Parada Inglesa é um bairro da Zona Norte da cidade de São Paulo. Pertence à Subprefeitura de Santana/Tucuruvi e possui uma estação de metrô, a Parada Inglesa, que fica na Linha 1-Azul. O nome “Parada Inglesa” teve origem graças a um morador inglês, que no século 19 era dono de uma fazenda na região. Nessa fazenda havia um ponto de parada de trem. A parada era onde hoje é a Rua do Tramway, a 300 metros da atual estação Parada Inglesa do metrô.
Características
Parada Inglesa é, de forma geral, residencial. Construtoras têm feito prédios voltados à classe média-alta. De comércio, destacam-se supermercados, farmácias, padarias e muitos restaurantes e bares, principalmente aqueles localizados na Avenida Luiz Dumont Villares (chamada também de “Avenida Nova”), uma das mais conhecidas vias da Zona Norte.
A proximidade dos bairros de Santana, Jardim São Paulo, Jardim França e Tucuruvi conhecidos pela presença de importantes áreas verdes da Capital, faz da Parada Inglesa um dos lugares mais completos e bem localizados da região norte da Capital paulista. Edifícios de alto padrão têm dado uma característica ímpar ao local, que também oferece diversas opções de lazer como o Sesc Santana e ruas calmas e bem arborizadas. Também está perto de uma das maiores bibliotecas públicas da capital, a Biblioteca de São Paulo, construída no antigo prédio do Carandiru. Uma ótima opção de lazer para a família.
E como a mobilidade faz parte da história da Parada Inglesa, o bairro tem estação de metrô e várias linhas de ônibus que garantem facilidade para quem não quer tirar o carro da garagem todos os dias. A região é cortada pela famosa Avenida Luiz Dumont Villares, que permite deslocamento rápido para o centro da cidade. Também está próxima à Avenida Nova Cantareira, uma das principais vias da Zona Norte.
Para quem gosta de estar próximo a grandes centros comerciais a Parada Inglesa não poderia ser melhor. Em poucos minutos é possível chegar a um dos maiores shoppings da cidade, o Center Norte, com mais de 300 mil metros quadrados divididos entre lojas, cinemas, restaurantes e estacionamento. Já o Lar Center, especializado em decoração, é outro importante centro comercial pertencente ao complexo. A região também recebeu o novo Shopping Metrô Tucuruvi que aqueceu ainda mais a economia do distrito.
Morar na Parada Inglesa é unir o conforto da cidade ao clima tranquilo de uma área que privilegia o verde. Dos trilhos da antiga estação de trem ao moderno bairro de hoje, a Parada Inglesa mostra que soube crescer e fazer da qualidade de vida o orgulho de seus moradores.
Estação Parada Inglesa do trem
A estação de Parada Inglesa do Tramway ficava não muito longe da atual estação com o mesmo nome, do metrô. Deu o nome ao bairro em volta, e à estação atual do metrô. O nome vem do proprietário do lugar, o inglês William Harding, proprietário da gleba por onde passava a linha do tramway da Cantareira com destino ao Guapira. Para descarga de material foi construído ali um ponto de parada do tramway. Mais tarde foi construída a estação Parada Inglesa, inaugurada em 1927, com uma curiosidade, não tinha bilheteria, o bilhete era comprado a bordo do trem.
Paróquia
A Paróquia da Parada Inglesa foi criada pelo decreto de d. José Gaspar de Afonseca e Silva no dia 25 de janeiro de 1940 com território desmembrado das paróquias de Santana e Tucuruvi sob o titulo de “Nossa Senhora da Consolada”, constituída de duas capelas existentes no território: a Capela São José e a Capela Santa Luzia. Embora tenha sido criada com a invocação de Nossa Senhora da Consolada, ou da Consolação como consta no Livro de Tombo da paróquia, desde o inicio, por uma promessa de d. José Gaspar de Afonseca e Silva à colônia da cidade de Bemposta de Portugal, a devoção da padroeira sempre foi a Nossa Senhora dos Prazeres.
Rotary
Em março de 2005 nascia oficialmente o RCSP - Parada Inglesa - Centenário. Sua primeira diretoria era liderada pelo presidente fundador Manoel Amoeiro Vispo, por todos conhecido carinhosamente como Manolo. De lá para cá, os rotarianos proporcionaram inúmeras ações sociais para a comunidade da região, bem como incentivaram muitas melhorias para o bairro.
Comentários: