O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, anunciaram, nesta terça-feira (24), um plano de ações para o atendimento aos usuários de drogas em cenas abertas e a revitalização da área central da capital. Durante o anúncio das medidas, o prefeito de São Paulo assinou o decreto que regulamenta o Programa Reencontro e cria, entre outras ações, um novo auxílio para 10 mil pessoas cadastradas nos serviços sociais do município e pode variar de R$ 600 a R$ 1200. A primeira etapa de ações integradas prevê investimentos de R$ 120 milhões, em diferentes áreas. A iniciativa conta com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), do Ministério Público Estadual (MP-SP) e da Defensoria Pública do Estado, e reúne programas estaduais e municipais de saúde, segurança e assistência para o atendimento à população.
O prefeito destacou a trabalho e os esforços conjuntos com o objetivo de atender essa população. “Com a união da prefeitura com o Estado, com a liderança do governador e do prefeito, junto com instituições como o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria, sociedade civil, associações, acredito que vamos vencer essa situação que vivemos há 30 anos”, disse Ricardo Nunes. “O foco será o tratamento da saúde dessas pessoas que estão acabando com suas vidas por causa das drogas. Somente a união de todos, pode fazer com que a atuação no centro da cidade passe para uma nova etapa. Assim, todos os moradores de São Paulo terão o direito de ir e vir, usar as calçadas e ter segurança”, finalizou o prefeito.