anos não tinha o licenciamento regularizado, é um marco dentro de um novo projeto de fiscalização do Detran-SP, que mapeia e monitora com análise de dados e inteligência artificial, os chamados veículos contumazes em infração – aqueles que acumulam multas sem perspectiva de quitação. Dez dias antes, o projeto tirou das ruas um Corsa 2004/2005 que somava 229 multas e R$123 mil em passivo, quase seis vezes seu valor pela tabela Fipe.
No dia seguinte à remoção do Astra, outro campeão de infrações que andava no radar do Detran-SP e da PM seguiu para um pátio: um Chevrolet Montana 2014/2015. Com 434 multas, num total de R$101,6 mil em débitos, mais que o dobro do preço de R$40 mil da tabela Fipe, o veículo foi apreendido em um sábado de manhã, zona leste da capital. Sem licenciamento há quatro anos, o carro também era guiado por um condutor não habilitado.
As operações são resultado de um trabalho estratégico de cruzamento de dados de infrações e monitoramento de circulação, em que a inteligência artificial é usada para identificar padrões, contribuindo para a previsibilidade de comportamento do infrator. Passada a fase inicial, que é centrada na capital, o plano é institucionalizar o projeto, reforçando a atuação do Detran-SP na fiscalização e na remoção de veículos em situação irregular em todo o estado, uma das múltiplas frentes para a construção de um trânsito responsável. A cada três meses, a lista de campeões de infrações passará por uma atualização, a partir do levantamento dos maiores reincidentes dos doze meses anteriores.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP tem o compromisso de prevenir sinistros e preservar vidas e a missão de gerir um sistema de trânsito mais seguro e eficiente entre todos os modais. O órgão busca oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
A transformação digital em curso na autarquia visa melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se