SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Visita

Prestação de contas do deputado estadual Danilo Balas

História Danilo Balas

Prestação de contas do deputado estadual Danilo Balas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Danilo Mascarenhas de Balas nasceu em 26 de agosto de 1976 na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Estudou na Escola Municipal Dr. Getulio Vargas, região central da cidade.

Filhos de Virginia Amélia Mascarenhas e Dagoberto Vicente de Balas, Danilo Balas e suas irmãs, Patrícia e Cristina, foram criados pelos seus avós maternos e cresceram em uma casa de esquina que tem muito valor afetivo para a família, na Av. General Carneiro.

Célia Mascarenhas de Melo e Abílio Fernandes Mascarenhas, conhecido como Major Mascarenhas, foram grandes incentivadores dos netos. Os três tiveram a infância com amor, carinho da família e uma formação com valores sólidos. Tornaram-se adultos responsáveis, determinados e com respeito ao próximo. Foi com a inspiração do avô materno, Major Mascarenhas, que Danilo iniciou sua carreira militar aos 17 anos, na Academia do Barro Branco.

Em 1997, formou-se aspirante oficial e iniciou a carreira no patrulhamento ostensivo na zona sul de São Paulo. No ano de 2000, graduou-se professor pela Escola de Educação Física da Polícia Militar, e no ano seguinte concluiu a especialização em Fisiologia com exercício pela UNIFESP. Foi instrutor na Polícia Militar de São Paulo e na Academia Nacional de Polícia, sempre gostou de compartilhar sua experiência com os futuros policiais.

Também cursou faculdade de Direito, tendo concluído essa segunda graduação em 2004, ano em que passou no concurso da Polícia Federal. Tomou posse em 2005, na delegacia da Polícia Federal na cidade de Epitaciolândia, no Acre, fronteira do Brasil com a Bolívia. Durante 13 anos de trabalho como Agente de Polícia Federal, Danilo Balas também atuou no  (Comando de Operações Táticas), grupo de operações especiais e contra terrorismo da Polícia Federal em Brasília, passando ainda pelo Departamento de Divisão de Direitos Humanos.

Em 2010, retornou à querida Sorocaba, para trabalhar na Delegacia de Polícia Federal, localizada na Rodovia Raposo Tavares, unidade responsável por 48 municípios.

Nesse mesmo ano, Danilo conheceu Fernanda Favaretto, também Agente da Polícia Federal, natural de Araras, em São Paulo. Enamorados, mantiveram relacionamento, ele em Sorocaba, ela em Brasília, mas a distância, ao invés de separá-los, uniu-os ainda mais. Danilo e Fernanda casaram-se no ano seguinte, em 2011, e assim foram possíveis a vinda da esposa para Sorocaba e a construção de uma família. A união fortaleceu-se e foi abençoada com a chegada da pequena Júlia, Juju, como é carinhosamente chamada pelo pai.

Nesse mesmo ano, outro desafio surgiu na vida de Danilo: o convite do amigo e ex-aluno da Polícia Federal, Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, para se candidatar a Deputado Estadual por São Paulo. Danilo não recuou; ao aceitar o convite, viu, nesse novo caminho, uma oportunidade de fazer mais, mais por sua cidade, mais por seu Estado. Aos 42 anos, Danilo Balas enfrentou uma árdua campanha eleitoral para candidato a Deputado Estadual na eleição de 2018. Cumpriu a missão com a determinação de sempre, esteve em nada mais, nada menos do que 101 municípios para conhecer demandas e colocar seu trabalho à disposição.

O resultado desse empenho veio nas urnas, com 38.661 votos, que garantiram a Danilo uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Devido a sua atuação, conduta e transparência, além dos propósitos alinhados aos ideais do partido, a executiva estadual nomeou Danilo Balas para presidir o PSL na cidade de Sorocaba, liderando a executiva municipal do partido. Danilo assumiu uma responsabilidade, representando e alinhando o trabalho também em nível regional.

A posse na Alesp foi em março de 2019; em três anos de trabalho, foram apresentadas mais de 300 proposituras, entre projetos de lei, projetos de lei complementar, indicações, requerimentos, projetos de resolução e propostas de emenda constitucional.  Foi Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito para o Remédio Popular (CPI da FURP) e da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC). Participou também de outras quatro comissões importantes da Casa: Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; Comissão da Infraestrutura; Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Os pilares do mandato de Danilo Balas são: segurança pública; saúde; educação e meio ambiente. Conquistou a aprovação da Emenda n. 200 – a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determina a recomposição salarial para os servidores da segurança pública para o ano de 2020. Criou duas Frentes Parlamentares: Combate à Corrupção e Incentivo à Doação de Sangue.

Algumas iniciativas importantes protocoladas na Alesp: proteção aos agentes públicos que denunciam crimes de corrupção e de improbidade em seus locais de trabalho; redução da alíquota e parcelamento do IPVA; proibição da fabricação, distribuição e comercialização de produtos à base de clorito de sódio e ácido cítrico, fórmula conhecida como “a cura do autismo”; instituição da Alesp sustentável, para a instalação de sistema de captação de energia solar e reaproveitamento de água de chuva no prédio.

Cidades das quatro regiões do Estado de São Paulo receberam recursos indicados por Danilo Balas para diversas áreas, tais como educação, saúde, esporte e segurança pública.

Danilo Mascarenhas de Balas, ou Deputado Estadual Agente Federal Danilo Balas, segue um propósito claro em sua vida: trabalhar por um país mais justo, sem corrupção. É um defensor dos valores da família, da vida e da liberdade. Assim é na vida pessoal, na carreira que construiu e como representante de Sorocaba e de todo o povo paulista, na Alesp. 

 “A cada luta contra, a cada ataque, Deus me dava mais forças e trazia mais uma família pro meu lado, então eu agradeço a cada um de vocês, que vestiram a camisa do Agente Federal Danilo Balas.” 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!