A evolução do homem, enquanto uma ordem cósmica, é individual e se dedica a quem se submete a esse objetivo. Num processo de reflexão, quando é possível perceber que em essência somos absolutamente idênticos, reconhecemos a imensa dificuldade que temos de descer às profundezas do nosso eu e, sobretudo, de retornarmos transmudados quando enxergamos que todos carregamos em nós a centelha divina.
A escuridão em que nos encontrávamos nos instrui para utilização adequada da luz que nos invade quando constatamos que, apesar da nossa postura por vezes egoísta, sempre estivemos assistidos por mãos amigas. Diante da constatação de afeto, zelo e tolerância que inferimos, onde havia amargor percebemos a doçura e o nosso compromisso com a mudança de comportamento ganha realce.
O homem total está dentro de cada qual. Mas, é preciso querer encontrá-lo. Esse é um desafio fundamental à filosofia, que resulta na antropologia filosófica a partir da concepção do conceito no sentido de que o ser humano é uma unidade na diversidade da alma e do corpo. Quando há compreensão disso, damos novo sentido à nossa existência e, sobretudo, prosseguimos em busca de novos conhecimentos, na certeza de que, como disse Jesus: “Quando se vos disser o Reino de Deus permanece ali ou acolá não acrediteis, porque, em verdade, o Reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas, 17).
Emmanuel, na obra Vinha de Luz, por Chico Xavier, já disse que: “Nem nas obras sem fé que se reduzem a pedra e pó. Nem na fé sem obras que é estagnação da alma. Nem no movimento sem ideal de elevação que é cansaço vazio. Nem no ideal de elevação sem movimento que é ociosidade brilhante. Nem exigência a todo o instante. Nem desculpa sem fim. A edificação do Reino Divino é obra de aprimoramento, de ordem, esforço, aplicação aos desígnios do Mestre, com bases no trabalho metódico e na harmonia necessária.” (p.177, 3. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1971).
Por isso, dirige seu pensamento ao seu mundo interior, mundo do espírito que conduz ao conhecimento de si mesmo e, por consequência, do universo, buscando seu autoconhecimento e respostas ao questionamento “de quem sou?”, “de onde vim?” e “para onde irei?”. Essas respostas estão em vosso coração!
*Governador 2006/2007 do Distrito 4430 de Rotary International.
Comentários: