Na quarta-feira, dia 15 de junho, a Polícia Ambiental de São Paulo resgatou 11 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro irregular em Piracicaba. A ação ocorreu durante patrulhamento pelo bairro São Jorge, quando a equipe do 5º Batalhão de Polícia Ambiental encontrou duas gaiolas com pássaros penduradas em uma árvore em frente a uma casa. Na ocasião, o proprietário estava sentado defronte da residência onde estavam as gaiolas.
Ao prosseguir com a fiscalização, a equipe encontrou no interior da casa mais gaiolas e outras espécies nativas, como canários-da-terra, coleirinho e pintassilgo. As aves foram soltas no seu hábitat natural e as gaiolas destruídas e descartadas em um ponto de apoio em Rio Claro.