No domingo dia 5 de maio, a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo enviou 12 integrantes da Guarda Civil Metropolitana Ambiental para a cidade de Porto Alegre.
São 3 embarcações que estão a disposição da Prefeitura local e estão auxiliando no resgate de pessoas e animais, distribuição de alimentos e todas as atividades que forem necessárias
Chegaram no início da segunda-feira, 6 de maio, e já participaram de reunião para alinhar as ações, que tiveram início no dia seguinte.
Não há previsão para retorno. Ficarão o tempo que for preciso.
No dia 7 de maio, primeiro dia das ações com as embarcações, forma resgatada 188 pessoas (entre adultos e crianças) e 50 animais (cachorros, gatos, aves e coelho).