Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Notícias Geral

Prodam completa 54 anos como base da transformação digital em São Paulo

Tecnologia da empresa está por trás de serviços que facilitam a vida do cidadão, ajudam na segurança da cidade e impulsionam o empreendedorismo

Prodam completa 54 anos como base da transformação digital em São Paulo
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito Ricardo Nunes participou na terça-feira, dia 22 de julho, da celebração pelos 54 anos da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo). Fundada em 23 de junho de 1971 para apoiar a Prefeitura no processamento de dados, a empresa evoluiu e hoje oferece soluções tecnológicas a mais de 150 órgãos públicos. Sua atuação está presente em iniciativas que impactam diretamente o dia a dia da população, como o sistema de monitoramento Smart Sampa, a plataforma de regularização de ambulantes Tô Legal e o uso de inteligência artificial para aprimorar os serviços públicos.

Ao discursar sobre os 54 anos da empresa, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância da empresa para a cidade. “Vocês da Prodam têm um papel essencial para colocar São Paulo no topo da tecnologia. É com o trabalho de vocês que conseguimos avançar em áreas como segurança, mobilidade, meio ambiente e educação. O governo está junto e vai seguir apoiando para que a Prodam se torne cada vez maior e melhor.” O prefeito ressaltou ainda que as contribuições da Prodam são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. “Quando a gente cria expectativa é porque acredita. E a nossa expectativa na Prodam é muito grande, porque confiamos no papel fundamental que ela tem na transformação digital da cidade. A inovação tecnológica é essencial para que São Paulo continue evoluindo.” Antes “Companhia de Dados do Município”, a Prodam nasceu da necessidade de otimizar o controle tributário e de colocar São Paulo em compasso com a evolução tecnológica — em um momento ainda anterior à era digital. O prefeito que sancionou a criação da empresa, Figueiredo Ferraz, disse na ocasião que o ato “possibilitaria o início de uma nova etapa na vida administrativa do município, com enormes benefícios para a coletividade”.  A Prodam implementou os primeiros sistemas informatizados da Prefeitura, criou o Data Center Municipal, digitalizou cadastros e registros que antes eram feitos manualmente e desenvolveu os sistemas de controle financeiro e cobrança eficiente do IPTU que até hoje são pilares da gestão fiscal da cidade. Nas décadas seguintes, a empresa auxiliou na implementação do Bilhete Único, desenvolveu o sistema da Nota Fiscal Paulistana e contribuiu para a maior eficiência administrativa com a integração de sistemas entre secretarias.

“Nós somos um time que trabalha de maneira coesa para fazer uma cidade melhor”, disse o presidente da Prodam, Francisco Forbes.

A empresa permanece em constante renovação e hoje utiliza inteligência artificial para desenvolver novas soluções, como contribuir para a cidade de São Paulo se tornar a primeira capital brasileira a receber a certificação internacional de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR