Ter consciência sobre a importância dos cuidados com a saúde emocional, talvez seja o grande desafio neste período de isolamento social, sobretudo quando a escola, o trabalho e a interação entre as pessoas estejam ocorrendo virtualmente pelas redes sociais.
Por esta razão proponho que a ginástica a ser praticada consista em evitar e cuidar dos sentimentos que provocam tristeza, ansiedade, desesperança, estresse, medos, os quais quando exacerbados podem escapar do controle e causar irritabilidade, agressividade, alteração de humor, pânico, além de afetar o relacionamento familiar e levar a um estado de adoecimento.
A percepção é a de que uma infinidade de fatores pode, silenciosamente, pôr em desequilíbrio a saúde mental. Neste período de isolamento em casa a escolha do que fazer ou não fazer, pensar ou não pensar, assim como a escolha do que será consumido emocionalmente, pela internet e televisão, determinará a qualidade dos sentimentos e logo da saúde emocional.
Por isso ter boas atitudes, desde o despertar da manhã, fará com que a saúde preservada e para tanto ser criterioso na escolha do que será curtido e visualizado nas redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp, App de notícias, negócios e outros) é muito significativo. Para manter-se bem informado o ideal é que a pessoa não seja exposta a riscos emocionais, afinal quando o pensamento é negativo, ruim, pesado, é provável que os sentimentos e atitudes também os sejam.
Isto explica porque os noticiários sobre pessoas adoecidas, infectadas, mortas, hospitais lotados, falta de alimentos, medicamentos, etc. provocará pensamentos ruins e levará ao adoecimento, enquanto que resgatar bons momentos, ouvir música, ler, pintar, escrever, estudar, etc. estimulará um olhar mais positivo das vivências e ajudará a ter uma perspectiva mais otimista do mundo, logo fortalecendo a autoconfiança, autoestima, motivação, enfim.
Importante lembrar que a Espiritualidade e a Religiosidade têm sido muito importantes para saúde, pois fornecem elementos para construção de sentidos e significados para as experiências vivenciadas, logo é possível sugerir que uma pessoa que as cultuam estará mais propensa aos sentimentos que contribuem para seu bem-estar, especialmente, quanto à felicidade, redução de estresse, afeição por atividade física, boa alimentação e hábitos de vida saudáveis.
Portanto, ter bons pensamentos e olhar o lado bom das experiências fará da Quarentena uma oportunidade para manutenção da Qualidade de Vida e Saúde.
*Comandante do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo, Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Especialista em Direito Ambiental e Bacharel em Psicologia
Cel. Motooka