SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Aguarde, carregando...

Sábado, 15 de Novembro 2025

Notícias Geral

Prefeito Ricardo Nunes participa da abertura da Eco Expo 2025

“Temos comprometimento com o meio ambiente e com as futuras gerações”, disse o prefeito

Prefeito Ricardo Nunes participa da abertura da Eco Expo 2025
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito Ricardo Nunes participou na terça-feira (21) da abertura da Eco Expo 2025, o maior evento da América Latina destinado a gestão dos resíduos sólidos, reciclagem, saneamento urbano e geração de energia sustentável.

Segundo o Chefe do Executivo, a Prefeitura de São Paulo vem consolidando um modelo de referência mundial em gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade urbana. Os resultados alcançados e os novos investimentos no setor foram destacados por Ricardo Nunes.

“Atualmente, 100% das ruas da capital são atendidas pela coleta seletiva, que recolhe materiais recicláveis ao menos uma vez por semana. Essa é uma marca importante, que mostra o comprometimento da cidade com o meio ambiente e com as futuras gerações. Agora, o desafio é aumentar o volume de material efetivamente reciclado, e isso depende também da conscientização da população”, afirmou o prefeito.

Realizada entre 21 e 23 de outubro, no Expo Center Norte, a Eco Expo 2025 (antiga Waste Expo Brasil) reúne cerca de 20 mil profissionais de mais de 40 países. O evento promove debates técnicos e apresentações de tecnologias voltadas à economia circular, à destinação correta dos resíduos e à recuperação energética.

NÚMEROS - O município de São Paulo produz cerca de 12 mil toneladas de resíduos por dia, e para garantir o destino correto desse material, a gestão tem investido em um amplo conjunto de ações, que inclui quatro Ecoparques, a ampliação da coleta seletiva e a implantação das Unidades de Recuperação Energética (UREs), que permitirão transformar o lixo em energia limpa. Somados, esses projetos representam R$ 14 bilhões em investimentos.

A cidade também avança na substituição de veículos a diesel para a coleta de resíduos por modelos movidos a biometano, combustível renovável extraído dos aterros sanitários.

“Hoje temos quase 200 veículos movidos à energia limpa, e a meta é chegar a 600 veículos até 2027, eliminando completamente o uso de diesel na coleta de lixo. Cada caminhão movido a biometano evita o consumo de 35 mil litros de óleo diesel por ano — um ganho ambiental gigantesco”, destacou o prefeito de São Paulo.

Outro foco é o fortalecimento das cooperativas de reciclagem. Das 29 existentes na cidade, 14 funcionam em terrenos cedidos pela Prefeitura e outras têm o aluguel pago pelo município. “Não é só discurso, é apoio concreto — com capacitação, infraestrutura e inclusão produtiva”, completou Ricardo Nunes.

Comentários:

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR