SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 02 de Dezembro 2025

Notícias Geral

Prefeitura reduz de 100 dias para 22 horas tempo para abertura de empresas na Capital

Com desburocratização e segurança jurídica, São Paulo registrou neste ano a abertura de 130.967 empresas

Prefeitura reduz de 100 dias para 22 horas tempo para abertura de empresas na Capital
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de São Paulo reduziu de 100 dias para 22 horas o tempo médio gasto para se abrir uma empresa na Capital, uma redução de 109 vezes. Essa é apenas uma das ações do município que apoiam o empreendedorismo e promovem maior celeridade econômica. Como reflexo, a cidade de São Paulo alcançou no 3º trimestre de 2025 a menor taxa de desemprego de toda a série histórica da PNAD Contínua, de 5,2%, superando a marca de 5,4% que havia sido atingida no trimestre anterior.

Antes do programa Empreenda Fácil, administrado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), o empreendedor precisava comparecer em 16 órgãos municipais, estaduais e federais, o que hoje foi condensado em uma única plataforma on-line, agilizando o licenciamento de empreendimentos de baixo risco, desburocratizando processos. 

Com isso, foram abertas em 2025, até o fim de setembro, 130.967 empresas, gerando empregos e fazendo circular a economia de bairros e regiões paulistanas. Desde o início do programa, em 2017, já foram mais de 843 mil ações de abertura de empresas realizadas, uma média de 9 mil empresas abertas por mês e 300 por dia. 

O aquecimento no mercado de trabalho paulistano impulsionou a criação de novas empresas e a desburocratização deste processo evidencia o compromisso da Prefeitura com a melhora na vida da população por meio do trabalho. São iniciativas que fortalecem os empreendedores e trazem ainda mais credibilidade à cidade de São Paulo como polo econômico de referência nacional. 

Com segurança jurídica, transparência, investimentos e redução de impostos, mais de 85 mil empresas migraram de outras cidades para se instalarem em São Paulo. Atualmente a Capital conta com 6,3 milhões de pessoas empregadas e uma renda média de R$ 5,3 mil. 

Sobre o Empreenda Fácil 

Com o programa Empreenda Fácil, o empreendedor consegue regularizar o licenciamento de seu empreendimento em uma única plataforma que reúne todos os documentos e estruturas necessários do processo em seu portal on-line.  

O procedimento funciona de modo automatizado, desde a consulta de viabilidade das empresas para aprovação da Prefeitura, até a oficialização do registro para funcionamento. Desta forma, é garantida uma análise séria e aprofundada da regularidade do empreendimento, mesmo com a redução do tempo de abertura. 

Para realização do cadastramento ou demais dúvidas acesse o portal: https://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR