Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Notícias Geral

Prefeito inicia tratativas para implantar carregamento de ônibus elétricos que dispensa rede da Enel

Em missão oficial à China e ao Japão, Ricardo Nunes conheceu o Parque Tecnológico da Huawei no dia 23 de abril

Prefeito inicia tratativas para implantar carregamento de ônibus elétricos que dispensa rede da Enel
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito Ricardo Nunes anunciou na quarta-feira, dia 23 de abril que a cidade está negociando uma parceria com a Huawei, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para implementar em São Paulo um sistema inovador para o carregamento de ônibus elétricos para reduzir a dependência da infraestrutura de carregamento utilizada atualmente. Ricardo Nunes conheceu na terça (22) o Parque Tecnológico da Huawei, com 104 prédios e 40 mil funcionários. 

“Essa tecnologia é um marco importante para a cidade de São Paulo. Estamos ansiosos para implementá-la e melhorar a eficiência do nosso transporte público”, afirmou o Prefeito Ricardo Nunes, que esteve em missão oficial à China e ao Japão. “A Prefeitura de São Paulo está trabalhando para finalizar os acordos com a empresa chinesa e iniciar a implementação da tecnologia o mais breve possível.” 

A Huawei desenvolveu formas de distribuição de energia e carregamento para veículos elétricos que tornaria o sistema menos dependente da concessionária que distribui energia elétrica e é responsável pela infraestrutura nas garagens com a ligação de rede de média e alta tensão. 

“Eles desenvolveram um sistema que trabalha como se fosse uma grande bateria, um grande nobreak, que armazena a energia e não necessariamente tem que vir de média e alta tensão. Ela pode ser energia normal. O sistema tem uma capacidade de armazenar e em oito minutos carregar um ônibus, a bateria de um ônibus elétrico”, explicou o prefeito, concluindo que, com isso, as concessionárias deixariam de ter gastos tão elevados para implantar a infraestrutura. “A concessionária paga R$ 4 milhões, R$ 5 milhões, R$ 6 milhões para pôr toda a infraestrutura para a Enel ligar a energia e, ainda assim, não não o faz.” 

O prefeito disse que já houve o início das tratativas com a Huawei para implementar o sistema o mais breve possível na cidade e que a negociação prosseguirá com o representante da empresa em São Paulo. “Com esse sistema que a gente está acertando com eles aqui, já foi uma uma conversa muito boa, de que nós não teríamos sequer o capex (gastos com a aquisição, melhoramento ou manutenção), eles colocariam esse equipamento e a gente pagaria somente o valor da energia e muito possivelmente até um valor menor do que a própria Enel cobra, porque eles teriam a captação de energia dentro do livre mercado”, explicou Nunes. Leia mais aqui. 

“A substituição da nossa frota de ônibus é concreta e está acontecendo, com investimento de 6 bilhões de reais. Só não conseguiu avançar mais por conta da Enel, que é a companhia que fornece energia e aqui a gente vai fazer uma visita à Huawei, para ajudar a resolver esse problema”, disse o prefeito.  

A empresa desenvolveu o Super Carregador Huawei, formado por um conjunto de baterias que permitem o armazenamento da energia. Essa estrutura de armazenagem é feita por um equipamento que possui 2 MWh de capacidade e é seguro para os consumidores, pois fornece energia constante. O sistema ainda é projetado com packs de carregamento independentes: quando há problema em um deles, o restante não é afetado, diferentemente dos sistemas tradicionais. 

A tecnologia propicia estabilidade na geração e na transmissão de energia, assim como em seu consumo. O sistema garante segurança em vários níveis, com descarte ativo de explosão para fuga térmica e extinção de incêndios em minutos. A empresa ainda qualifica a tecnologia como mais rápida e silenciosa. 

“Eu consigo carregar esse equipamento e abastecer os ônibus sem depender daquela empresa que fornece energia em São Paulo, que é uma péssima empresa”, afirmou Nunes. “Tenho em torno de uns 250 ônibus parados, sem energia. Conseguindo resolver isso, eu consigo dar um avanço bastante importante.” 

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR