SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Colunistas

Viva a vida com Qualidade de Vida

Colunista Coronel PM Paulo Augusto Leite Motooka

Viva a vida com Qualidade de Vida
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As Organização das Nações Unidas (ONU) conceituam Qualidade de Vida, como “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. No Brasil, esse conceito surgiu na década de 70, vinculado à área da saúde e posteriormente apareceu no texto da Constituição de 1988, para finalmente passar a ser o foco almejado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Constituição Federal correlacionou o conceito com a preservação do Meio Ambiente e ao Combate e Erradicação da Pobreza. No SUS referenciou o termo à atenção integral à saúde, da gestação ao desenvolvimento por toda a vida, e o inseriu na definição de Promoção da Saúde ao definir como sendo um “conjunto de ações sanitárias integradas, inclusive com outros setores do governo e da sociedade, que busca o desenvolvimento de padrões saudáveis de: Qualidade de Vida, condições de trabalho, moradia, alimentação, educação, atividade física, lazer entre outros”.

Pesquisadores afirmam que não existe uma definição precisa, porém têm em consenso de que é um conceito que evolui, amplo e subjetivo, o qual tem despertado o interesse por uma forma que permita a avaliação de seu nível na vida das pessoas o que serviria, por exemplo, para definir estratégias na área de saúde, do trabalho, da nutrição, etc.

A reboque disto surgiram várias pesquisas relacionadas à temática e ainda instrumentos psicológicos, na forma de questionários, para mensurar como as pessoas estão em relação à sua Qualidade de Vida.    

Em não havendo uma definição, especialmente pela sua subjetividade, espera-se que com algumas atitudes as pessoas possam adotar um estilo de vida que cuide do EU Biopsicossocial e Espiritual de modo que lhe favoreça melhores níveis de satisfação e bem-estar na sua relação com as pessoas e com o Meio Ambiente.

Algumas pequenas atitudes sugerem serem facilitadoras de um jeito de viver que pode influenciar na Saúde e Qualidade de Vida das pessoas, como por exemplo, ter uma alimentação equilibrada e saudável, dormir 8 horas no dia, praticar atividades esportivas, ter pensamentos positivos, ocupar a mente, trabalhar somente o necessário, praticar lazer, divertir-se, rezar, etc. 
O que menos importa é o conceito, mais vale fazer e viver.

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Direito e Especialista em Direito Ambiental
Bacharel em Psicologia (Abordagem Centrada na Pessoa)

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!