SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 16 de Fevereiro 2026

Notícias Segurança Pública

Solenidade marca os 36 anos da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo

Solenidade marca os 36 anos da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Na quinta-feira, dia 15 de setembro, foi comemorado o aniversário de 36 anos  da Guarda Civil Metropolitana. A cerimônia, que aconteceu na Academia de Formação e Segurança Urbana, no bairro do Belenzinho, reuniu autoridades políticas, civis e militares, além da presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Na ocasião, foi entregue medalhas e láureas de mérito pessoal a autoridades, civis e militares, pelos relevantes serviços prestados à Guarda Civil Metropolitana e à sociedade.

O diretor do jornal Semanário da Zona Norte, João Carlos Dias recebeu a outorga das mãos da secretária municipal de Segurança  Urbana, Elza Paulina de Souza.

As autoridades e os convidados presentes no evento destacaram a importância do trabalho  da Guarda Civil Metropolitana na cidade de São Paulo. 

Para Ney Antonio Moreira Duarte, presidente da  Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), “a  Guarda Civil Metropolitana  é fundamental para a Segurança Pública porque é uma área mais restrita e não tão ampla quanto à Polícia Militar do Estado de São Paulo. Antigamente, eles tinham uma atividade mais reduzida e era relativa apenas à segurança dos bens públicos. A GCM  presta serviços que transmite muita segurança para a sociedade. O respeito que ela tem demanda muito do comportamento dos membros da Guarda. São pessoas de elevado nível moral e postura, e acima de tudo, educação. É uma policia próxima da gente”.

Para o vice- almirante Guilherme da Silva Costa, comandante do 8º Distrito Naval,  “é inegável a importância que a Guarda Civil Metropolitana   tem para a cidade de São Paulo, que hoje completa 36 anos de existência. A Guarda está muito bem estruturada e conduzida, é um prazer estar presente nesta homenagem. E a população paulistana preza pela sua força pública de segurança. Então, a GCM vive esse reflexo, além de conseguir desenvolver muito bem seu trabalho. Para mim é uma honra muito grande ser homenageado pela Guarda”.

Já para o prefeito de Aeronáutica de São Paulo, coronel intendente Andrei Leça Borges, “ é uma honra ter sido convidado e homenageado pela Guarda Civil Metropolitana nesses 36 anos de existência. Há muito competência e seriedade no trabalho deles, que é extremamente difícil. Eu digo que lidar com gente é muito difícil. Tive a oportunidade de precisar do trabalho deles como civil, e pude   ver o tratamento que eles oferecem. Amamos uns aos outros, não importa gênero ou crença.  O que mais me surpreende  é o crescimento que eles têm demonstrado para a sociedade. Eles buscam sempre pela perfeição. Fico feliz em poder usufruir do trabalho deles como instituição e cidadão. Inicialmente, a GCM começou com uma missão e hoje temos várias missões. Tive a oportunidade de conhecer o Canil, é um trabalho sensacional. O treinamento, carinho e a preocupação com os animais. Os cachorros são doutrinados com muito amor”.

Para Carlos Romagnoli, presidente da Sociedade Veteranos de 32, “ a GCM prima pela segurança e pelo patrimônio histórico da cidade de São Paulo. É só observar sua atuação na Praça Princesa Isabel e na Cracolândia. Eles são muito humanitários, e o que me encanta na Guarda é justamente essa aproximação com a população sempre prestativa e preocupada com o bem estar do cidadão. Aprecio muito o uniforme dos guardas, o modelo foi inspirado nos uniformes da Guarda  dos Estados Unidos. Para mim é um dos bonitos das forças de segurança”.

Segundo Mauricio Rodrigues Costa, superintendente  da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, “a Guarda Civil Metropolitana exerce uma função, do porte da cidade de São Paulo, extremamente importante.  É um conjunto da obra, a GCM e a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ela apoia as polícias Militar, Civil e Científica. É uma instituição importantíssima para a cidade”.

Para o comandante – geral da Guarda Civil Metropolitana,  Agapito Marques, “jamais imaginaríamos que a GCM chegaria onde chegou. Atualmente, a Guarda é o braço da segurança no município de São Paulo. Para a sociedade, o trabalho que fizemos, especialmente nas regiões periféricas, é muito importante. É mais um braço combatendo a criminalidade, reforçando a segurança e levando maior sensação de segurança para a comunidade. Então, são 36 anos de crescimento. Somos uma instituição nova em relação às demais, porém neste período conseguimos caminhar muito. E o prefeito Ricardo Nunes tem nos dado muito apoio, estamos renovando todo nosso material bélico, reforma de unidades, criação de novas unidades. É um grande avanço para a GCM. Esse é o resultado, ou seja, darmos o melhor serviço para a população.  Nós éramos conhecidos como a guarda do Jânio Quadros, uma forma muito carinhosa, e hoje somos a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Atualmente, contamos com 5.845 guardas e em breve novas contratações com mil novos profissionais. E não podemos deixar de destacar o crescimento das mulheres na corporação. A mulher exerce seu papel na segurança tão bem ou até melhor que o homem”.

Para a secretária municipal de Gestão, Marcela Arruda, “a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo possui uma relevância das mais altas para o município de São Paulo. A nossa Prefeitura tem adotado medidas de valorização contínua para a GCM. E hoje ela está no comando de uma secretária exemplar que é a Elza Paulino. A GCM nos ajuda muito no dia a dia. Temos visto hoje o aumento de mulheres no corpo da Prefeitura. São 73% de funcionárias mulheres, é um número relevante que merece ser aplaudido. A Guarda Civil Metropolitana tem muitas ações em prol das mulheres. E  eu como mulher, estou me sentindo muito honrada com a homenagem”.

A vereadora Edir Sales, considerada a madrinha da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, também esteve presente na comemoração. “Para mim é uma responsabilidade muito grande ser considerada a madrinha da GCM. Eu tenho um carinho enorme pela entidade desde a época do meu irmão Felipe Sales. No Governo Jânio Quadros, ele era secretário da Defesa Civil. E em 1986, eles fundaram juntos a Guarda. É com muita alegria que estou aqui comemorando esses 36 anos de fundação da GCM”.

A vereadora falou da crescente participação das guardas municipais. “ É importante este crescimento, inclusive criei em 5 de abril o Dia da GCMF exatamente pelo valor que elas representam dentro da corporação. A mulher possui várias funções”, concluiu.

Para o coronel Aviador Anderson da Silva Nishio, comandante do PAMA “todos que fazem o bem para  a sociedade  merecem o reconhecimento, e a GCM está de parabéns pelo seu trabalho na cidade de São Paulo” .

Integrante da primeira turma do corpo feminino da GCM, a secretária municipal de Segurança  Urbana, Elza Paulina de Souza,  destacou a importância da entidade para a sociedade. A GCM representa para a sociedade um ganho na segurança pública. Ela vem se ratificando cada dia mais o seu papel, que é a segurança urbana nesta grande metrópole”.

A secretária também ressaltou   a emoção de voltar à  Academia de Formação e Segurança Urbana, após 36 anos  “Em 1986, sai do interior do Estado de São Paulo rumo à Capital, e jamais imaginei estar aqui neste momento. Confesso que a emoção que  sinto hoje é a mesma de 36 anos atrás. Naquela época, falávamos pouco, mal sabíamos o que era e o que representava a GCM. E depois de algumas legislações, a Guarda Civil Metropolitana é integrada ao Sistema Único de Segurança Pública. Não é possível falarmos de segurança pública sem falarmos de guardas municipais. Cada instituição, na sua competência legal, e a Guarda tem um papel fundamental neste processo.  Aproveito para agradecer aos vereadores e deputados que vêm trabalhando juntamente conosco melhorias para a instituição. Agradecemos também a todos os secretários. Somos responsáveis pela melhoria desses profissionais”.

Para o general de brigada Edson Massayuki Hiroshi, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste (CMSE), “a criação da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo em 1986 foi uma importante iniciativa do então prefeito Jânio Quadros para melhorar a segurança no Município, e isso tem  ajudado muito  a população. É uma honra prestigiar este momento de comemoração. Com certeza teremos vários anos para comemorar”.

Para o deputado estadual Coronel Telhada, “a GCM é uma parte da segurança pública, “é muito importante porque não só defende o cidadão paulistano, mas também combate a criminalidade junto com a Polícia Militar. Esses homens e mulheres que se sacrificam diariamente.  Jamais devemos deixar de valorizar essa tropa que trabalha diariamente pela segurança das pessoas. E esses 36 anos devem ser comemorados e trazidos como momentos de reflexão para reforçarmos ainda mais a Guarda e seu efetivo.  Por isso, faço um apelo ao prefeito Ricardo Nunes  que valorize a GCM e aumento o salário desses profissionais, que há tempos está defasada, para que eles possam conseguir mais resultados positivos e continuar ajudando São Paulo e o cidadão paulistano.

Já para o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes  esses 36 anos são comemorados com muita alegria. “Tenho muito carinho e respeito por esses profissionais, e acima de tudo, reconhecimento pelo trabalho deles”. 

Nunes também afirmou  que irá abrir novas vagas.  “De 2017 para cá foram chamados 918 novos GCMs e estou abrindo concurso público para mais mil guardas. Nós vamos melhorar muito a situação da GCM. Hoje é dia de comemoração e reconhecimento do trabalho por esses 36 anos de Guarda. Quero deixar um enorme agradecimento a todos”.

História

A Guarda Civil Metropolitana foi criada em 15 de setembro de 1986 pelo prefeito Jânio da Silva Quadros e tem como missão a proteção de bens, serviços e instalações municipais, conforme previsto no art. 144 da Constituição Federal. Atua em toda a Capital e tem como principal órgão gerenciador da política de ensino, o Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), responsável pela formação, aperfeiçoamento e capacitação dos servidores da GCM (Guarda Civil Metropolitana), com 600 horas/ aula, conforme as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para a Formação em Segurança Pública, do Ministério da Justiça. O CFSU é dinâmico porque propõe soluções frente às novas atribuições exigidas para a carreira e reforça os conhecimentos adquiridos através de pesquisas, de tal forma, que o GCM saia da sala de aula, com condições ideais à sua nova missão constitucional ou seja, uma atuação integrada com os órgãos de Segurança Pública nas esferas federal e estadual, mais eficaz, preventiva e próxima da comunidade paulistana. A Guarda Civil Metropolitana conta também com uma Corregedoria Geral independente. Um espaço democrático aberto à população e que tem as atividades pautadas na justiça e no respeito aos princípios básicos que regem a Corporação. A GCM se faz presente em todas as regiões da cidade e tem como principais atividades, os seguintes programas: Proteção Escolar, Recuperação e Controle de Espaços de Uso Público, Proteção Ambiental, Proteção aos Agentes Públicos e Patrimônio Público, Proteção às Pessoas em Situação de Risco, além de operações e programas através do Gabinete de Gestão Integrada - Gabinete de Segurança em conjunto a outros órgãos e entidades dos poderes Executivo, Municipal, Estadual e da União, que atuam e contribuem na área da Segurança Pública e Urbana.

               

Discursos

 

Inspetor superintendente da Guarda Civil Metropolitana,  Agapito Marques

“Prefeito Ricardo Nunes obrigado pela presença. É uma honra recebê-lo aqui na nossa Academia. Mais que isso, nossa gratidão pelo que o senhor tem feito pela nossa instituição. Gostaria também de cumprimentar nossa secretária municipal de Segurança  Urbana, Elza Paulina de Souza pela confiança. Em nome da senhora quero cumprimentar as demais autoridades.

No ano de 1986, mais precisamente no mês de março, os primeiros guardas apresentavam-se no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no bairro do Ibirapuera. Ali  iniciava-se o que é hoje a maior Guarda Armada do Brasil. Os pioneiros jamais imaginariam que aquela Guarda do Jânio Quadros que teve sua primeira escola de formação no CEUTP, tendo como salas de aulas as sombras das falsas seringueiras, instituições oriundas das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil e funcionários de diversas secretarias se tornariam o que somos hoje, não mais a Guarda do Jânio, que sempre estará nas nossas lembranças, e sim a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Chegar até aqui não foi fácil, mas a cada ano tínhamos o desafio de provar de que éramos capazes de cumprir cada nova demanda, cada nova missão. A superação sempre fez parte da nossa trajetória, pois trabalhávamos  com a escassez de equipamentos. Os primeiros guardas foram distribuídos em inspetorias improvisadas, viaturas emprestadas das então administrações regionais e armados com armas doadas pelo Exercito Brasileiro. Nesta estrada de 36 anos fizemos muitos amigos e perdemos tantos outros Solidificamos a cada ano a nossa posição como segurança municipal. Saímos de 150 guardas iniciais para 5.845 com concurso em andamento para  mais mil homens e mulheres. Somos a maior guarda armada do Brasil e maior que 8 Polícias Militares. Temos a nossa própria Academia, com nossos próprios instrutores, estamos renovando nosso pátio de Material Bélico, reformando e construindo novas unidades. Passamos por várias gestões, mas  nenhuma acreditou no nosso potencial como a atual gestão. Porém, os investimentos e a confiança só aumentam nossa responsabilidade de devolver para a população paulistana o nosso melhor. Minha gratidão a Deus por estar vivendo esse momento. Minha gratidão ao prefeito Ricardo Nunes pelo que tem feito pela nossa Guarda. Minha gratidão pelos nossos vereadores pelo apoio incondicional. Minha gratidão pela secretária Elza Paulino de Souza e pela confiança. Minha gratidão a cada integrante da corporação por ter se unido a nós em busca de uma instituição forte. Parabéns a todos. Vocês fazem  parte dessa história. Obrigado”.    

 

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes

“Bom dia a todos. É com muita alegria por estar de novo aqui na nossa casa porque essa não é só a casa de vocês, é a nossa casa, a minha casa e eu faço parte dessa família com muito orgulho.

Gostaria de agradecer às pessoas que estão participando com  a gente desse importante evento.  Obrigado pela presença de vocês, o gesto da presença de vocês não demostra tão somente o seu compromisso em apoiar a Guarda Civil Metropolitana, mas deixa claramente para cada um de nós algo maior do que o apoiar, o gostar e o respeitar. A secretária Elza Paulino que no 36º aniversário da GCM completa também 36 anos de instituição assim como nosso querido comandante Agapito. Eu quero, se Deus me permitir, estar aqui em todos os aniversários da Guarda Civil Metropolitana até para demonstrar a todos vocês meu carinho,  respeito e meu verdadeiro amor pela Guarda. Vocês tem um prefeito que verdadeiramente ama, respeita e reconhece a Guarda Civil Metropolitana.  Mas ao mesmo tempo que eu faço a minha declaração de respeito e carinho pela GCM, aproveito para pedir que nós doemos mais de cada um de nós em prol da população de São Paulo. Sempre falei como vereador, e como vereador sempre falei da defesa da Guarda Civil Metropolitana, que a cada vez que a população de São Paulo for aumentando seu reconhecimento pelo nosso trabalho, a gente vai ampliando ainda mais a importância, o reconhecimento e a valorização tão necessária pela população da Guarda Civil Metropolitana. Encomendei uma pesquisa, e comentei com a secretária Elza. A pergunta era a seguinte: qual é a sua opinião sobre a GCM? E o resultado foi extremamente positivo. Não tem nada melhor do que a gente poder contar com o reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido pela GCM. Esse é o maior fortalecimento da instituição.  Quero também comentar de que fizemos um concurso e teremos em breve mais mil servidores que vão se juntar a esses quase seis mil. Além disso, vamos fazer um investimento para a construção da inspetoria da Cidade  Tiradentes, da reforma das unidades do Ipiranga e da Casa Verde, e o início da reforma em Pirituba. É um conjunto de ações que faz parte de toda nossa cidade de São Paulo. Hoje é uma data muito importante do  36º aniversário. Mas cada um de nós fazemos parte de uma grande família, uma família de servidores da população de São Paulo. Nós estamos com muito trabalho e com uma equipe muito comprometida conseguindo dar grandes avanços para a cidade. Parabéns a cada um de vocês que fazem parte dessa grande família  dessa corporação importantíssima para a cidade e que a gente possa estar aqui muitos e muitos anos comemorando avanços para a nossa Guarda Civil Metropolitana. Sucesso, parabéns e que Deus abençoe cada um de vocês”.

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR