SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Notícias Segurança Pública

PM abre inscrições para selecionar 2.700 soldados

Reforçar o patrulhamento em todo Estado de São Paulo

PM abre inscrições para selecionar 2.700 soldados
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As inscrições para o ingresso na Polícia Militar estaram abertas. O concurso vai selecionar 2.700 novos soldados para reforçar o patrulhamento em todo Estado de São Paulo.

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 10 de março. Os cadastros serão realizados, exclusivamente, pelo site da Vunesp, até o dia 19 de abril deste ano. A taxa é de R$ 50.

Para inscrição e posse, é preciso ser brasileiro, ter entre 17 e 30 anos e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 m. O futuro policial deve ter concluído o Ensino Médio e ser habilitado a conduzir automóveis. Tatuagens são permitidas, desde que não faça alusão à discriminação, violência ou seja ofensiva à PM ou aos direitos humanos.

A remuneração inicial do soldado é de R$ 3.049,41, incluindo o salário-base, o Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e o valor de insalubridade. O soldado da Polícia Militar tem como atribuição principal o policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. Sua missão envolve a repressão aos crimes e a aplicação da lei, seguindo sempre o princípio da defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.

As vagas fazem parte de uma autorização assinada pelo governador Geraldo Alckmin em dezembro do ano passado. À pedido do secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e do comando da PM, foram aprovadas 5.400 vagas para novos soldados, divididas em dois certames.

Etapas

São seis fases para ingresso na Polícia Militar. A primeira é o exame teórico, previsto para o dia 3 de junho, que visa avaliar os conhecimentos do candidato. São 60 questões teóricas (prova objetiva) e uma redação (dissertativa).

A segunda etapa é o Teste de Aptidão Física, que verifica se o condicionamento dos inscritos está adequado para o padrão exigido para se tornar um PM. Nos exames de Saúde e Psicológico são avaliadas as condições gerais de saúde e a identificação de personalidade e aptidão do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo.

A penúltima fase é a Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, que verifica se a vida pregressa e atual do futuro policial é compatível com a carreira policial. Por fim, é realizada uma Análise de Documentos, que verifica se o candidato está com todas as pendências em dia e cumpriu os requisitos para posse e exercício do cargo.

Após aprovados em todas as etapas do concurso, os selecionados ingressam na Escola Superior de Soldados (ESSd), onde se formam no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!