A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com as Secretarias de Segurança Urbana (SMSU) e Subprefeituras (SMSUB), realizou na quinta-feira (6) a remoção de um aterro irregular de 2.500 m² em área de proteção ambiental às margens do Rio Tietê, no Jardim Pantanal.
As multas por crimes ambientais somam mais de R$ 3,2 milhões: R$ 2,5 milhões em função do lançamento de resíduos agressores ao meio ambiente, R$ 660 mil pelo funcionamento de um estabelecimento sem licença em área de preservação e R$ 100 mil pelo armazenamento irregular de combustível.
O local, aterrado ilegalmente, vinha sendo utilizado como estacionamento e depósito clandestino de combustíveis. Além disso, a ocupação irregular obstruía a galeria pluvial responsável pelo escoamento da água do bairro para o Rio Tietê, contribuindo para os alagamentos que atingiram a região entre sexta-feira e sábado.
“Essa ação reafirma nosso compromisso com a preservação das áreas protegidas e o combate a crimes ambientais. Além de recuperar a área verde, a remoção do aterro irregular melhora o escoamento da água e reduz o risco de enchentes. O objetivo de toda gestão do prefeito Ricardo Nunes é garantir um ambiente mais seguro, sustentável e em equilíbrio com a natureza para os moradores do Jardim Pantanal, portanto, seguiremos trabalhando em conjunto com todas as equipes”, explicou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
A demolição do estacionamento e do muro que bloqueavam a passagem da água, juntamente com a abertura de uma vala, que está sendo realizada no local, irá ajudar a reestabelecer o fluxo de drenagem e a área verde e minimizar os impactos das últimas enchentes.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se