A Semana do Soldado 2025 foi aberta, na manhã de 18 de agosto, em São Paulo, com uma solenidade na Praça Princesa Isabel. O local foi escolhido por abrigar o maior monumento equestre da América do Sul: a estátua de bronze de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro.
Presidida pelo general de brigada Alexandre Gueiros Teixeira, chefe do Estado-Maior do comando militar do Sudeste, a cerimônia reuniu militares, autoridades e estudantes do Colégio Militar de São Paulo e do Liceu Coração de Jesus.
Para as crianças, o que mais chamou a atenção foi a tropa em forma, além das bandeiras tremulando e as boinas usadas pelos militares. Já o aluno Natan, do Colégio Militar, disse se sentir inspirado pelo exemplo de Caxias.
Para os recrutas presentes, o dia teve um peso especial. “Estar aqui, diante do nosso Patrono, é motivo de orgulho. É como sentir na pele a responsabilidade de ser soldado”, destacou o soldado Ítalo Boaventura.
O Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, é uma homenagem a todos os homens e mulheres que escolheram servir ao Brasil com coragem, disciplina e amor à Pátria, valores que seguem vivos no Exército de Caxias.