SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Clubes de Serviços

Sucesso marca a realização da 28ª Conferência Distrital de Rotary em Águas de Lindóia

Conferência do Distrito 4430 de Rotary fecha com chave de ouro a gestão Dante e Adriana Amato

Sucesso marca a realização  da 28ª Conferência Distrital de Rotary em  Águas de Lindóia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com a presença de cerca de 1.500 pessoas que participaram e circularam pelos três dias da 28ª Conferência Distrital, em Águas de Lindóia, o casal  Dante Galvanese Amato Filho e Adriana Martins Amato, fechou com chave de ouro a gestão e foi cumprimentado por todos os companheiros que lá estiveram. Foi a última Conferência do Distrito 4430 que a partir de agora com a somatória do Distrito 4610 se tornará 4563.

O que se pôde mostrar foram palestras de muita importância para o meio rotário, em especial criando estímulo para que os companheiros terminassem o mês buscando finalizar os objetivos traçados e também dar força para que os companheiros deem continuidade para a gestão da nova governadora Maria Lúcia Strazzeri para o ano rotário 2019/2020, palestras que além de motivarem os companheiros, também trouxeram instruções para a melhoria da qualidade de cada clube do Distrito.

O encontro teve início na quinta-feira, dia 23 de maio com o hasteamento das Bandeiras e a entrada dos presidentes da gestão do governador Dante Amato. Na ocasião, também foi prestada uma homenagem ao patrono da Conferência que ocasionalmente foio pai do governador Dante, o médico e rotariano Dante Galvanese Amato, e aos companheiros falecidos neste ano, momento que sensibilizou  o público presente.  

O Rotary Club de São Paulo-Vila Guilherme fez o tradicional plantio de árvores e distribuiu  mais de 400 mudas de ipê aos participantes, a fim de melhorar  nosso sistema de oxigenação no planeta.

No final da tarde de sexta-feira, teve a tradicional festa Comida de Buteko com  a  participação dos sertanejos  Adriel e Adriano e a banda Transa Samba num profundo relacionamento cordial e agradável entre os participantes.

Já na manhã de sábado, dia 25 de maio,  a Conferência contou com as premiações distritais. Basicamente três clubes predominaram: Rotary Club-Vila Alpina, Rotary Club-Norte e Rotary Club-Vila Maria.

No último dia da conferência, houve palestras importantes e interessantes tais como As oportunidades e experiências proporcionadas pelo Rotary, ministrada pelo ex-bolsista do Curso de Mestrado em Recursos Hídricos, Cristiano Von Steinkirch;   Um olhar sobre a cidade de São Paulo proferida pelo secretário municipal  de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira; É proibido calar! Precisamos falar de Ética e Cidadania com nossos filhos, ministrada pelo jornalista Milton Jung e Oratória e como Falar em Público com o escritor Reinaldo Polito.

Para encerrar o evento, o Baile do Governador cujo tema foi “Uma Noite em Veneza”.

Mais uma vez, o Rotary deu um exemplo de trabalho comunitário e tem-se que enaltecer a cordialidade, generosidade e acima de tudo, respeito ao próximo deste casal que deixará sua marca indelével no Distrito 4430.

Confira o depoimento de alguns participantes da Conferencia Distrital.

Para a presidente do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte, Gelse Rimoli Koch, “a Conferência Distrital proporciona diversos significados, como a irmandade entre todos os grupos de vários clubes com a presença dos associados e também futuros associados, pois muitos acabam se tornando sócios da entidade. O evento ainda faz com que aprendamos mais sobre a instituição, além de vivenciá-la. É uma realização pessoal e maravilhosa de todas as pessoas entre si. A Conferência é um dos pontos mais importantes, pois reunimos todos os presidentes do Distrito. É uma confraternização entre presidentes e rotarianos, além de ser um congraçamento entre todos.  Acima de tudo, é  um momento de agregar informações mais profundas sobre Rotary através das palestras e dos painéis”.   

Gelse aproveitou a oportunidade para falar sobre a sua gestão. “Para mim foi um desafio presidir o  Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte, um dos mais importantes e mais fortes clubes do Distrito 4430. Eu amadureci muito com essa experiência, eu achava que daria conta pois descobri que o nosso clube é muito forte. Eles são competentes e se doam, além de seriedade. Cada um tem sua importância, mas cada um  de forma diferente. Então, todos se complementam. Aprendi o quão grande as pessoas são e também a entendê-las, trabalhando as diferenças, que é difícil. Além de ter tido a satisfação de conseguir cumprir a minha missão,  aprendi  entender melhor as pessoas e assim me sinto mais feliz e realizada pessoal e profissionalmente. Agradeço a Deus esta oportunidade. Fiz tudo aquilo que o meu coração queria, cheguei numa faixa etária que eu não tenho mais nada a receber e sim doar. Quem doa traz  uma plena felicidade”. 

A presidente ainda destacou a grande responsabilidade da próxima governadora do novo Distrito 4563, ano rotário 2019/2020, Maria Lúcia Strazzeri, membro do Rotary-Norte. “Percebi que todos os companheiros do clube estão se conscientizando da importância disso. Maria Lúcia é uma pessoa trabalhadora e tem o sonho de poder realizar. Certa vez, um governador disse que é fácil presidir o Rotary-Norte, e eu acredito nisso, pois são todos colaboradores. E desejo ao próximo presidente, Raugeston Bizzaria sucesso e tenho certeza que ele será um vitorioso pois tem garra. Certamente, ele continuará com o mesmo padrão que o Norte tem seguido. Todos os presidentes devem se esforçar muito no clube. E o Bizarria vai conseguir manter o nosso padrão”.

E o jornal Semanário da Zona Norte, através do seu diretor João Carlos Dias, agradeceu profundamente o trabalho e a dedicação da companheira  Gelse Rimoli Koch, que fez crescer e enaltecer cada vez mais o nome  do Rotary-Norte em todos os canais competentes de comunicação. Foi impressionante o número de companheiros do Rotary-Norte que estiveram presentes na Conferência.

Já para o governador do Distrito 4430, Dante Galvanese Amato Filho, o ano rotário 2018/2019 destacou a gratificação de ser governador do Distrito e a grande experiência e incentivo que teve de seu pai, também rotariano, Dante Galvanese Amato. “ Meu pai era uma pessoa diferenciada. Existe uma grande diferença entre a pessoa ser famosa e importante. O famoso é aquele que vem, cresce, todos querem procurar mas que com o tempo esquecem. Já  a pessoa importante é aquela que fica para o resto da vida. E ele foi importante para mim, minha família,  para todos aqueles  que estavam ao seu  lado e para os rotarianos. Então, a imortalidade dele como pessoa vai para o resto da vida. É por isso que nós não sentimos tanto a falta física dele, pois  tudo aquilo que temos feito nos últimos tempos fluem. Tivemos um direcionamento nas nossas vidas, ou seja, valores que ele nos ensinou, a ética e tudo aquilo que ele viveu. Dante Amato era um exemplo vivo de pessoa como médico, profissional e pai. A emoção é muito grande, inclusive a escolha desse hotel onde estamos aqui em Águas de Lindóia foi proposital. Vivemos aqui momentos muito felizes, lugar onde relembramos coisas que foram feitas no passado. Claro, que hoje a tecnologia é outra e muitas coisas mudaram, em especial  o que  aprendemos em relação à Fundação Rotária. É uma enorme emoção, relembrarmos diversos pontos e aproveitamos para nomear como patrono  desta Conferência Dante Galvanese Amato. Ao longo deste ano, passei por 54 clubes e em todos lugares que fui as pessoas lembravam dele por tudo aquilo que meu pai deixou, e ele já faleceu há 18 anos”.

Dante também fez um balanço de sua gestão em um Distrito tão importante como o 4430. Quando entrei para ser governador tinha uma missão, um objetivo e um planejamento. Digo que hoje não é difícil trazer pessoas para o Rotary, aí está o resultado. Crescemos em número e qualidade de pessoas que entraram para a entidade, ou seja, focadas e que entendem o que é ser um rotariano. Nós também aumentamos a nossa capacidade de arrecadação, a qual chamamos de investimento  para a Fundação Rotária, alcançando a marca de 260 mil dólares, faz tempo que isso não acontecia, principalmente numa época em que o dólar está bastante valorizado, isso nos permitirá que daqui a três anos esse dinheiro seja investido nos nossos próprios clubes. Percebemos que as pessoas estão mais conhecedoras da importância do que é trabalhar com uma  Fundação Rotária, e não confundir o Rotary como uma ONG ou clube social. Somos um grupo de profissionais voltados para atender as comunidades. Hoje, os nossos presidentes e clubes entendem o tamanho e respeito da nossa instituição justamente numa época onde é difícil acreditar em alguém. Acreditei na minha gestão, os rotarianos do Distrito 4430 estão mais conscientes do que significa ser rotariano”. 

O governador falou da Exposição de Carros Antigos, um dos principais eventos realizados na sua gestão, um marco na região da Zona Norte.  “Todos nós temos algo que gostamos na vida, eu como engenheiro mecânico tenho no automóvel algo que me traz prazer.  Sempre admirei carros antigos que representassem épocas, e eu juntei algo que hoje é moderno pois a maioria das pessoas vivem em torno do carro antigo. É perceptível a quantidade de feiras que temos, mas elas são  comerciais. Então, pensei algo voltado para o rotariano. Ali consegui duas coisas: demonstrar a imagem pública  do que representa o Rotary e reunir pessoas que admiram este tipo de exposição.  Recebemos 25 mil visitantes nos dois dias de feira, e 200 mil visitas no site e nas redes sociais onde  angariamos fundos para nossa Fundação Rotária. Transformamos o evento em algo prazeroso e que nos deu resultado para nossa associação. Realmente, esse encontro foi um marco da minha gestão, e um sonho  realizado”.

Amato destacou a importância da fusão entre os distritos 4610 e 4430 que acontecerá na próxima gestão.  “Na verdade o Distrito 4610 era 461 no qual meu pai foi governador há 30 anos. Ele foi dividido em três distritos: 4430, 4420 e 4610. Fazer essa fusão não é tão difícil porque eu já conhecia a história do Distrito. Hoje, temos mídias e conseguimos fazer algo diferente do que era no passado. Acredito que essa fusão irá melhorar muito dentro da cidade de São Paulo. Eu me sinto lisonjeado por estar demarcando um Distrito que foi sucesso e cresceu. Vou ser lembrado como um governador que encerrou uma fase do Rotary e começou outra. A minha mensagem para a próxima governadora Maria Lúcia Strazzeri é que estou entregando  esses 54 clubes e essas pessoas motivadas e inspiradas. Consegui mostrar que o Rotary é algo muito fácil de fazer. Não complique e seja natural, deixe as coisas acontecerem. Temos que lembrar que todos nós somos voluntários comprometidos. Desejo que ela seja uma gestora e entenda que cada um tem suas características, e que os maiores protagonistas são os presidentes e não o governador.  O governador tem o papel de administrar e incentivar e fazer com que as coisas aconteçam facilitando através das ferramentas que o Rotary oferece”.

De acordo com Dante Amato, “as mídias regionais, em especial o Semanário da Zona Norte, é fundamental para a divulgação e o crescimento da entidade. A resposta que o meu pai dava para as pessoas que faziam perguntas era que o Rotary deveria fazer mais propaganda daquilo que faz.  A entidade só existe devido à nossa causa e os rotarianos  devem se preocupar em fazer essa apresentação. E ao longo desses anos, a instituição percebeu a importância deste tipo de apresentação. Toda empresa deve destinar uma verba para divulgação nas mídias. Ela é fundamental para trabalhar em paralelo mostrando exatamente o que o Rotary faz, assim como o  jornal Semanário da Zona Norte. É importantíssimo esse trabalho em conjunto”.

Para a primeira-dama do Distrito 4430, Adriana Martins de Siqueira Amato “a gestão Dante Galvanse Amato Filho foi muito emocionante e de muita responsabilidade, em especial por levar o nome do meu sogro Dante Galvanese Amato, dando continuidade ao trabalho que ele fez. Graças a Deus com o Distrito 4430 conseguimos inspirar e incentivar todos os clubes a trabalhar, executar e criar projetos.  Foi maravilhoso conviver com esses clubes e vivenciar detalhes especiais de cada um.  Primeiramente temos que ser humildes, olhando nos olhos das pessoas e abrindo seu coração.  Desta maneira, todos irão se dedicar mais e trabalhar feliz. O trabalho deve ser feito com carinho e em conjunto.  São muitos momentos marcantes que passei na gestão, como por exemplo visitar a UTI de um  hospital e  uma creche dento de uma favela em São Paulo. Muitas crianças com paralisia cerebral jogados na rua sem lugar para ficar.  É bonito ver todos os voluntários juntos. Algo que marcou muito  para nós foi  o carinho e o amor da pequena Luiza, de 9 anos de idade, membro do Rotary Kids.   Ela mostrou trabalho e incentivou muito as crianças, da importância da entidade.  A família inteira dela faz parte do Rotary”.

Adriana também deixou uma mensagem de otimismo para a próxima governadora Maria Lúcia Strazzeri. “ Desejo muito sucesso e dizer que o  governador é o gestor e quem trabalha são os presidentes”.

Já para o past- governador Valter Kwast ano rotário 2016/2017 “ a Conferência Distrital é o ponto maior do ano rotário. É  um momento onde o governador agradece pela colaboração e a compreensão de todos os colegas do Distrito no ano em que ele trabalhou como administrador do Rotary. O objetivo é conferir tudo o que aconteceu durante a gestão dele. É também um momento de confraternização e companheirismo”.

Segundo Kwast a fusão entre dois Distritos é algo inédito na entidade. “Eu nunca presenciei algo parecido, no início parecia ser difícil o entrosamento, principalmente entre o Colégio de Governadores.  É necessário boa vontade dos dirigentes para que nada aconteça de forma errônea. Minha mensagem para a Maria Lúcia Strazzeri é de muitas realizações. Ela é uma pessoa bem preparada, tem uma grande vantagem pois foi presidente dos dois Distritos, conhece muito bem os companheiros de ambos os lados. Com certeza, Maria Lúcia fará um excelente trabalho, ela poderá contar sempre comigo que eu estarei ao lado dela”.

Segundo o past-governador Paulo Eduardo Fonseca “ a Conferência Distrital fecha o ano rotário como o próprio nome diz. É uma grande oportunidade para exercitar a essência do  Rotary que é o companheirismo. São momentos de reencontros, emoção e alegria, além do trabalho. Isso nos fortalece para o novo ano que daqui a pouco  se inicia. Daqui saímos convictos de que vale a pena ser rotariano e participar da entidade. E  a fusão entre os dois  Distritos foi uma recomendação do Rotary International dentro de uma política que foi estabelecida dentro de um número de associados. Claro que o recomeço sempre traz uma preocupação, mas rapidamente será dirimida porque o objetivo que une os rotarianos é o mesmo.  Realizei uma palestra na cidade de Uruguaiana, no  Rio Grande do Sul,  divisa com  Uruguai e Argentina e na ocasião, em uma entrevista de rádio o jornalista me perguntou como que é participar de um Rotary de fronteira. Respondi que o Rotary não tem fronteira, o que nos une é o objetivo de servir. E a minha mensagem para a próxima governadora Maria Lúcia Strazzeri é felicidades. Ela está com as metas prontas e com a equipe montada. Isso nos compete a ajudá-la realizar o seu sonho de conectar o Rotary”.

Para o past- governador Paschoal Flávio Leardini “é muito importante a Conferência Distrital pois é um momento de congraçamento e de conferir os projetos que os clubes realizam para as comunidades e as premiações que são conferidas aos membros. Acima de tudo, a Conferência motiva os companheiros e fortalece os laços de amizade.  Quanto à fusão dos Distritos é algo necessário porque alguns vão ficando grandes e é preciso desmembrar, e outros estão menores e têm que difundir. Neste caso, é uma oportunidade de prestar serviço. Minha mensagem para  a nova governadora Maria Lúcia Strazzeri é que seja uma gestão de bastante harmonia, buscando sempre o envolvimento entre todos os rotarianos e as forças vivas da comunidade. É isso que ela precisa buscar para o Rotary crescer cada vez mais”. 

Paschoal também ressaltou a importância das mídias regionais. “É muito importante a divulgação, nós não vivemos sem ela. Precisamos divulgar todos os projetos que a entidade realiza, e a mídia, em especial o Semanário da Zona Norte,  mostra o companheirismo  do Rotary e seus ideais.

Já para o próximo presidente do Rotary Club-Santana, Paulo Vieira Jakubowski  “o Rotary é fazer o bem a todos, como o nosso lema ‘dar de si antes de pensar em si’. Desta maneira, o  Rotary ClubSantana irá proporcionar à comunidade a melhoria nas creches, nos asilos e futuramente nos postos de saúde. Desta forma podemos ajudar, a nossa região é carente de ajuda. Ela possui pontos bons e lugares maravilhosos, mas precisamos de uma administração profissional e o Rotary conta com essas pessoas. Vamos fazer a nossa região prosperar. A fusão entre os dois Distritos será bastante benéfica, digo que será um casamento. Haverá um fortalecimento porque cada um trará sua experiência. Com certeza, quem ganhará será a população”.

Paulo aproveitou para deixar uma mensagem de otimismo para Maria Lúcia Strazzeri e agradecer ao governador Dante Amato pelo magnifico trabalho. “A gestão do Dante foi excepcional e motivadora e acima de tudo reconhecimento. Ele valorizou e deu o glamour que o rotariano merece. Dante conseguiu transmitir sua gratidão através do afeto”.

Para a presidente do Rotary Club-Santana, Claudete Vieira Jakubowski  “o Rotary é importante principalmente pelo companheirismo. Tive a oportunidade, enquanto  presidente do Rotary Club-Santana, de conhecer diversas pessoas. Realizamos muitos projetos na região, destaco  ações no  bairro Jardim Princesa e a Campanha Polio Plus em agosto do na o passado. São projetos que beneficiam a comunidade. Desejo ao próximo presidente um excelente trabalho e que ele dê continuidade aos projetos que o clube vem realizando. Em relação à fusão dos Distritos acho interessante pois aumentará o número de companheiros. Juntos poderemos fazer mais pela comunidade”.

Já para o past-governador Ademil Martins Andrade,  presidente da Comissão Rotária “a Conferência Distrital é importante para a motivação da equipe para que possa continuar servindo cada vez mais a comunidade. Graças a Deus e aos companheiros conseguimos recuperar as arrecadações dos últimos três anos.  O valor  se multiplica a cada arrecadação à Fundação Rotária,  e volta em projetos da comunidade que é aplicada através de subsídios globais, distritais e da Poliomielite. Na minha opinião, a fusão entre os dois Distritos é favorável, pois passaremos de 1.080 para 1.900 associados, é uma grande oportunidade de arrecadação para o Distrito”.

Para o próximo presidente do Rotary Club São Paulo (RCSP) – Norte, Raugeston Bizarria, “ a Conferência Distrital tem dupla finalidade. A primeira é exatamente o aprendizado porque todo o processo que se faz em sala de aula é um aprendizado. Estamos mudando todos os dias e precisamos  aprender diariamente principalmente   neste mundo de constante evolução. O evento também nos traz a oportunidade de encontrar os amigos e fazer  companheirismo, pois o Rotary é a união de pessoas  fazendo esforços no mesmo sentido. As minhas expectativas em assumir o Clube é muito grande devido ao seu tamanho e sua importância para a comunidade. Assumo com muita honra e responsabilidade. Substituir a gestão à altura que foi a da Gelse Koch é algo muito desafiador. Nós alcançamos todas as metas impostas”.

De acordo com o presidente do Grupo São Cristovão, Valdir Pereira Ventura “o Rotary tem um papel fundamental na sociedade. Tanto o Grupo São Cristovão como o Rotary são entidades centenárias. Ambas têm as mesmas missões e o mesmo foco, que é de ajudar  a humanidade em geral.  Há muita sinergia entre elas”.

Pereira destacou o papel do Grupo para a população. “A nossa finalidade é fazer uma gestão compartilhada com todos os colaboradores e médicos. O planejamento estratégico deve ser mandatório e não há como tomar decisões sem ter uma análise técnica e econômica. Os processos são fundamentais, e o nosso objetivo é proporcionar melhoria tanto na parte técnica como no acolhimento. E com muita luta, depois de três anos, conseguimos obter a certificação internacional canadense. Isso faz com que a gente cresça, graças a Deus e com muito esforço. E a Zona Norte vem sendo beneficiada com a construção de um novo ambulatório, previsto para ser inaugurado ainda este ano”.

Maria Lúcia Strazzeri, past-presidente do Rotary Club de São Paulo-Norte para o ano rotário 2017/18 e futura governadora falou  da importância da Conferência Distrital. “A Conferência é o congraçamento de todos os clubes do Distrito, é um momento de reconhecimento  do que foi realizado pelos clubes, presidentes e rotarianos.  Para o governador é algo marcante, é o fechamento da sua gestão e de um trabalho que ele realiza desde o dia 1º de julho a 30 de junho do próximo ano. O Dante tem praticamente  um mês de gestão, algumas coisas ainda devem ser concretizadas. Quero parabenizá-lo pelos resultados que foram apresentados para a Fundação Rotária, pelo aumento no quadro associativo e pelo apoio que ele e o governador do Distrito 4610 estão me dando nesse momento histórico que é o encerramento desses dois importantíssimos Distritos.  Eu encaro como uma missão que tenho que cumprir porque fui do Distrito 4610 durante 22 anos e estou no 4430 há 35 ao lado do meu esposo Salvador Strazzeri como rotariana, esposa de governador e presidente de clube. Toda essa experiência vou reverter nesta missão que foi me dada. Meu objetivo é fazer com que haja harmonia entre os dois Distritos. Tenho certeza que eu terei o apoio do meu clube, um dos mais importantes e conceituados do Distrito que é o Rotary-Norte. Eu sei que posso contar com todos eles”.

Para José Roberto do Canto, presidente do Rotary Club-Vila Maria, “a Conferência Distrital é uma oportunidade de unir as pessoas e trazer conhecimento rotário, além disso integrar todos os rotarianos.   E estar herdando o clube do meu irmão demonstra o espirito do clube que é uma grande família. Eu tive a sorte de pegar a sequência do trabalho do meu irmão que foi premiado em todos os quesitos. Agora, é dar continuidade e trabalhar com bastante empenho. Tenho como projeto a reforma do Colégio Paulo Egidio, tradicional na região da Vila Maria. O nosso objetivo é transformar em uma escola modelo”. 

Para o  past-governador, João Freire D’Avila Neto, “a Conferência Distrital tem a função de desenvolver o companheirismo e ter uma programação inspirativa intimamente ligada ao lema da atual gestão.  O objetivo é motivar e inspirar os companheiros  fazendo um coroamento de todos os projetos e a premiação daqueles que fizeram a diferença. E a junção desses dois Distritos é importante para ter dinamismo na marca Rotary. Nós temos condições de resgatar a autoestima através de grandes projetos para que continuemos a nossa caminhada.  Desejo à nova governadora que ela tenha uma excelente caminhada praticando o lema ‘Rotary Conecta o Mundo’. Que ela seja coroada e abençoada de grande sucesso”.

Rogério Machado de Gouveia, presidente do Rotary Club-Pirituba, “o evento traz a congregação e a união entre as pessoas. É muito gratificante e uma grande bagagem que levamos para o nosso clube para que tudo funcione de uma forma conectada que é o lema da nova gestão.  Há anos conheço o Rotary Club São Paulo-Norte e tenho muita afinidade com seus companheiros. O Norte irá acalorar muito bem a nossa governadora Maria Lucia Strazzeri para que ela faça o melhor possível. Ela terá que ter um grande jogo de cintura para trazer calor humano aos clubes. Desejo que ela possa ter uma programação bem feita, com completa organização juntamente com seus companheiros e parceiros”.

Para o jornalista e palestrante Milton Jung “a Conferência Distrital mostra a força do Rotary. “Hoje as pessoas estão se fortalecendo e revelando suas dificuldades e suas soluções. Isso torna o Rotary ainda mais forte, é por isso que encontros como estes se tornam cada vez mais fortes. É a união que cada integrante do seu clube é capaz de inspirar. Eu inspiro  a minha palestra no último livro que lancei que ‘É proibido calar, precisamos falar de ética e cidadania com os nossos filhos’. Quero abordar essa relação que os pais têm com seus filhos e que são referência para os jovens de hoje e que são fundamentais na formação destes jovens. Muitas vezes, por uma serie de motivos, terceirizamos essa educação. Nós como pais não podemos terceirizar a educação, a minha ideia é mostrar um pouco deste trabalho e basicamente de que ser ético e cidadão é fazer a coisa certa. Se fizermos a coisa certa, certamente estaremos inspirando e influenciado outras pessoas”.     

Doris Pestana, past-governadora ano rotário 2017/2018, afirmou a relevância da Conferência Distrital. “A Conferência Distrital é o ápice da gestão onde os rotarianos se unem para adquirir mais informações e proporcionar momentos de descontração, companheirismo e comemoração, ou seja, é um momento de festejar as conquistas. O evento ainda mostra aos rotarianos do Distrito  todo o trabalho desenvolvido durante aquele ano, tudo que foi alcançado e realizado, realmente o fechamento é o grande momento da gestão.  E acima de tudo, o companheirismo é a chave de ouro fechando uma gestão. Hoje, vejo a junção entre os dois Distritos com muito bons olhos, pois estamos num nível bom de entrosamento e pensamentos. Temos grandes rotarianos em ambos os Distritos, e essa junção será excelente. Minha mensagem para Maria Lúcia é muita sorte e sucesso. Tenho certeza de que com todo planejamento que ela está tendo será coroada de êxito. Maria tem ideias ótimas e daremos continuidade a projetos já iniciados na minha gestão e crescendo cada vez mais, e acima de tudo unindo forças.

Doris destacou a importância da educação no nosso país. “Vou repetir o que o então secretário da Educação, Renato Nalini mencionou quando tivemos a nossa primeira conversa. Diante a tantas dificuldades e coisas para serem feitas, apenas o Rotary poderia ajudá-la. Realmente foi fantástico, no final da minha gestão tínhamos 70 escolas adotadas. Esse trabalho foi ficando cada vez maior e se diversificando.  E estão atingindo comunidades e famílias através da escola. E para o próximo ano junto  ao past-governador Claudio Moises, faremos um grande trabalho”.

Já para o companheiro Manoel do Canto, “ o Rotary é uma associação de homens livres e de bons costumes. A entidade tem a finalidade de ser exemplo para a comunidade de idoneidade, respeito, equilíbrio, discernimento, carinho e amor. Entrei na entidade em 1983, desde então participo do Rotary-Vila Maria onde tenho a satisfação de ter sido presidente  no ano de 1997/1998. E no ano de 2018/2019, meu filho mais velho, Mario do Canto foi presidente. E tenho o privilegio de ter esse ano o meu filho mais novo José Roberto do Canto ser presidente. Então, para mim o Rotary é uma escola de cidadania, respeito, educação e de bons relacionamentos. O Rotary sempre foi e será a família”. 

Já para o secretário de Segurança Urbana de São Paulo, José Roberto Oliveira, “o Rotary congrega pessoas com foco na comunidade. É o que você faz com o seu jornal, João Carlos Dias. Isso tem papel fundamental na Segurança Pública. É necessário este tipo de participação para que possamos avançar.  O que queremos enquanto Município é entender o território e colaborar com as polícias Militar e Civil.   E a Guarda Civil Metropolitana tem feito um belíssimo trabalho na cidade de São Paulo. São muitas ações e mais 6.300 homens  trabalhando e mais 300 na Academia. Enfim, é um trabalho importante em parceria com a Polícia Militar”.

Segundo o representante do presidente de Rotary International, Wener Ildon Gerhard  “ a Conferência Distrital é o momento onde se encaminha para o término. É onde o governador ira se certificar e premiar os clubes e companheiros pela realização de projetos e  trabalhos realizados durante a governadoria. Então, ele tem a satisfação e a alegria de compartilhar o êxito da governadoria. A Conferência é o momento rotário de cada Distrito. E se Deus quiser o Distrito 4563 iniciará com um bom numero de clubes e rotarianos. Acredito que com essa união de forças, será positivo para o Rotary na região da cidade de São Paulo”.

Já para o past-governador Salvador Strazzeri, “ a Conferência Distrital é muito importante. E o nosso Distrito 4430 está encerrando suas atividades porque irá se juntar com 4610 que também encerra seus trabalhos. Ambos darão origem ao Distrito 4563 que a partir de 1º  de julho contará com mais de 100 clubes. O evento é fundamental, e todo governador praticamente se despede do seu  mandato, e aí reconhece às pessoas e agradece pelo apoio e compreensão , ou seja, faz um relatório de tudo que foi realizado. E a minha mensagem para Maria Lucia Strazzeri é de muito sucesso. É importante para o crescimento dela, pois o Rotary é uma grande escola. Diariamente nós aprendemos o que fazer e também o que  não fazer. É excelente esse relacionamento onde todos têm o mesmo objetivo, servir à comunidade”.

Para Edson Cunha Borcatto, governador do Distrito 4610 “a Conferência Distrital é um momento exato de os clubes demonstrarem para a comunidade rotaria aquilo que eles realizaram. É extremamente importante a fusão entre os dois distritos porque  ambos estarão fortalecidos. Desejo à minha amiga Maria Lúcia sorte e que continue perseverante e conte com todos os companheiros”.

Para o past-governador Antonio da Costa“ o evento encarece a todo instante de uma checagem geral com referência aos sentimentos e afetividade com a comunidade.  Então, a Conferencia é um momento de nos encontrarmos com os amigos e verificar que a vida continua. Cada um de nós temos uma missão a cumprir. Parabéns pelo seu jornal incansável nas comunidades e na região da Zona Norte. E a fusão entre os Distritos é importante. Inicialmente, vi pelo lado negativo mas depois percebi que é necessário, pois o Rotary é uma entidade forte no mundo inteiro  e precisa de uma estrutura bem oxigenada para alcançar os propósitos”. 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!