Diariamente, a Prefeitura de São Paulo serve cerca de 2,3 milhões de refeições para mais de 1 milhão de estudantes. De forma ininterrupta, alunos da rede municipal de ensino recebem de segunda à sexta a merenda que já chegou a ser premiada por conta de seu valor nutricional. O cardápio escolar da Prefeitura foi reconhecido no prêmio internacional C40 Cities Bloomberg Philanthropies Awards, na categoria “Unidos para Inovar!”.
Atenta às necessidades nutricionais dos alunos, a Prefeitura conta com equipes de nutricionistas, logística, qualidade e gestão. O cardápio é variado, nutritivo e saboroso, formulado prioritariamente com itens orgânicos, da agricultura familiar. A banana, o arroz, o suco de uva integral e as hortaliças são comprados de produtores locais da Capital. Os demais ingredientes são fornecidos por empresas que atendem toda a rede escolar.
O cardápio prioriza a oferta de alimentos in natura e minimamente processados, de acordo com as diretrizes nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). São oferecidas de quatro a nove porções de carne bovina, suína, de frango ou peixe por semana.
Se o estudante tiver restrições ou intolerâncias alimentares, ele tem direito a dieta especial, mediante a apresentação de laudo médico. Os detalhamentos dos cardápios com os valores nutricionais dos alimentos servidos podem ser consultados por toda a comunidade na plataforma do Prato Aberto.
A composição das refeições dos alunos é organizada a partir do tempo de permanência dos alunos na Unidade Escolar. Quanto mais tempo na escola, mais refeições são servidas, veja a seguir:
- Os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) que permanecem 10 horas na Escola, recebem cinco refeições (desjejum+ colação +almoço + lanche + refeição da tarde);
- Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) que permanecem 6 horas recebem duas refeições (lanche+ almoço ou lanche+jantar);
- Os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) que permanecem 5 horas recebem duas refeições (lanche+almoço ou lanche+jantar).
- Os alunos em tempo integral (7 horas) recebem três refeições (lanche+almoço+lanche);
Armazenamento e fiscalização
Para garantir a distribuição dos alimentos e manter a qualidade dos itens, a Secretaria Municipal de Educação conta com quatro galpões de armazenamento, sendo um destinado para alimentos secos, um para congelados e dois para hortifruti.
Os alimentos são recebidos por especialistas que garantem o armazenamento adequado da merenda. Outra medida de controle são fiscalizações e vistorias constantes nos armazéns.
A Prefeitura aposta em um cardápio sustentável para diminuir o impacto negativo do meio ambiente e formar hábitos alimentares mais sustentáveis, com a redução de carnes no cardápio e o combate ao desperdício de alimentos.
Para isso, se incentiva a preparação de refeições com uso de leguminosas e vegetais, fazendo com que crianças e adolescentes consumam mais esses itens. Para garantir o abastecimento, a Secretaria Municipal de Educação amplia a compra de alimentos da agricultura familiar e faz parcerias com a sociedade civil, como a Sociedade Vegetariana Brasileira.
Empresa tem contrato rescindido por descumprimento de cláusulas
A empresa UNICERES teve seu contrato rescindido em março deste ano, em razão de irregularidades na entrega do feijão. Diante do descumprimento de cláusulas contratuais, a empresa teve seu contrato rescindido pela SME e será multada, cujo valor poderá chegar a R$ 1,2 milhão. A rescisão de contrato não fez com que os alunos ficassem sem alimentação adequada. Onde não houve entrega de feijão, as refeições foram reforçadas com três produtos com significativo valor nutricional: lentilha, grão de bico e ervilha.
As escolas que não receberam feijão para compor a merenda têm em caixa valores que podem ser usadas para a compra de produtos que, por ventura, não tem sido entregues pelas empresas contratadas. No caso da recente informação de que três escolas não forneceram o produto, a Secretaria Municipal de Educação informou que essas unidades tinham à disposição cerca de R$ 700 mil que também poderiam ser usados para a compra de feijão, por exemplo.
Uma nova contratação emergencial será feita até o final desta semana e enquanto isso ocorre, as unidades escolares foram orientadas a adquirir o feijão com recursos disponíveis em caixa, além das substituições por outras leguminosas, como ervilha, lentilha e grão de bico, que possuem composição nutricional equivalente. Neste ano, mais de 230.000 kg desses alimentos para distribuição nas escolas.
Notícias Geral
Prefeitura serve 2,3 milhões de refeições diariamente para mais de 1 milhão de alunos na cidade
A composição das refeições dos alunos é organizada a partir do tempo de permanência na Unidade Escolar
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
+ Lidas
Nossas notícias no celular
Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.
Telegram
Whatsapp
Facebook