No último dia 10, começou a campanha de vacinação contra o sarampo em todo o país, que vai até o dia 13 de março. A campanha nacional é voltada a pessoas de 5 a 19 anos, mas para aumentar a cobertura vacinal, a Prefeitura de São Paulo estendeu o atendimento para pessoas até 29 anos, uma medida que dá mais segurança a todos os paulistanos.
Isso porque a vacinação é uma forma de proteção que não afeta apenas quem é imunizado, mas também todos ao redor. Especialmente porque há grupos para quem a vacina é contraindicada, como o caso de mulheres grávidas e pessoas com a imunidade baixa, como pacientes de quimioterapia. Portanto, os grupos vacinados ajudam a diminuir a circulação do vírus, protegendo quem não pode tomar a vacina.
Em 2019, o Brasil registrou mais de 13 mil casos confirmados de sarampo, sendo 75% no Estado de São Paulo, especialmente aqui na Região Metropolitana da capital. Três anos antes, em 2016, nosso país havia recebido o certificado de erradicação da doença, pela Organização Pan-Americana de Saúde.
O ressurgimento de doenças que estavam erradicadas está diretamente ligado à queda no número de pessoas imunizadas por vacinas. Em casos como o da Poliomelite, Hepatite A e Rotavírus a cobertura vacinal caiu mais de 20 pontos percentuais de 2015 para 2017, de acordo com dados da Fapesp. Segundo pesquisadores, isso acontece porque parte da população pensa que não precisa mais se preocupar com doenças erradicadas, e por conta da grande circulação de notícias falsas sobre a segurança das vacinas.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, uma pessoa infectada pode transmitir o vírus para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Também é uma doença que pode matar, deixar sequelas para toda a vida e causar danos ao sistema imunológico, deixando as portas do nosso organismo abertas a outras doenças.
Importante salientar que o tratamento para o sarampo consiste apenas em combater os sintomas. A única forma de enfrentamento a essa doença é a vacinação. Pessoas de até 29 anos devem ter duas doses da vacina tríplice viral, e quem tem entre 30 e 59 anos precisa de, ao menos, uma dose. Crianças devem ser imunizadas aos 6, 12 e 15 meses de idade.
Neste ano, as pessoas acima de 9 anos que comparecerem a suas Unidades Básicas de Saúde na cidade de São Paulo durante a campanha também poderão tomar a vacina contra a febre amarela, caso ainda não o tenham feito.
Se você está na faixa de idade da campanha ou é pai, mãe ou responsável de pessoa que esteja, não deixe de ir à sua Unidade Básica de Saúde. Vacinar é um ato de amor à sua saúde e às pessoas que convivem com você!
- Vereadora da cidade de São Paulo e presidente da Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo. E-mail: adrianaramalho@adrianaramalho.com.br
-
Adriana Ramalho