A Paróquia Nossa Senhora da Salete viveu intensamente o mês de setembro de 2023. A entidade celebrou os 177 da Aparição de Nossa Senhora da Salette, o primeiro ano da elevação ao Santuário Arquidiocesano da Igreja Matriz da Rua Dr. Zuquim, o aniversário de 131 anos da Capela Santa Cruz e o aniversário de 102 anos da fundação da Legião de Maria.
As festividades tiveram uma intensa agenda religiosa, com missa no último domingo de agosto e carreata, a entronização da imagem de Santo Antônio no dia 5 de setembro, doada ao Santuário, a novena com a participação
de todos os grupos da paróquia, pastorais e ministérios de música do Santuário e da Capela.
Os eventos continuaram com a caminhada espiritual em preparação ao dia da festa que foi a Procissão Penitencial de Nossa Senhora da Salette, no domingo, dia 17 de setembro.
Já no dia 19 de setembro, a comunidade religiosa composta pelo reitor padre Marcos Almeida MS e os vigários paroquiais: padre Carlos Guimarães MS e padre Luciano Batista MS, participou de todos os dias na novena, e se revezou nas missas, eventos, procissão.
E ao longo do mês, os visitantes puderam frequentar a quermesse que teve muitas atrações musicais e barracas com comidas e bebidas típicas, além do bingo. As barracas de comidas e bebidas típicas foram: bolos, churrasco, pizza, pernil, doces, macarrão, milho, curau e pamonha, sushi, Yakissoba, tempura, hamburger, crepe, hot-dog e bazar de roupas usadas todas atendidas por pessoas da comunidade.
A festa serviu de palco ainda para diversas e não menos importantes eventos, como a inauguração do Memorial Salette que agora se encontra atrás do salão paroquial, totalmente acessível ao público, assim como duas grandes salas de reuniões no mesmo conjunto e que recebeu a benção de d. Jorge Pierozan.
Na ocasião, também ocorreram várias peregrinações de outras comunidades e de Grupos de Mães que Oram pelos Filhos, além da participação do pe. Marcos em entrevistas para a Canção Nova e a Rede Vida e nos programas de Rádio da Nove de Julho: Programa Família dos Amigos do pe. Armênio e o Programa Bom dia povo de Deus com o pe. Cido Pereira.
Imagem de Santo Antônio é entronizada no Santuário
No dia 5 de setembro, o pe. Luciano presidiu a missa da entronização da Imagem de Santo Antônio às 7h00 com a presença de muitos membros do Apostolado da Oração.
A imagem foi doada pela sra. Zezé e pela sua família, ela que organiza terços e a reza do Ofício da Imaculada no Santuário atualmente.
O pe. Marcos Almeida apareceu no final da celebração para enaltecer o acontecimento. Depois da missa foi servido o café da manhã com bolo de Santo Antônio a todos os devotos.
Novena 2023 teve destaques nos temas convergentes a Salette
A novena teve temas de celebrações litúrgicas de grande destaque para a reflexão da mensagem de Nossa Senhora da Salette, tais como a exaltação à Santa Cruz e a memória de Nossa Senhora das Dores. A novena foi celebrada e dividida para cada grupo da paróquia. Os sacerdotes do Santuário participaram de todos os dias da novena e em todas as festividades.
No dia 5 de setembro, a festa teve como convidado o pe. Tiago Costa MS, coordenador da Casa de Formação dos Saletinos em São Paulo juntamente com os noviços Arilan, Bruno e Jean. A animação musical ficou por conta do Renova-me.
Já no dia 6 de setembro, o pe. Alan juntamente com os grupos da Legião de Maria, Apostolado da Oração, Grupos de Oração realizaram a benção das medalhas e livros religiosos.
No dia 7 de setembro, para comemorar o Dia da Pastoral do Idoso, a FAMAPA, a Catequese de Adultos e Batismo realizaram a benção da água. A música ficou por conta do grupo Cântico Novo. Neste dia o presidente da celebração foi o pe. Carlos, vigário paroquial do Santuário.
Na semana seguinte, as festividades começaram no dia 11 de setembro com o pe. Marlon Múcio. Portador de uma doença rara e degenerativa, ele emocionou a todos com suas palavras de otimismo e fé. E no final da missa, autografou seu livro “O que fazer com os limões que a vida te dá”. A obra é revertido em prol da construção de um hospital, em Taubaté que atenderá gratuitamente aos doentes com doenças raras.
Na mesma data, aconteceu a benção das carteira de trabalho com a participação dos Ministros da Eucaristia e o grupo de música Comuirmãos.
Em 12 de setembro, foi o dia do pe. Damião e dos grupos do Centro Social, Vicentinos, Dízimo e Capela Santa Cruz, com a animação musical do Acorde Saletino.
No dia 13 de setembro, sétimo dia da novena foi realizada a benção das chaves com os grupos da Catequese Familiar e o Ministério de Música Nova Semente com o pe. Fábio de Lima
No dia 14 de setembro, penúltimo dia da Novena de Nossa Senhora da Salette, aconteceu a celebração da exaltação a Santa Cruz e o ecônomo dos Missionários Salvistas com o pe. Gabriel. O dia teve a coordenação dos Leiguinhos, Pastoral da Criança com a animação musical do Cântico Novo.
Na homilia o padre Gabriel falou da importância de unir nosso sofrimento e nossa cruz, à Cruz de Jesus, dando um novo significado a nossa dor e nos dando esperança. Nossa Senhora foi quem melhor soube unir sua cruz a de Jesus e colocar sua esperança em Deus, ficando de pé junto a cruz de seu Filho. Ele contou que é baiano da região do Santuário de Soledade e por isto tem especial devoção a N. S. das Dores.
Na recepção do Andor da Padroeira, os Leiguinhos se juntaram a imagem em que Nossa Senhora aparece chorando, vestidos de anjos, eles tinham nas mãos as flores que foram abençoadas naquela data. O pe. Marcos lembrou que as flores tinham especial significado na aparição, onde nas vestes de Maria, as correntes representam os pecados e as flores representam as graças.
No dia 15 de setembro, último dia novena de 2023, a missa seguiu o calendário da Igreja, foi em memória de N. S. das Dores e teve a presidência do reitor Pe. Marcos Almeida, MS e foi concelebrada por nossos vigários paróquias. As pastorais responsáveis pelo dia foram os Leigos Saletinos e as Mães que oram pelos filhos, e o canto ficou por conta do Canaã. O Evangelho escolhido foi o que Jesus ao ver sua Mãe em pé junto a cruz, junto com João, e diz para João: - Eis aí tua mãe! E para sua mãe: - Eis aí o teu filho! Proclamado pelo pe. Luciano.
Na sua homilia o pe. Marcos disse que a aparição de N. S. Salette veio confirmar o que a Igreja já celebrava há muito tempo na devoção a N. S. das Dores.
Ao final da missa houve a encenação da Aparição de Nossa Senhora e entrada do Andor, seguida da oração no altar com todos os coordenadores ou representantes de cada pastoral que participou da novena e a benção das imagens religiosas.
Procissão da Padroeira tem oração do terço dos Milagres de N. S. Salette
No dia 17/9 às 16h00 teve início a procissão penitencial de Nossa Senhora da Salette que saiu do Santuário, andou pelas ruas do Jardim São Paulo com o pe. Carlos Guimarães MS e Luciano Batista MS no comando da procissão que foi de carro de som pelas ruas meditando e rezando o terço dos milagres de N. S. Salette, onde são lembrados alguns milagres que ocorreram em decorrentes Aparição e retornou ao final para a missa vespertina.
Foram feitas duas paradas principais, uma na casa da D. Tonica e outra no prédio do Vicente e da Rita, ambos na Rua Outeiro da Cruz e outros dois não programados, uma senhora que estava doente e um morador da rua da feira que tinha nas mãos uma imagem bastante antiga que foi dada a sua mãe pelo pe. Santo.
Os fiéis acompanharam a procissão, os cantos do Ministério de Música Canaã e as orações e ao chegar no Santuário ainda foram entoados alguns cânticos. A missa das 18h00 teve uma procissão de entrada com quase todos os barraqueiros que participavam da festa.
Pe. Marcos que presidiu a missa, na sua homilia lembrou que muitas vezes ficamos muito preocupados em obedecer a liturgia e suas regras e esquecemos do principal, que é perdoar as faltas dos nossos irmãos, para não perdermos a saúde, como está escrito na primeira leitura da missa de hoje.
Comemorando datas muito importantes
Nos dias 9 e 10 se setembro, foi celebrado o aniversário da fundação da Legião de Maria e o aniversário da dedicação do Santuário, o aniversário de 131 anos da fundação da Capela Santa Cruz e o Dia Internacional do Leigo Saletino.
Fundação da Legião de Maria
No dia 9 de setembro, houve missa festiva pelo aniversário de 102 anos da Legião de Maria presidida pelo bispo da região episcopal Santana dom Jorge Pierozan e que reuniu todas as esferas do Grupo da Região Norte no Santuário.
A Legião de Maria foi fundada por Frank Duff, irlandês, nascido em 1889, em 1916 publicou seu primeiro livreto: Podemos ser Santos?; onde expressou sua convicção de que todos poderiam ser Santos através da fé católica. Em 1965 participou no Concílio Vaticano II como observador leigo a pedido do Papa Paulo VI.
Aniversário da Dedicação do Santuário
No dia 10 de setembro, foi o primeiro aniversário da elevação da Igreja à dignidade de Santuário. A ocasião foi comemorada com missas solenes.
Na mesma data, o reitor pe. Marcos Almeida MS fez uma homilia belíssima explicando a história do Santuário, como surgiu até a construção de um Santuário.
Na sua homilia que falava sobre a correção fraterna, explicou que os discípulos de Jesus tem o dever de falar com alguém pecar contra o discípulo (eu e você), falar com a pessoa no intuito “ganhar ela para Deus”, se ela não escutar, levar algumas testemunhas e se ainda não der certo, levar a questão até a igreja, e, se mesmo assim, não tiver jeito, deverá ser tratado como um publicano, um pagão, que na verdade é o nosso objetivo como evangelizadores: convertê-lo. Ele fez uma explicação bem inspirada da leitura primeiro que ele deixa claro, que, quem como discípulo de Jesus tem alguma diferença com alguém, alguma coisa que é um pecado, não uma coisa de opinião. Tem que ser um fato, alguém pecando contra você, está falando mal de você, está fazendo uma coisa ruim, e você que está sendo ofendido tem obrigação de ir lá e falar com ela e explicar para ela e tentar ganhar ela, não tentar fazer uma agressão com ela, explicar para ela, ir lá com mais dois e levara questão para igreja não é contar para todo mundo, é contar para alguém da igreja, para o padre, alguém que possa fazer alguma coisa
E se mesmo assim nada disso deu um jeito, o tratar ele como pagão é simplesmente colocá-lo como objeto do nosso maior objetivo, que é converter as pessoas. Então mesmo que ele continue pecando, a nossa obrigação agora é rezar por ele, é tentar converter, pregar para ele. Colocar ele dentro do nosso objetivo de pastoral, do nosso objetivo de cristão da nossa missão.
131 Anos da Capela Santa Cruz
A Capela Santa Cruz localizada na Rua Voluntários da Pátria, a cerca de 600 metros do Santuário Nossa Senhora da Salette, celebrou 131 anos no domingo, 10 de setembro com missa presidida pelo pe. Luciano Batista, MS, Vigário do Santuário. Ele lembrou que a exaltação a Santa Cruz não é uma comemoração ao sofrimento, mas a nossa salvação, ao amor que Deus tem por nós e que não conhece limites. A missa foi uma antecipação da festa da exaltação da Santa Cruz
No dia 14 de setembro, seguida da Festa de Nossa Senhora das Dores. A Primeira leitura foi Nm21, 4B-9, Salmo 78-77, Segunda Leitura FL 2, 6-11 e O Evangelho de Jo 3, 13-17.
A Capela Santa Cruz serviu de Igreja Matriz provisória da Paróquia de Santana em 1904 e em 1940 serviu de sede provisória da Paróquia de N. S. Salette na sua fundação em 1940 antes da compra do terreno do atual Santuário na Rua Dr. Zuquim.
Dia da Padroeira
No dia 19 de setembro, foi comemorado o aniversário de 177 anos da Aparição de Nossa Senhora em La Salette com de missa às 7h00 transmitida pela TV Canção Nova.
O evento teve a participação de diversos padres saletinos e vários convidados, com a presidência do Reitor padre Marcos, as 9h30 com o Bispo d. Jorge Pierozan, as 12h00 com o pe. Luciano Batista MS, as 15h00 com pe. Antônio Maria e finalizando o dia com missa às 20h00 com a Presidência do Pe. Carlos Guimarães, quando foi dado a leitura do Evangelho e da homilia ao Pe. Joãozinho, que atualmente atua em Moçambique, na Diocese de Pemba.
A Virgem Maria apareceu uma única vez em La Salette nos Alpes Franceses a 19 de setembro de 1846, quando apareceu chorando aos pastores Maximino e Melânia com um crucifixo no qual Jesus parecia vivo e envolvia toda a aparição num globo de luz, iniciando sua mensagem dizendo: Venham meus Filhos, em sua mensagem pedia conversão, oração, e assiduidade e respeito as missas e ao jejum da quaresma.
O Santuário Nossa Senhora da Salette fica na Rua Dr. Zuquim, 1746 - Alto de Santana – São Paulo – SP
(11) 2281-9499. Acesse nossas redes sociais no Instagram @santuariosalettesp e no FACEBOOK SantuarioSaletteSPOficial ou no site www.nsrasalette.org.br