Mais de mil veículos apreendidos por infração de trânsito foram liberados em poucos minutos por seus proprietários na semana de 28 de setembro a 4 de outubro, por meio da LIVE - Liberação Instantânea de Veículos -, serviço lançado em junho pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Esse número corresponde a 47% de todas as liberações realizadas no período, que somam o total de 2.335 veículos.
Desenvolvida com base na hiperautomação – integração de tecnologias que dispensa a ação humana – a ferramenta permite a liberação imediata de veículos por meio do portal do Detran-SP. Para utilizá-la, é necessário ter uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro e, após o login, selecionar o veículo apreendido que se deseja liberar.
Na sequência, o usuário tem acesso a uma tela com informações do veículo:
-Localização do pátio onde está recolhido
-Valor da taxa de liberação
-Eventuais multas pendentes de pagamento
As multas e a taxa de liberação, fixada em R$ 20,06, podem ser quitadas via pix, com QR Code ou chave gerada pelo próprio sistema. Com o serviço, o cidadão sabe exatamente o valor que deve ser pago, evitando cobranças indevidas. Os valores referentes ao pátio também são detalhados no ofício de liberação, conferindo maior transparência ao processo.
O rastreamento de débitos e restrições é possível pela integração da LIVE com diversas bases governamentais, como a da Receita Federal, a da plataforma GOV.BR e a do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).
A Live foi desenvolvida pelo Detran-SP com o apoio da Prodesp, empresa de tecnologia do governo do Estado, para modernizar processos e oferecer serviços mais ágeis e digitais ao cidadão.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP tem o compromisso de prevenir sinistros e preservar vidas e a missão de gerir um sistema de trânsito mais seguro e eficiente entre todos os modais. O órgão busca oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
A transformação digital em curso na autarquia visa melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o Estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se