Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Notícias Geral

Prefeito de São Paulo destaca parcerias com Xangai e avanço em sustentabilidade e tecnologia durante viagem à China

Cidades-irmãs desde 1988, as duas trabalham pelo desenvolvimento econômico, sustentabilidade e questões sociais

Prefeito de São Paulo destaca parcerias com Xangai e avanço em sustentabilidade e tecnologia durante viagem à China
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em sua primeira agenda oficial na China, na quarta-feira, dia 23 de abril, o prefeito Ricardo Nunes enfatizou a forte ligação e colaboração entre São Paulo e Xangai, cidades-irmãs desde 1988, durante sua participação no painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, no “Summit Valor Econômico Brazil-China”. Ao falar a veículos de comunicação brasileiros e chineses, o prefeito ressaltou os desafios urbanos compartilhados e o foco em soluções conjuntas nas áreas de sustentabilidade, áreas verdes, eletrificação da frota de transporte público, biometano e tecnologia, com destaque para o programa Smart Sampa. 

“São Paulo como Shangai, tem trabalhado com três principais focos: desenvolvimento econômico, sustentabilidade e a questão social. A busca de poder gerar qualidade de emprego, de renda, diminuir as desigualdades sociais, porque, apesar de ser a segunda economia do mundo, a China tem esses desafios com relação a essas questões e tem trabalhado, tanto é que é um dos países que trabalhou muito na diminuição da fome e da pobreza. Acho que São Paulo e Shangai têm tudo a ver, são cidades muito semelhantes. Não é à toa que elas são cidades irmãs desde 1988 e que a atuação é muito focada nessa questão do desenvolvimento”, disse. 

Nunes destacou as ações concretas em andamento em São Paulo, inspiradas em iniciativas de Xangai, como a eletrificação da frota de ônibus e a expansão de áreas verdes. Ele mencionou o investimento de R$ 6 bilhões na substituição da frota de ônibus a diesel por elétricos e a meta de substituir todos os 500 caminhões de coleta de lixo por modelos a biometano até 2028. Além disso, enfatizou o programa Smart Sampa, que utiliza tecnologia chinesa para melhorar a segurança pública, com resultados expressivos na identificação e prisão de foragidos da justiça. 

Ainda no tema de sustentabilidade, o prefeito mencionou o aumento de áreas de mata pública na cidade e o investimento em infraestrutura verde, como jardins de chuva e sistemas de monitoramento com inteligência artificial para prevenção de incêndios em parques. Ele também falou sobre o programa Melhoramentos, que visa modernizar a infraestrutura da capital com grandes obras estruturantes, e a expectativa de geração de empregos e desenvolvimento econômico associado a esses projetos. 

O prefeito demonstrou entusiasmo com as parcerias internacionais, especialmente com a China, e a busca por investimentos para acelerar a transição energética e enfrentar desafios sociais, como o desemprego entre os jovens. Ele mencionou a intenção de captar 100 milhões de dólares junto ao Banco da China para a aquisição de mais ônibus elétricos e a importância de preparar os jovens para o mercado de trabalho em áreas como inteligência artificial e tecnologia da informação. 

Ricardo Nunes expressou o desejo de deixar um legado de inovação urbana e desenvolvimento sustentável, com ações práticas e concretas que melhorem a qualidade de vida da população e preparem a cidade para os desafios das próximas décadas. 

Viagem à China e ao Japão 

O prefeito Ricardo Nunes esteve em uma grande missão oficial à China e ao Japão, até 1º de maio, onde teve uma agenda intensa para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.  

Na viagem, Nunes concretizou uma linha de crédito com o Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte e conheceu novas fontes de carregamento das baterias da frota. Além disso, o prefeito  demonstrou a empresários a importância da cidade de São Paulo como potencial de investimentos e polo de desenvolvimento tecnológico. O vice-prefeito, Mello Araújo, assumiu a Prefeitura nesse período. 

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

+ Lidas

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Semanário ZN no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Veja também

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR