SEMANÁRIO ZONA NORTE - JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO NA ZONA NORTE

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
Pandemia pode provocar crises de ansiedade e confundir sintomas nas vítimas

Saúde

Pandemia pode provocar crises de ansiedade e confundir sintomas nas vítimas

Com o isolamento social, algumas pessoas podem desencadear sintomas que se confundem com os da covid-19 e do infarto

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A quarentena adotada para conter a propagação do coronavírus mantém milhões de brasileiros isolados dentro de suas casas, muitos deles, sozinhos, sem acesso a áreas abertas, por tempo indeterminado. A pandemia “chacoalhou” a vida de todos, pois junto com ela vieram novas rotinas, carregadas de incertezas sobre o futuro, insegurança financeira, angústias, entre tantos outros sentimentos. Esses e outros fatores podem desencadear doenças e transtornos como a depressão e a ansiedade. Um alerta importante, é que muitas pessoas podem confundir a falta de ar provocada pela ansiedade com um dos principais sintomas causado pela covid-19. Para saber diferenciar os sintomas e como lidar com uma crise emocional, a psiquiatra do São Cristóvão Saúde, dra. Daniela Gava e a psicóloga do CAIS - Centro de Atenção Integral à Saúde, Aline Melo, explicam o que é a crise de ansiedade, os sintomas e como lidar com o distúrbio.

Antes de tudo, precisamos entender o que é a ansiedade. “A ansiedade é um sistema de respostas, físicas e emocionais, ativado quando algum evento ou situação podem ser percebidos, muitas vezes de maneira antecipatória, como algo que pode ameaçar o indivíduo de alguma maneira. A crise de ansiedade se configura, quando de maneira desorganizada o indivíduo começa a perceber a realidade sendo absorvida por uma angústia associada a uma ameaça à sua integridade, gerando um descontrole emocional, com muitos sintomas físicos e psicológicos envolvidos.”, disse a psicóloga, Aline Melo.

A crise de ansiedade tem sintomas físicos notáveis que faz com que a pessoa perceba que algo diferente está acontecendo. Alguns dos sintomas são: taquicardia, respiração ofegante, sudorese excessiva, tremores, alterações intestinais, insônia, formigamento, falta de ar, alterações alimentares, dores de estômago e outros. “A ansiedade como emoção humana é autolimitada e nos ajuda a criar saídas, soluções para o que está por vir. Ela passa a ser um transtorno mental quando é persistente, de difícil controle, desproporcional às situações que estão mobilizando o sofrimento, invariavelmente acometendo o padrão funcional dessas pessoas. O transtorno de ansiedade pode se manifestar de diversas formas clínicas, como transtorno do Pânico, TOC - Transtorno obsessivo-compulsivo, Fobias, Transtorno de Ansiedade Generalizado e Transtorno de Estresse pós-traumático, e exigem tratamentos específicos.”, afirmou a psiquiatra, dra. Daniela Gava.

Durante uma crise de ansiedade, os pensamentos da pessoa ficam muito confusos e desordenados, por isso, a dica é tentar manter a atenção no que realmente está ocorrendo e não nos pensamentos ruins. Isso pode ajudar a pessoa a se conectar com a realidade e tirar o foco da ansiedade. É importante tentar trabalhar a respiração de maneira pausada e profunda, para acalmar tanto os sintomas físicos como emocionais, ajudando na recuperação de controle e relaxamento. Se aproximar de alguém de confiança também ajuda a sentir-se mais seguro nesse momento.

Quem nunca teve uma crise de ansiedade pode não entender o que o outro está passando, não saber como ajudar ou até mesmo atrapalhar. A doutora Daniela diz que basta agir de forma empática, se mostrar preocupado, ouvir o que a pessoa tem a dizer e sugerir atividades que desviem o foco da crise. A psicóloga Aline reforça ainda a importância da respiração nesse momento. “Tente focar a atenção da pessoa em outros pontos em vez de querer compreender o motivo ou o que a pessoa está sentindo, como em um exercício de respiração mais pausada e profunda ou outras possibilidades de relaxamento, sempre visando acalmar, de maneira gradativa a pessoa.” disse.

A crise de ansiedade pode ser confundida também com infarto por terem sintomas parecidos inicialmente, como dor no peito, falta de ar e formigamento. “Fatores de risco podem auxiliar na distinção, como a idade, histórico familiar, hipertensão, diabetes. Mas o melhor é procurar um serviço médico para auxiliar nessa diferenciação e entender o que está acontecendo.”, explicou a psiquiatra.

Caso a pessoa não esteja conseguindo dormir a dias ou esteja com uma gastrite, por exemplo, que não melhora nem com medicamentos para o estômago por conta da ansiedade, é necessário procurar um serviço especializado para entender o grau dos sintomas e indicarem o melhor tratamento. “A medicação é um fator extremamente importante para o controle da ansiedade quando a pessoa não consegue mais controlar sozinha, porém, existem outras formas que pareadas a medicação, podem potencializar seu efeito e contribuir de uma maneira efetiva na melhoria dos pacientes. A psicoterapia é uma delas: aprender sobre si, seus gatilhos associados a ansiedade, desenvolver reflexões para melhoria de comportamentos e crenças colaboram para uma evolução positiva. Técnicas de relaxamentos, meditação e exercícios físicos também podem ajudar nesse processo de recuperação, porém, sempre é importante em paralelo a tudo isso o acompanhamento médico no que diz respeito adaptação desse paciente em relação a medicação, dosagem e tratamento.”, afirmou a psicóloga, Aline Melo.

Para evitar possíveis crises, principalmente durante o isolamento social, deve-se manter informado sobre a pandemia no mundo, mas evitar excesso de informações, seja por meio da televisão, rádio, redes sociais ou grupos de WhatsApp e manter as mentes ocupadas e direcionadas a outro foco que não seja a pandemia. Outra dica é manter uma rotina, realizando atividades físicas em casa. Quem trabalha no modelo home office, deve seguir com a sua produção no trabalho, dentro do horário do expediente. E mesmo de longe, é possível manter os laços afetivos, seja com amigos ou familiares, dedique alguns minutos da semana para ligar para os entes queridos, ou fazer videoconferências. Além disso, a Dra. Daniela reforça que não se pode descuidar da alimentação e respeitar o horário do sono.

E o principal, faça atividades prazerosas, como pintar, costurar, cozinhar, entre outras. “Tudo que lhe gera prazer te confere uma sensação de bem-estar, melhorando seu quadro emocional, por isso, encontre momentos em seu dia para realizar atividades que te tragam alegria. Nosso corpo precisa de momentos de relaxamento para aliviar o estresse e os momentos de tensão. A meditação, os exercícios físicos e o relaxamento são ótimos para trabalhar o controle da ansiedade.”, finaliza Aline Melo.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, sete Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão. Referência em saúde, na Zona Leste de São Paulo, a Instituição completou 108 anos em dezembro de 2019. Através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/Presidente, Engº Valdir Pereira Ventura, tem sido promovida uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investido em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentou a capacidade de internação passando de 171 para 275 leitos, além das sete Unidades dos Centros Ambulatoriais, Centro Laboratorial Américo Ventura (CLAV) e do Centro de Atenção Integral à Saúde que realizam diariamente milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 126 mil vidas do Plano de Saúde.

 

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!